07/07/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: LAT Images/Getty Images / Fonte: iCarros
O finlandês dominou a corrida inteira, mas seguido de perto por Lewis Hamilton na maior da parte da corrida. Aliás, foi na disputa pelo segundo lugar que aconteceu a grande polêmica da corrida. Após a entrada de um safety car, grande parte dos pilotos colocaram pneus novos, enquanto as Mercedes permaneceram na pista. Na relargada, Alexander Albon tentou uma manobra por fora sobre Hamilton, mas o britânico tocou na lateral do carro da Red Bull, que foi jogado para a brita.
Hamilton ainda conseguiu manter a segunda posição na pista, mas recebeu uma punição de 5 segundos de acréscimo em seu tempo, caindo assim para a quarta colocação na prova. Quem se beneficiou do toque foi justamente Leclerc, que parecia fazer uma corrida discreta após largada da sétima posição, mas que aos poucos mostrou ter feito uma prova cirúrgica na estratégia.
Mercedes rosa quase vai ao pódio
Quem também esteve muito perto do pódio foi a Racing Point com Sérgio Perez. Após o mexicano ter chamado atenção nos treinos com o quinto lugar no classificatório, o piloto seguiu com um desempenho constante na corrida. Chegou a ser o terceiro na parte final da etapa, mas foi justamente ultrapassado pelos Mclaren de Norris e Carlos Sainz no final, fechando a corrida em sexto lugar, logo atrás do espanhol.
Lance Stroll, que conseguiu o nono lugar no classificatório com a Racing Point, não teve o mesmo ritmo do companheiro Perez durante a prova na Áustria. O canadense foi obrigado a abandonar a prova e a equipe que utiliza motores Mercedes ainda está analisando o problema durante a corrida.
O fato é que a Racing Point se mostrou como uma realidade para disputar posições no pelotão da frente da F1 com McLaren, Ferrari e até Red Bull.
Leia também:
+ Os recordes que podem ser quebrados na Fórmula 1 em 2020
+ Como será a nova F1 em 2020: 5 medidas pós-coronavírus
+ F1 está de volta: confira o novo calendário 2020
Abandonos marcam retorno da F1
Após mais de quatro meses da realização da pré-temporada, os carros da F1 mostraram um pouco de dificuldade para lidar com o calor e com as freadas fortes do circuito austríaco. Boa parte da corrida foi realizada sob uma temperatura acima de 30ºC, sendo mais de 50ºC no asfalto.
Somente 11 dos 20 carros terminaram a corrida, o que lembrou até as provas das décadas anteriores, quando era comum ver vários abandonos por problemas mecânicos e elétricos nos carros.
Com os abandonos, alguns pilotos se deram bem para completar a zona de pontuação. Pierre Gasly foi o sétimo (Alpha Tauri), Esteban Ocon (Renault) fechou em oitavo, Antonio Giovinazzi foi o nono e Sebastian Vettel completou o top-10 de maneira melancólica.
Sinal de alerta na Ferrari
Leclerc conseguiu um resultado bem acima do esperado pela Ferrari com o segundo lugar na Áustria após a equipe italiana não ter mostrado velocidade na pré-temporada em Barcelona e nem nos primeiros treinos em Spielberg.
Foi possível perceber uma queda de velocidade final dos carros da Ferrari na Áustria, reflexo das investigações da FIA nas unidades de potência da Ferrari no final de 2019. Vettel, que faz sua última temporada pela Ferrari, teve um desempenho discreto durante todo o final de semana e ainda protagonizou uma rodada em uma tentativa de ultrapassagem em cima de Sainz.
A F1 retornará nesta semana com mais um GP sendo realizado neste domingo na Áustria às 10h10 da manhã. Por mais que o circuito seja o mesmo, a expectativa é de que os resultados na pista sejam bem diferentes.
** Este texto é de responsabilidade de seu autor e não reflete, necessariamente, a opinião do iCarros
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro