Três pilotos disputam título da Indy na final em Laguna Seca

Josef Newgarden, Alexander Rossi e Simon Pagenaud são os três pilotos com chances reais de título na etapa final

20/09/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A 17ª e última etapa da Indy em 2019 definirá o campeão da temporada no próximo domingo (22). Os postulantes ao título são Josef Newgarden, Alexander Rossi e Simon Pagenaud.

O circuito para a definição do campeão não poderia ser mais especial: Laguna Seca, pista que não recebe uma prova da categoria desde 2004 e que ficou célebre por corridas históricas, como a do duelo de Alex Zanardi com Bryan Herta - hoje é o filho de Herta que compete na Indy.

Veja o que cada um dos candidatos ao título precisa fazer para se sagrar campeão da Indy em 2019.

Josef Newgarden (593 pontos)

Líder do campeonato e favorito nessa disputa, Newgarden mostrou mais consistência ao longo do ano e, além de ser o maior vencedor da temporada com quatro triunfos, também levou seu carro da Penske sete vezes ao pódio e 12 vezes ao top-5.

O norte-americano acumula 593 pontos, tem três poles no ano e já conquistou o título da Indy em 2017, justamente na sua temporada de estreia pela Penske.

Alexander Rossi (552 pontos)

Segundo colocado no campeonato, Rossi também mostrou regularidade em 2019. O piloto da Andretti Autosport venceu duas provas no ano, além de largar na pole em duas oportunidades e conquistar 11 top-5. Vencedor da 100ª edição das 500 Milhas de Indianápolis, em 2016, o piloto terminou 13 vezes entre os dez melhores nas 16 corridas que disputou na atual temporada.

Rossi é o único dos três pilotos que nunca foi campeão da categoria, mas tem mostrado há um bom tempo que é merecedor de um título na Indy, principalmente pela volta por cima que deu na carreira após ter feito apenas cinco corridas na F1 pela Marussia em 2015.

Simon Pagenaud (551 pontos)

Pagenaud passou por uma temporada atípica e bem diferente dos seus dois adversários nessa disputa. O piloto francês, que é fã de Ayrton Senna, venceu três corridas no ano, sendo a 500 Milhas de Indianápolis sua conquista mais importante em 2019. Em contraponto, o piloto da Penske terminou apenas cinco provas no top-5.

Pagenaud foi campeão da Indy em 2016 com a própria Penske e chega na disputa pelo bi quase como um azarão, já que não tem mostrado a consistência de Newgarden, seu companheiro de equipe. O francês também venceu neste ano o GP de Indianápolis (misto) e em Road América.

Nada a perder

Além dos postulantes ao título, outros quatro pilotos venceram na temporada, mas nenhum deles têm mais chance de erguer o troféu neste final de semana. Takuma Sato, Scott Dixon e Will Power triunfaram duas vezes cada no ano, enquanto o estreante Colton Herta ganhou uma vez.

Desses quatro, quem vive grande fase neste final de temporada é o australiano Will Power. O piloto da Penske venceu duas das últimas três corridas (Pocono e Portland). Esses quatro pilotos e vários outros têm tudo para arriscarem mais neste final de semana, já que não estão na disputa pelo título.

Brasileiros no final da temporada

Companheiros de equipe na AJ Foyt, os brasileiros Tony Kanaan e Matheus Leist vivem bom momento com a Foyt na reta final, que é decisiva para as pretensões dos dois pilotos para a temporada 2020. 

Tony subiu no pódio na antepenúltima prova da temporada, em Gateway, e o jovem gaúcho foi destaque em Portland após escalar 13 posições e terminar na oitava colocação. Leist, inclusive, teve sua melhor corrida do ano no circuito misto de Indianápolis, quando deu um show na chuva e cruzou a linha de chegada na quarta posição.

Sobre o circuito

O traçado de Laguna Seca possui 3,6 km de extensão e tem uma característica que costuma agradar bastante os pilotos: a variação na elevação do traçado. São aproximadamente 91 metros de variação entre subidas e descidas.

O autódromo não recebe uma prova da Indy desde 2004 e tem esse nome por causa da sua construção em volta de um lago, que secou completamente com o tempo. Desde então, um lago artificial foi feito no local.

O classificatório da Indy em Laguna Seca será no sábado às 17h35 e a corrida está programada para ter início no domingo às 16h, com transmissão ao vivo da Band, BandSports e do DAZN.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro