entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Honda CG Titan ganha versão de comemorativa de 25 anos

Lançada em 1994, a versão Titan se tornou o ápice e sinônimo da motocicleta mais vendida do Brasil durante 2018

15/01/2019 - Thiago Moreno / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Da mesma forma que muitos usam o nome de uma marca para se referir a um produto, no fenômeno linguístico denominado metonímia, a versão Titan da Honda CG se tornou praticamente sinônimo da moto em que se baseia. Lançada em 1994, a motocicleta e sua versão mais cara ganharam uma edição comemorativa de 25 anos que terá apenas 8 mil unidades fabricadas, cada uma tabelada a R$ 10.800.

Leia mais:
Honda CG 160 foi a moto mais vendida de 2018. Veja o ranking
Yamaha apresenta a nova Lander 250 e revela os preços

Veja o que mudou na Honda XRE 300 2019
Honda apresenta o Elite 125, novo scooter substituto do Lead

O nome hoje representa a versão mais completa e cheia de tecnologia da motocicleta mais vendida do Brasil em 2018: a Honda CG 160, que comercializou nada menos que 253.244 unidades ao longo do ano passado, conforme dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automores).

Vai trocar de carro? Veja aqui ofertas perto de você
Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro

Em janeiro a “Titanzinha” completa 25 anos de mercado nacional e a série comemorativa conta com nova pintura, grafismos inéditos, além de aplicação exclusiva de logotipo no tanque de combustível.

Tal caracterização da CG 160 Titan permitirá imediata identificação do modelo exclusivo, que preserva as consagradas características da CG. O motor é o mesmo: de 162,7 cm3, capaz de gerar 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv (gasolina) de potência máxima a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,54 kgfm (etanol) e 1,40 kgfm (gasolina) a 6.000 rpm. A transmissão é de cinco velocidades com embreagem multidisco em banho de óleo.

Na ciclística, o chassi preserva a consagrada arquitetura tipo Diamond, realizado em chapa de aço estampado (motor cumpre papel estrutural), garantia de resistência e longevidade do modelo, além das modernas suspensões e sistema de freios CBS – Combined Braking System – sinônimo de maneabilidade, estabilidade e segurança superior.

A história da Titan

Derivada da clássica CG 125 Today, o novo modelo herdou a confiabilidade e economia, acrescidos de maior robustez e, consequentemente, um novo nome, "Titan", que transmitisse com precisão a força desta aperfeiçoada CG.

Lançada em 1994, a chegada da CG 125 Titan coincidiu com um momento de grandes mudanças no Brasil, como a adoção do Plano Real, que abriu as portas para um período de estabilidade econômica inédito na história recente do país, além de conquistas esportivas, como o inédito título mundial da seleção brasileira feminina de basquete – o dream team de Paula, Hortência e Janeth – e o tetracampeonato da seleção brasileira de futebol na Copa dos EUA.

Nesse cenário a introdução da CG 125 Titan em setembro de 1994, e de suas sucessoras CG 150 Titan (2004) e CG 160 Titan (2015) deu início à história de sucesso do mais vendido modelo de CG de todos os tempos: desde então, pouco mais de 5,7 milhões de unidades foram vendidas no Brasil, com o recorde de vendas ocorrendo no ano de 2008, quando 462.890 Titan chegaram às mãos de seus donos.

Linha do tempo da Honda CG Titan

1994 - É lançada a CG 125 Titan, com novo design e 90 alterações técnicas. Entre elas, comandos elétricos com novo desenho, alças traseiras nas laterais, tanque de formas arredondadas, novos freios e conjunto de embreagem.

2000 - Apresentada como quinta geração da família CG 125, a principal novidade da Titan foi o exclusivo sistema anti-esvaziamento de pneus Tuff-up.

2002 - Lançamento de mais uma versão intermediária da CG 125 Titan, a KSE, com partida elétrica e freios a tambor.

2004 - CG 150 Titan: a CG ganha novo motor de 150 cm³ e passa a se chamar CG 150 Titan. Mais econômica, ágil e durável, tem design renovado para acompanhar as modernas tendências.

2009 - CG 150 Titan: a motocicleta mais vendida do Brasil amadurece e chega ao mercado totalmente renovada. Além de novo visual, incorpora sistema de injeção eletrônica (PGM-FI), tecnologia, que pela primeira vez equipa uma motocicleta da categoria Utility no Brasil. O modelo apresenta, com antecedência de três anos, níveis bem abaixo dos limites estabelecidos pela terceira fase do Promot, previsto para vigorar a partir de 2009.

Lançada a CG 150 Titan Mix, com novo e inédito conceito de mistura de combustíveis para motocicletas. É o primeiro modelo no mundo, produzido em série, que utiliza tanto o álcool quanto a gasolina como combustível, em sintonia com a estratégia mundial da Honda voltada para a preservação do meio ambiente.

Ainda em 2009, a Honda oferece ao mercado uma opção mais completa, a nova CG 150 Titan Mix EX, que agrega esportividade e mais sofisticação dentro da categoria Utility.

2014 - Em ação inédita no mercado dentro de seu segmento, a família Honda CG 2014 passa a ter três anos de garantia.

A Honda lança a primeira motocicleta de baixa cilindrada com sistema de freios CBS (Combined Brake System). Com objetivo de oferecer mais segurança aos motociclistas, modelo tornou-se o primeiro do mundo a oferecer tal tecnologia em sua faixa de cilindrada.

Honda lança série especial CG 150 Titan EX BR com cores da bandeira brasileira. Versão foi apresentada um mês antes do início da Copa do Mundo de Futebol, sediada no Brasil naquele ano.

2015 - Linha CG chega como modelo 2016 e com uma grande novidade: nova motorização de 160cm³, em substituição às versões com motor de 150cm³. Com um projeto totalmente novo, a nona geração também trouxe design renovado, mais esportivo e moderno.

2016 - Edição especial da CG 160 Titan em comemoração dos 40 anos de Honda no Brasil. Limitada a 7.000 unidades, a versão apresenta grafismos exclusivos na tonalidade branca como base, com detalhes em azul e vermelho nas laterais, além de rodas em dourado, uma inspiração nos modelos esportivos e no conceito Honda Racing.

2018 - A novidade foi a introdução da moderna suspensão dianteira SFF (Separated Function Fork), derivada das motociclestas usadas nas competições off-road – motocross, enduro e rally –, que fez as CG ficarem ainda mais resistentes e com melhor dirigibilidade

2019 - Série especial e exclusiva em comemoração aos 25 anos de mercado.
 

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.