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Comparativo: S10 High Country x Hilux SRX x Ranger Limited

Testamos as versões mais completas - e mais caras - das três picapes médias, renovadas recentemente

01/08/2016 - Thiago Moreno e Anamaria Rinaldi / Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Passada a primeira metade do ano, já é possível medir os resultados das renovações das três principais picapes médias vendidas no Brasil. A Toyota Hilux ganhou nova geração, enquanto a Ford Ranger e a Chevrolet S10 receberam facelifts. O iCarros colocou frente a frente as picapes em suas versões mais completas para avaliar o que cada uma tem de melhor para oferecer. A Toyota Hilux SRX custa R$ 188.550, a Ford Ranger Limited sai por R$ 179.900 e a Chevrolet S10 High Country custa R$ 167.490. Apesar de mais cara, a Hilux foi a que acumulou mais vendas no período: 16.988 unidades. Ela foi seguida pela S10, com 10.568 unidades, e pela Ranger, com 6.836. As três picapes foram avaliadas com motorização turbodiesel, câmbio automático, tração 4x4 e cabine dupla.

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Ficha técnica, medidas e capacidades

Apesar de parelhas em proposta, as três rivais entregam performance de maneiras bem diferentes. Nesse quesito, S10 e Ranger empatam em potência. Veja as motorizações:

Toyota Hilux – 2.8 turbodiesel quatro cilindros com 177 cv e 45,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis velocidades. No uso normal, a tração é traseira, mas há a opção de tração 4x4 com caixa de redução selecionada por botão no painel. Nas medidas são 5,33 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,81 m de altura e 3,08 m de entre-eixos. A Hilux tem capacidade para carregar até 1.000 kg e pesa 2.090 kg.

Chevrolet S10 - 2.8 turbodiesel quatro cilindros com 200 cv e 51 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis velocidades. A tração é traseira, mas há a opção de tração 4x4 com caixa de redução selecionada por botão no painel. Nas medidas são 5,40 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,83 m de altura e 3,09 m de entre-eixos. A S10 tem capacidade para carregar até 1.049 kg e pesa 2.101 kg.

Ford Ranger – 3.2 turbodiesel cinco cilindros com 200 cv e 47,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de seis velocidades. A tração também é traseira, mas há a opção de tração 4x4 com caixa de redução selecionada por botão no painel. Nas medidas são 5,35 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,89 m de altura e 3,20 m de entre-eixos. A Ranger tem capacidade para carregar até 1.009 kg e é a mais pesada de todas com 2.133 kg.

Itens de série

Toyota Hilux SRX - direção hidráulica, ar-condicionado automático, partida por botão, controlador de velocidade, protetor de caçamba, bancos revestidos de couro, central multimídia com tela sensível ao toque, USB, Bluetooth, GPS e TV digital, câmera de ré, retrovisores externos com rebatimento elétrico, sensor crepuscular, luzes diurnas de LED, faróis de neblina, sete airbags, rodas de liga leve aro 18, sistema isofix para cadeiras infantis, bloqueio do diferencial traseiro, controle de tração e de estabilidade, assistente de reboque, assistente de partida em rampa e de descida e alarme.

Chevrolet S10 High Country - direção elétrica, ar-condicionado automático, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, sensores crepuscular e de chuva, alerta de saída de faixa, alerta de colisão frontal, bancos revestidos de couro com ajustes elétricos, faróis de neblina, rodas de liga leve aro 18, capota marítima, piloto automático, espelho interno eletrocrômico, câmera de ré, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, partida por controle remoto, rebatimento elétrico dos retrovisores, luzes diurnas de LED, rack de teto com barras transversais, santantônio, estribos laterais , central multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque, USB, Bluetooth, GPS, espelhamento da tela de celulares compatível com Android Auto e Apple CarPlay e sistema OnStar.

Ford Ranger Limited - direção elétrica, sete airbags, controle de estabilidade, sistema multimídia com tela sensível ao toque, USB, Bluetooth,  navegação por GPS, cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros, ar-condicionado, faróis de neblina, iluminação da caçamba, retrovisores elétricos, câmera de ré, revestimento de couro, ar-condicionado automático de duas zonas, piloto automático com freio adaptativo, assistente de faixa ativo (esterça a picape sozinho para evitar que sai da faixa), sensor de chuva e de faróis, capota marítima, rodas de 18 polegadas, estribo e bagageiro de teto.

