entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Rally Dakar entra no Deserto do Atacama

Quarta etapa do Dakar 2015 teve mais de 300 km pelo Deserto do Atacama. Brasileiros fazem boa prova e ganham posições

08/01/2015 - Redação / Foto: Vinicius Branca / Mitsubishi Divulgação / Fonte: iCarros

Mais uma etapa muito cansativa no Rally Dakar 2015. Após um deslocamento de 594 km e a travessia da fronteira entre Argentina e Chile - com chegada em Copiapó - a mais de 4.800 m de altitude, os competidores enfrentaram um trecho cronometrado de 315 km pelo Deserto do Atacama, o maior e mais desafiador do mundo.

O príncipe do Catar, Nasser Al-Attiyah, venceu a quarta etapa ontem (7) nos carros e segue com a liderança da categoria, agora 8min15s de distância sobre o vice-líder Giniel de Villiers (RSA), que completou o dia em terceiro. O atual campeão, o espanhol Nani Roma ficou com o segundo melhor tempo da seção. 

Os brasileiros Guilherme Spinelli e Youssef Haddad fizeram uma ótima prova e ganharam quatro posições na classificação geral, ocupando agora a 27ª colocação. "Hoje foi uma especial atípica para o carro, por causa da altitude e o início das dunas. Isso requer vários cuidados e temos que ficar o tempo todo monitorando. O turbo compressor do motor fica tentando ‘puxar’ o ar, que está rarefeito por conta da altitude, e isso é sempre prejudicial", explica Haddad. 

Guiga também compartilha a sensação do navegador. "Hoje foi um dia muito longo, é sempre cansativo cruzar os Andes. A especial foi exigente, com muitas estradas, serras com pedras e areia. Fizemos as dunas sem precisar descer do carro e num ritmo bom, dentro do nosso objetivo", comemora Guiga. "O fato de termos cruzado dunas difíceis e grandes já é um bom resultado para nós. A nova configuração do carro ajudou muito. Foi a melhor especial de areia que fizemos juntos", disse o piloto.

Já o carro Nissan do navegador brasileiro Eduardo Sachs e do português Ricardo Leal ficou com o 34º tempo do dia. A posição deles na classificação geral é a 22ª. 

Quinta etapa

Hoje (8) está sendo disputada a quinta etapa, que continua no Chile com destino à cidade de Antofagasta. Serão 632 km, sendo 458 km de trechos cronometrados. Esta é a primeira especial desta edição igual para todas as categorias. 

Resultados (extraoficiais) - Classificação geral do Dakar após quatro etapas – Carros

1º Nasser Al-Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA)  12h30min44s
2º Giniel de Villiers (RSA) / Dirk Von Zitzewitz (ALE)  +8min15s
3º Yazeed Alrajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE)  +23min33s
4º Bernhard Ten Brinke (HOL) / Tom Colsoul (BEL)  +42min32s
5º Krzysztof Holowczyc (POL) / Xavier Panseri (FRA)  +43min30s
22º Ricardo Leal (POR) / Eduardo Sachs (BRA)  +2h27min16s
27º Guilherme Spinelli (BRA) / Youssef Haddad (BRA)  +3h08min07s
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.