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Ford Focus Fastback quer conquistar quem gosta de carro

Ford apresenta a linha 2016 do Focus sedã, que agora se chama Fastback, mantendo preço. Confira porque ele mudou de nome

28/07/2015 - Thiago Moreno, de Gramado (RS) / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Para lançar a linha 2016 da versão três volumes do Focus, a Ford poderia ter apenas acompanhado as alterações do hatch: novo capô, grade, para-choques, faróis, lanternas e a adição da tela multimídia de toque e borboletas atrás do volante para trocas de marcha em modo manual. Mas, a marca quis mudar o nome do carro. Agora se chama Focus Fastback. Apesar de ter alterado cara e denominação, o preço permaneceu o mesmo: começa em R$ 77.900 (SE 2.0) e vai até R$ 96.900 (Titanium com pacote Plus).

Não há mais a versão S, de entrada, substituída diretamente pela SE sem acréscimo de valor. As aletas para trocas de marcha são bem-vindas, enquanto a tela de toque aparece apenas nas versões completas. Para todos permanece o motor 2.0 16V flex com injeção direta de combustível com 178 cv de potência e 22,5 kgfm de torque com etanol e 175 cv e 21,5 kgfm, respectivamente, com gasolina. O câmbio é sempre de dupla embreagem com seis velocidades.

O controle de estabilidade, que já era de série, agora ganha uma nova função que começa a atuar antes mesmo que o carro comece a perder aderência, enquanto o propulsor recebeu uma nova calibração pra melhorar a resposta em saídas de curvas sem apresentar um subesterço acentuado. Segundo a Ford, o Focus Fastback também ficou 4% mais aerodinâmico graças ao novo conjunto dianteiro. Com esses números, a marca promete um consumo rodoviário na ordem de 9,2 km/l com etanol e 13 km/l com gasolina.

Nas medidas, o carro tem 4,5 m de comprimento, 2,6 m de entre-eixos, 1,8 m de largura e 1,5 m de altura. O bagageiro acomoda até 421 litros de malas e o carro pesa 1.396 kg na versão SE e 1.414 kg na versão Titanium.

Meu nome é Focus, Fastback para os entusiastas mais íntimos

Na apresentação do Ford Focus Fastback, a escolha do novo nome causou estranheza. A denominação está mais ligada a cupês esportivos que a sedãs médios de quatro portas. Mas a definição diz apenas que a alcunha denomina carros cujo caimento do teto é fluido desde seu ponto mais alto até o porta-malas. Então, na teoria, o Focus é um fastback mesmo.

Mais que mudar o nome e a cara do carro, a Ford quer transformar sua atitude. “O segmento de sedãs médios é repleto de opções conservadoras, tanto em design como em dirigibilidade. Tínhamos um carro arrojado de desenho e gostoso de dirigir, mas não colocávamos o foco nesses quesitos”, afirmou Oswaldo Ramos, diretor de marketing da Ford. Ou seja, agora a marca quer direcionar o Focus de três volumes para entusiastas, compradores que precisam do espaço e conforto do sedã médio, mas sem perder em desempenho e prazer ao dirigir.

Predicados para manter o novo nome o Focus tem. Entre os concorrentes com motor aspirado (exclui-se apenas o Volkswagen Jetta TSI) é o mais potente e o único além do Honda Civic a ter suspensão traseira independente, que ganhou novas buchas na linhas 2016.

Questão de foco

Por mais que a denominação Fastback possa ser questionada, algumas afirmações da Ford a respeito do Focus três volumes fazem sentido. O carro tem mesmo um design que o coloca entre os mais arrojados de seu segmento. No papel, o carro tem a maior potência entre aqueles que usam motores aspirados. Junte a isso a caixa de direção recalibrada e as novas buchas da suspensão traseira independente e o resultado tinha tudo para tornar o Focus Fastback num veículo familiar com pretensões esportivas.

O acabamento interno também não fica para trás: o couro dos bancos (item de série na versão Titanium avaliada pelo iCarros) e o acabamento macio ao toque desafiam os demais concorrentes a entregar algo melhor pelo mesmo valor. Desde a parte mais alta do painel, descendo pelo console central até a parte superior das portas, o material agrada ao tato.

Com uma missão de entregar um pouco mais de esportividade, o Focus não tem o anseio de ser o mais espaçoso. Quem vai atrás, tem pouca folga para os joelhos. Ao menos os três passageiros têm a disposição cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça.

Mesmo assim, quem esperar um comportamento agressivo do Focus Fasback pode se decepcionar. Apesar dos 178 cv de potência declarados e do câmbio de dupla embreagem – que entrega trocas mais rápidas que os sistemas automáticos convencionais e os CVT -, o sedã da Ford arranca forte, mas não causa emoção. As passagens de marcha são suaves e, ao menos que se coloca o câmbio no modo Sport, passam despercebidas.

Se por um lado, o Focus Fastback não entrega a esportividade em aceleração esperada pelos números do motor, consegue compensar e superar a concorrência em dirigibilidade. O Ford não é o único a ter suspensão independente na traseira (o Civic tem o mesmo sistema), mas o que tem de sobra é acerto. Passa pelas buraqueiras das ruas sem incomodar quem está dentro e, mesmo assim, tem um comportamento em curvas de causar inveja em carros mais potentes.

Nas estreitas e sinuosas estradas da Serra Gaúcha, próximas à Gramado (RS), passou rapidamente pelas curvas com confiança. A caixa de direção com assistência progressiva elétrica também ajuda: exige pouco esforço nas manobras em velocidades mais baixas e vai ganhando firmeza conforme a velocidade aumenta. A recalibração deixou as respostas mais diretas. A impressão de que o carro está na mão do motorista é constante. O modelo compensa em prazer ao dirigir e foca no controle e no equilíbrio, não em força bruta.

Vai vender? atualmente, cerca de 1.000 unidades do Focus sedã são vendidas mensalmente nas contas da Ford. “Nós mudamos a estratégia para o carro. Será um teste, então, não temos como dar uma previsão de vendas”, disse Oswaldo Ramos. A única certeza que Ford deu foi a de que a versão Titanium 2.0 será predominante no mix de vendas.

A configuração mais popular chegará custando praticamente o mesmo que concorrentes como o Toyota Corolla XEi (R$ 87.770) e o Chevrolet Cruze LTZ (R$ 89.150). Nesse cenário, o Focus Fastback chega mais potente, melhor equipado e o único com dirigibilidade e visual suficientes para ostentar o nome fastback sem estar blefando. Talvez seja agora que o carro finalmente deixe o meio da tabela e chegue ao tão sonhado top 3 entre os sedãs médios, que hoje é dominado pelos “japoneses” Toyota Corolla, Honda Civic e Nissan Sentra.

Preços e conteúdo das versões do Focus Fastback

SE 2.0 (R$ 77.900) - controle de estabilidade, sensores de chuva e crepuscular, airbag duplo frontal, ar-condicionado automático, direção com assistência elétrica, rodas aro 17, faróis de neblina, rádio com conectividade via USB e Bluetooth e retrovisor interno eletrocrômico.

SE Plus 2.0 (R$ 79.900) - Acrescenta rodas aro 17 com design exclusivo, airbags laterais, aletas atrás do volante para trocas em modo manual, ar-condicionado automático de duas zonas, revestimento de couro natural para os bancos, sensor de estacionamento traseiro e piloto automático com limitador de velocidade.

Titanium 2.0 (R$ 87.900) - itens da SE Plus mais airbags de cortina, tela de toque com 8 polegadas e navegação por GPS, sistema de som premium Sony com nove alto-falantes e chave presencial.

Titanium Plus 2.0 (R$ 96.900) - Itens da Titanium mais assistente de frenagem autônomo (freia o carro sozinho na iminência de uma colisão a baixas velocidades), faróis bixenônio direcionais, sensor de estacionamento dianteiro, assistente autônomo de estacionamento, rebatimento elétrico dos espelhos, teto-solar elétrico e ajuste elétrico para o banco do motorista.

Viagem a convite da Ford
 

 

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