entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Renavam: o que é e como consultar

Descubra como consultar o Renavam e entenda os motivos de ele ser tão importante quanto a placa do seu veículo.

11/06/2019 - Thiago Moreno / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O que é?

O Renavam é uma sigla para “Registro Nacional de Veículos Automotores”. Trata-se de um número de 11 dígitos armazenado em um banco de dados. Ele registra toda a vida do veículo, desde sua fabricação, quando o fabricante ou importador registrou seus dados originais, passando pelo emplacamento, troca de propriedade, mudança de estado e mudanças de características. O documento acompanha o carro até sair de circulação.

Leia mais:
Tudo sobre multas: valores, pontos, infrações e como recorrer
Sete dúvidas frequentes sobre licenciamento
Transferência de veículos: documentos necessários e taxas

Esse registro possui arquitetura de bases distribuídas, composto de uma base nacional (DENATRAN) e das bases estaduais (DETRAN). Vale lembrar que existe um número diferente de Renavam para cada tipos de veículo, como carros, motos, caminhões, entre outros. Todas estas bases estão integradas e em comunicação constante para o Renavam.

Para que serve?

O Renavam serve como um número de identidade para o veículo. Por meio dele é possível buscar pendências, seja com pesquisa de multas, pagamentos de IPVA, licenciamento do veículo e outros tipos de irregularidades que possam existir. Até mesmo se as alterações feitas estão regularizadas.

Como consultar o Renavam de um veículo?

Para se consultar o Renavam de um veículo é necessário ter acesso ao CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo). O documento é obrigatório para circular com o veículo.

Por meio da consulta a essa inscrição, os interessados podem ter acesso a débitos do carro e outras informações a respeito da regularização do veículo.

O registro é composto sempre por 11 dígitos e está impresso no canto esquerdo superior do CRLV, ao lado do espaço que indica se o documento é de 1ª via ou não. Para consultá-lo, você precisar estar de posse do documento.

Consultar Renavam com a placa do carro

Apesar de muitos sites mal-intencionados oferecerem tal serviço, você não vai descobrir o número do Renavam apenas com a placa do carro. Isso acontece por motivo de segurança.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

Isso se dá pelo fato de que ao consultar essa matrícula você tem acesso a informações pessoais do atual proprietário do carro. Assim, não é dada a possibilidade de acessar o Registro Nacional de Veículos Automotores apenas com os dígitos da placa.

Consulte o Renavam no Detran

Uma vez que você já tenha o número do Renavam de um veículo, você já pode efetuar consultas referentes aos respectivos débitos do carro pelo site do Detran de seu estado. O caminho varia de estado para estado, mas geralmente encontra-se no campo de consulta a dados de veículos, em um campo a ser preenchido com o número deste registro e a placa.

É possível ver a multas do veículo com o Renavam?

Sim, uma das principais utilidades desta matrícula é dar a possibilidade de consultar todos os débitos do veículo junto às autoridades, incluindo as multas registradas.

Como pesquisar débitos pendentes

A maneira mais simples de se buscar os débitos pendentes de um veículo é obter acesso ao seu número de Renavam e efetuar a consulta junto ao Detran de seu estado.

Onde encontrar o número do Renavam no CRLV

Todos os CRLV emitidos no Brasil para todos os tipos de veículos possuem o número do Renavam impressos. Por ser um documento de validade em todo o território nacional, os campos são padronizados independentemente do estado em que foi emitido.

No CRLV, você vai encontrar o número deste registro impresso no canto superior esquerdo.

Em que parte do chassi do automóvel está o número do Renavam?

O número do Renavam do veículo nunca estará no chassi, uma vez que ele só é impresso no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

O número marcado no chassi é chamado oficialmente de Número de Identificação do Veículo (VIN). Diferente do Renavam ele possui 17 caracteres, variando entre números e letras.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.