07/05/2015 - Anelisa Lopes, de La Plata (ARG) / Fotos: Anelisa Lopes / Fonte: iCarros
De olho na ascensão do mercado de utilitários esportivos no Brasil, que deverá crescer cerca de 40% neste ano, a Michelin pasará a produzir um pneu de uso misto, que transita em asfalto, terra e pedra, em sua fábrica de Itatiaia (RJ) - a marca já atuava neste segmento no mercado brasileiro, mas apenas por meio de importação, com pneus trazidos dos EUA. Chamado de LTX Force, equipará desde SUVs compactos, sem pretensão offroad, até picapes com tração 4x4. De acordo com o gerente de marketing da Michelin Anoildo Mattos, as vendas de picapes e SUVs cresceram duas vezes mais que as de veículos de passeio. “Além disso, com a vida rural cada vez mais desenvolvida, cresce a importância da versatilidade de uso dos pneus”, diz.
De acordo com a Michelin, o LTX Force ainda tem 66% mais controle em aquaplanagem e, com isso, freia até dois metros antes de algum obstáculo que concorrentes, como Bridgestone, Pirelli e Goodyear. “O pneu de uso misto deve ter potencial para trabalhar em vários tipos de solo, como asfalto, terra, pedra ou lama, além de ter de carregar um veículo mais pesado”, explica Bruno Blanc, diretor de marketing para América do Sul. O produto, que disputará mercado com o Goodyear Wrangler e o líder deste segmento Pirelli ATR Scorpion, deverá custar, em média, R$ 800 (cotação para a cidade de São Paulo na medida 265/70 aro 16).
O LTX Force foi completamente desenvolvido no Brasil, que fabricará 21 medidas do modelo – outras cinco serão produzidas na Tailândia. Competições offroad, como o Dakar e o WRC serviram de inspiração para a criação do pneu. No segundo semestre deste ano, alguns veículos já sairão de fábrica com a unidade, como Volkswagen Amarok, Chevrolet S10 e Trailblazer, Ford EcoSport e um lançamento da Renault que não foi especificado.
Viagem a convite da Michelin
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro