Fatos e curiosidades sobre o câmbio do seu carro

Barulho metálico ao tentar trocar de marcha? O que faz o “shift lock”? Para que serve a função “overdrive”?

19/08/2020 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

1. O que é aquele barulho metálico ao não conseguir engatar a marcha?
Esse barulho que acontece com certa frequência na transmissão manual se deve a uma falha de acoplamento entre os dentes da luva de engate com a engrenagem.

Ele também ocorre quando o veículo está andando para frente e o condutor acionar a ré, , já que a engrenagem utilizada para inverter o sentido não poderá ser acoplada - exceto em veículos com ré sincronizada, que permite acionar a marcha reversa com o veículo a baixas velocidades.

Leia mais:
+ Carro com câmbio automático: como dirigir?
+ Câmbio: manual, automatizado, automático ou CVT?

2. Tem problema forçar veículo automático a pegar no tranco?
Nunca faça isso, pois o sistema que lubrifica a caixa de transmissão não funciona com o carro desligado, o que provoca atrito entre as peças e, consequentemente, danifica o câmbio.

3. Câmbio manual garante maior aproveitamento do desempenho do carro?
Antigamente sim, mas com a evolução das transmissões automáticas, automatizadas e CVT, as transmissões que independem da ação do motorista já são mais rápidas e econômicas do que a equivalente manual em alguns veículos.

4. Por que as transmissões automáticas têm números?
Os números 1, 2 e 3 que aparecem em algumas transmissões automáticas permitem limitar o veículo àquela marcha, podendo ser utilizado como um freio-motor em descida, por exemplo.

5. Os seletores de marchas mudam o tempo necessário para a caixa de transmissão trocar de marcha?
Não, os seletores de marchas por borboletas atrás do volante ou por botões na alavanca dos câmbios automáticos e automatizados são apenas uma forma de enviar ao sistema os comandos desejados pelo condutor.

6. O que é “shift lock”?
O “shift lock” é uma pequena tampa, normalmente localizada ao lado da alavanca nos câmbios automáticos. Esse dispositivo permite destravar o câmbio em situações de emergência ou quando o veículo precisa estar em ponto morto. Como alguns sistemas só permitem tirar a chave do contato quando a alavanca está em “P” (Park), é preciso abrir a tampa e destravar o câmbio para mudar para a posição “N” (Neutro).

7. Para que serve a função “overdrive”?
A função atua como uma sobremarcha - normalmente a última - que serve para reduzir as rotações do motor em velocidades de cruzeiro, diminuindo o consumo de combustível tanto nas transmissões manuais, como nas automatizadas e automáticas, exceto no câmbio CVT.

8. O que é caixa de redução?
Caixa de redução é uma caixa de engrenagens acoplada ao câmbio que permite multiplicar a força enviada às rodas. Esse item é normalmente encontrado em veículo 4x4 ou fora de estrada.

9. O que faz a função “creeping”?
Alguns câmbios automatizados já possuem a função “creeping”, que faz o veículo avançar lentamente sem que o acelerador seja pressionado - como um automático convencional. Este sistema não desgasta a embreagem, pois ele controla o torque e a rotação do motor para evitar desgastes prematuros e aumento do consumo de combustível. 

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