entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Rally Dakar define os campeões de 2020

Carlos Sainz, pai do piloto de F1, foi o grande vencedor nos carros e faturou o tricampeonato no Dakar com 57 anos

17/01/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O Rally Dakar definiu nesta sexta-feira (17) os campeões da edição de 2020, com destaque para o tricampeonato de Carlos Sainz, vencedor nos carros ao lado do navegador Lucas Cruz. O espanhol de 57 anos, pai do piloto Carlos Sainz Jr da F1, triunfou com o seu Mini após fechar os 5000 km cronometrados com o tempo de 42 horas, 59 minutos e 17 segundos.

Sainz conseguiu vitórias em quatro das 12 especiais nesta que foi a edição número 42 da história do Rally Dakar. A competição em 2020 aconteceu na Arábia Saudita, após 11 edições seguidas sendo disputas na América do Sul. Os outros dois títulos de Carlos foram em 2010 e 2018, com Volkswagen e Peugeot, respectivamente.

“Estou muito feliz. Há muito esforço por trás desta conquista. Muitos treinos, muitos testes, esforço físico e trabalho em equipe. Começamos a ganhar esse Dakar logo no primeiro dia e viemos com muito gás desde o início”, disse Carlos Sainz ao site oficial do Dakar.

Sainz é um dos pilotos com maior história no rally e inclusive foi bicampeão mundial do WRC (1990 e 1992). Outro espanhol bicampeão mundial que chamou os holofotes para si no Rally Dakar foi Fernando Alonso, sendo este com seus títulos na F1.

Alonso viveu dias bons e outros nem tanto na Arábia Saudita. Seu momento que chamou mais atenção foi na décima etapa, quando capotou o carro da Toyota em uma região com várias dunas. O espanhol escapou ileso, fez alguns ajustes no carro e logo seguiu na competição.

O resultado do estreante Alonso no Dakar foi bem positivo: 13º na classificação geral, chegando em segundo na oitava etapa da competição.

Vitória de Brabec nas motos

O primeiro lugar nas motos foi de Ricky Brabec, que venceu duas especiais durante a competição. O piloto da Honda levou 40 horas, 2 minutos e 36 segundos para cumprir todo o trajeto cronometrado em sua moto.

Com o título de Brabec, a Honda quebrou uma invencibilidade de 18 títulos seguidos da KTM nas motos.

“No final, as peças do quebra-cabeça acabaram se encaixando. Não teríamos conseguido sem todos os pilotos da equipe. Estou muito contente”, disse Brabec, em entrevista ao site oficial do Dakar.

“Este é o meu quinto Dakar, o segundo em que termino. Acordei esta manhã apenas satisfeito por poder pilotar no último dia. Não há uma estrela na equipe, todos trabalhamos em conjunto. Somos uma família e todos nós ganhámos”, disse o norte-americano.

Melhores destaques para você:
+ A estreia de Fernando Alonso no Rally Dakar
+ Retrospectiva 2019 Rally: Lucas Moraes é campeão do Sertões
+ Recorde histórico de Barrichello deve ser quebrado na F1

A notícia triste da edição 2020 foi da morte de Paulo Gonçalves, piloto português que se acidentou ainda na sétima etapa e não resistiu aos ferimentos após uma forte queda de sua moto.

Caminhões, UTVs e Quadriciclos

O russo Andrey Karginov, da equipe Kamaz, faturou o título do Dakar nos caminhões, enquanto nos UTVs o campeão foi Casey Currie, dos Estados Unidos. Os brasileiros Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin (navegador) fecharam a última especial do Dakar com vitória nos UTVs. Nos quadriciclos, o título do Dakar foi do chile Ignacio Casale.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.