entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Russo vence quinta etapa do Dakar

Russo Vladimir Vasilyev surpreende e vence quinta etapa do Rally Dakar. Ainda líder, príncipe do Catar fica em quarto

09/01/2015 - Redação / Foto: Gustavo Epifânio / Mitsubishi Divulgação / Fonte: iCarros

A quinta etapa do Rally Dakar 2015, disputada ontem (8), seguiu pelo Deserto do Atacama, com toda a prova em território chileno. Os competidores percorreram 697 km entre as cidades de Copiapó e Antofagasta. O trecho cronometrado foi longo, com 458 km em estradas de mineração e com muita areia e dunas, onde predomina o fesh-fesh, uma areia muito fina que se assemelha ao talco.

A dupla brasileira composta por Guilherme Spinelli e Youssef Haddad fez uma prova de recuperação após os problemas na terceira etapa. Largando em 21º, terminaram o dia na 18ª posição. "Foi uma especial longa, dura e com muita pedra. Tivemos que fazer mais da metade da prova mais lento por causa de outro competidor que não nos deixou passar", comenta Guiga. "Daqui pra frente só teremos especial de deserto e estou satisfeito, pois estamos cada vez melhores nesse tipo de piso. Ainda temos muito a aprender, mas estamos confiantes. A cada especial conseguimos andar melhor", festeja o piloto. Na classificação geral, eles passaram da 27ª colocação para a 24ª após a prova de ontem.

O navegador brasileiro Eduardo Sachs, que corre com um Nissan ao lado do piloto português Ricardo Leal, completou em 25º. Eles estão em 20º no geral.

Novo vencedor

A quinta etapa dos carros do Dakar teve um novo vencedor, o russo Vladimir Vasilyev, que com seu Mini desbancou os favoritos e venceu sua primeira etapa na competição, com o tempo de 4h19min18s. Ele é o sétimo colocado na classificação geral.

O 2º colocado foi o árabe Yazeed Alrajhi, que terminou a prova apenas 20 segundos atrás do líder. Com o bom resultado de ontem, ele continua pressionando o príncipe catari Nasser Al-Alttiyah, primeiro colocado no geral, mas que terminou na quarta posição ontem.

O terceiro lugar também reservou outra surpresa, com o norte-americano Robby Gordon e seu Hummer. Até então, ele era o 39º colocado no geral. 

Sexta etapa

Hoje (9), o Dakar sobe a costa do Pacífico em direção a Iquique, no Chile. Os carros terão um percurso de 647 km, sendo 277 km de trechos cronometrados, em um trecho repleto de areia e dunas, beirando o mar até a cidade. A chegada não será pela tradicional descida da duna, como aconteceu nos outros anos, e sim, pelo centro da cidade.

Para marcar a metade da prova, uma grande festa está marcada para o fim do dia, onde a população irá receber todos os competidores. "A sexta etapa é mais curta, com uma característica bem parecida, com fora de estrada, estradas de mineração. Será assim daqui pra frente, com a chegada nas dunas de Iquique, que são sempre muito difíceis", prevê Youssef Haddad.

Resultados (extraoficiais) - Classificação geral do Dakar após cinco etapas – Carros

1º Nasser Al-Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA)  16h53min26s
2º Giniel de Villiers (RSA) / Dirk Von Zitzewitz (ALE)  +10min35s
3º Yazeed Alrajhi (SAU) / Timo Gottschalk (ALE)  +20min29s
4º Krzysztof Holowczyc (POL) / Xavier Panseri (FRA)  +48min55s
5º Eric Van Loon (HOL)/ Wouter Rosegaar (HOL)  +53min25s
20º Ricardo Leal (POR) / Eduardo Sachs (BRA)  +3h04min56s
24º Guilherme Spinelli (BRA) / Youssef Haddad (BRA)  +3h32min47s 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.