27/04/2012 - Anelisa Lopes, Rafael Mandelli, Thiago Moreno / Fonte: iCarros
O Honda Civic completa 40 anos de mercado automotivo em 2012. O modelo, idealizado por Soichiro Honda, fundador da montadora que leva seu nome, na década de 70, já passou por nove gerações. Neste dossiê, montado pelo iCarros, você conhece um pouco mais sobre a história do sedã.
Introdução
Para quem é fã do segmento de sedãs, o Civic reúne características que fazem dele um dos modelos referência neste mercado. Na reformulação que sofreu em 2006, o estigma de carro de tiozão foi deixado um pouco de lado, graças ao desenho moderno que o carro recebeu. Na época, o New Civic foi o pontapé inicial para iniciar uma mudança na configuração do mercado brasileiro de sedãs.
A novidade chegou à liderança do segmento, mas a evolução dos concorrentes, assim como a chegada de modelos com melhor custo-benefício, fizeram as vendas minguarem. Somado a isso, o fim ciclo de vida da geração, que chegou a cinco anos, foi atrasado pela catástrofe natural ocorrida no Japão, em março do ano passado.
A linha 2012 começou a ser vendida no Brasil já em janeiro deste ano. O Civic foi atualizado esteticamente, mas, melhor que isso, ganhou equipamentos como teto solar elétrico, câmera de estacionamento e navegador GPS, itens que já faziam parte da lista dos concorrentes e não eram oferecidos aos compradores do sedã. O interior também foi trabalhado: há mais espaço na cabine, no porta-malas e no tanque de combustível para mais autonomia do modelo.
Além disso, uma nova tecnologia passou a ser aliada do motor de 1,8 litro flex do modelo: o sistema ECON. Com ele ativado, todo o gerenciamento do carro é controlado de forma a consumir menos combustóvel; o processo vai desde o ar-condicionado até a antecipação de troca de marcha. De acordo com a Honda, a economia chega a 2,2%.
Neste ano, o Civic, além de manter sua batalha sem fim com o Toyota Corolla, ganhou mais um concorrente de peso: o Chevrolet Cruze que, junto dos dois modelos, forma a tríade dos sedãs mais vendidos. Da lista, no entanto, o Civic é o mais caro.
- Conheça as nove gerações do Honda Civic
- Impressões do Civic LXS manual
- Vídeo de lançamento do modelo
- Lançamento da nona geração mundial do Civic no Brasil
- Comparativo entre o Civic 2012 e o Peugeot 408 Turbo
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro