entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Guia da calçada pode ser a vilã do seu pneu

Um hábito ruim que pode prejudicar muito o seu carro e diminuir a vida útil dos pneus

21/07/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Comum entre muitos brasileiros por conta de antigos sistemas de freio de estacionamento ineficientes, parar com o pneu apoiado no meio-fio é um hábito ruim e que pode prejudicar o pneu do seu carro.

Leia mais:
+ Flex: mitos e verdades

+ Preço da gasolina fecha com alta de 3,6% em junho
+ Como avaliar tipo de amassado feito no seu carro

O hábito de estacionar com os pneus encostados no meio fio pode ocasionar um rompimento na estrutura da malha interna de aço dos pneus, podendo até levar a fissura. A situação é ainda pior quando o carro fica estacionado com um dos pneus sobre a calçada.

Segundo o piloto de teste do Campo de Provas da Goodyear, Felipe Zacarias, as rupturas na malha interna por utilização incorreta podem ser percebidas de três maneiras. A primeira ocorre quando o motorista calibra o pneu pela manhã e no dia seguinte a pressão já baixou novamente, esvaziou.

Outra situação que mostra essa situação é pelas vibrações em rodovias, onde a velocidade média é de 80 km/h. Por fim, a pior situação é quando “a avaria é tão grande que pode provocar uma bolha na lateral do pneu que pode vir a se romper e estourar”, explica Zacarias.

Outro risco do hábito de esbarrar no meio-fio e ocasionar a retirada de uma lasca da lateral do pneu, algo impossível de reparar. Além disso, quando o pneu é prensado ou apoiado no meio-fio, o talão é pressionado e gera perda de pressão, deixando o ar escapar, além de contribuir para uma deformação lateral.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.