Setor automotivo é atacado por depender do mercado interno

06/07/2015 - iCarros

Fonte: iCarros

Setor automotivo é atacado por depender do mercado interno

Segundo a Fenabrave, os dez anos seguidos de crescimento do setor automotivo, entre 2003 e 2013, encobriram questões que resultaram no colapso do atual cenário desse segmento, uma vez que o problema vai além da queda nas vendas.

Com a instalação de novas fábricas de montadoras como Renault, Honda, Toyota e PSA (Peugeout e Citroën), no final dos anos 1990, houve um crescimento no número de vagas da indústria automobilística brasileira, incluindo expansões de marcas já estabelecidas e de fornecedores de peças.

Tratava-se de investimentos pesados, baseados no potencial futuro do mercado que aproveitavam incentivos para a industrialização. Entretanto, o cenário não era bom quando a produção de boa parte dessas novas unidades teve início, entre os anos de 1998 e 1999. As montadoras, que trabalham com projeções de longo prazo, apostaram no que estava por vir e acertaram.

Com as vendas em alta, o Brasil começou a subir no ranking dos maiores produtores de automóveis. O mercado interno se bastava, e o real valorizado estimulava a importação de componentes, ao mesmo tempo em que enfraquecia as exportações de veículos prontos.

Dessa forma, a indústria automotiva do país perdeu competitividade global, ao passo que se voltou para o mercado interno, priorizando a produção de veículos compactos, enquanto que outros países passaram a apostar e a investir na internacionalização de suas marcas.

Portanto, no momento em que se encontra a economia brasileira, sem auxílios fiscais ou um plano sólido para aproveitar a desvalorização do real e voltar a exportar, o segmento não encontra alternativas para escoar seus carros diante dos receios dos consumidores, que estão comprando menos.


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