Leia também a opinião dos donos:
Chevrolet S10 
Ford Ranger 
Toyota Hilux

Desempenho e dirigibilidade

Apesar de ser uma das mais leves e ter o motor com a mesma capacidade da S10, a Hilux é a picape que anda menos das três avaliadas. Claro que ela ainda dá conta do recado, mas perto das outras rivais, é a que oferece menos potência e torque. O câmbio não compromete: opera suavemente e não hesita para fazer trocas. Com três modos de condução disponíveis (Eco, Normal e Power), ao menos, a picape se esforça. No modo Power há um ganho extra de resposta, importante para ultrapassagens.

Mesmo com o motor menor, equipada com o câmbio automático, a S10 empata em potência com a Ranger (200 cv) e tem o maior torque das três. O câmbio também é o mais inteligente. Não no sentido de ser o mais rápido em trocas, mas é o que sabe quando não é preciso efetuá-las. Mesmo com uma carga maior no acelerador, numa retomada, a S10 só reduz com acelerador no fim do curso ou após a troca em modo manual. Em frenagens, a transmissão também reduz marchas sozinha e ativa o freio motor.

Mesmo tendo o maior motor, a Ranger perde em torque para a rival da Chevrolet. Ao menos, ela anda na frente da Hilux. As trocas da Ford são imperceptíveis, mas o câmbio faz reduções a todo o momento. Qualquer oscilação a mais no acelerador, já dispara uma troca de marcha. Algo inesperado considerando a cilindrada e o cilindro extra.

Com a nova geração, a Hilux evoluiu pouco em termos de dirigibilidade. As três fazem uso de suspensão independente na dianteira e eixo rígido na traseira. Porém, a picape da Toyota ainda demonstra um comportamento muito próximo ao da sua antecessora. Transmite solavancos quando vazia para dentro da cabine e balança em lombadas e ondulações. Em mudanças de direção é a que mais apresenta rolamento de carroceria. A direção permanece sendo hidráulica.

A Ford Ranger já entrou na era da direção com assistência elétrica. Além de deixar as manobras mais fáceis, acrescenta firmeza em altas velocidades. Item importante para transmitir segurança ao motorista na estrada. E é no ambiente rodoviário que a Ranger se sai bem. Mais firme, rola pouco nas mudanças de direção e tem um comportamento mais próximo ao de um carro de passeio em alta velocidade. Na cidade, porém, é muito firme, mostrando pouca mudança de comportamento em relação ao modelo que a antecedeu.

A S10 seguiu o caminho da direção elétrica, mas foi a que evoluiu mais em termos de suspensão. Com o conjunto de amortecedores, molas buchas e barras estabilizadoras revisadas para a linha 2017, a picape da Chevrolet consegue filtrar bem as imperfeições do pavimento no ambiente urbano. Na estrada, ela rola mais que a Ranger, embora com certeza passe mais segurança que a Hilux.

Tecnologia

Hoje em dia, picape média não é sinônimo de carro rústico. As três rivais contam com centrais multimídia com tela sensível ao toque, navegação por GPS e streaming de música por Bluetooth ou USB. Ordenando, a Hilux fica por último, pois a tela tem comandos que demoram para responder e sua aparência não é a das mais modernas. A Ranger chega em segundo, com uma resolução melhor e respostas mais rápidas, agregando funções também do ar-condicionado. No painel de instrumentos, há também duas pequenas telas digitais configuráveis que agregam informações do computador de bordo e do sistema multimídia. Contudo, a melhor tela das três é a da S10. Simples, funcional, rápida e a única que oferece serviços conectados (OnStar) e espelhamento da tela do celular por meio dos aplicativos Apple Car Play e Android Auto.

Mas a tecnologia de hoje também é sinônimo de segurança. Ranger e Hilux já oferecem sete airbags nas versões topo de linha. Dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista. Nesse quesito, a S10 fica bem para trás. Mesmo na configuração High Country, oferece apenas os obrigatórios airbags frontais.

Em termos de tecnologias ativas de segurança, aquelas que evitam o acidente, Ranger e S10 praticamente empatam por oferecerem não só os controles de tração e estabilidade como também alertas de mudança involuntária de faixa e de colisão frontal. A vantagem, porém, fica para a Ford, pois o alerta de mudança de faixa não só emite um aviso sonoro como é capaz até de esterçar as rodas para colocar o carro de volta nos trilhos. A Hilux oferece apenas os controles convencionais de tração e estabilidade.

Escolha da equipe iCarros – Mais cara, menos potente e equipada, a Toyota Hilux acaba ficando com o terceiro lugar, o que vai contra a tabela de vendas da Fenabrave, posição que se traduz em confiabilidade da marca de origem japonesa entre seus seguidores. A Ranger se sobressai na estrada e tem um pouco mais de tecnologia de segurança. Porém, pelo preço mais baixo, maior conforto oferecido a bordo e sistemas para conectividade, é a S10 que acaba sendo a melhor compra.

 

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