entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Brasil é vice-campeão no Mundial de Kart com Rafael Câmara

Sete brasileiros competiram na Finlândia entre quase 200 pilotos; Câmara repetiu resultado de Senna 40 anos depois

10/09/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O Brasil conquistou um resultado histórico no Mundial de Kart de 2019. O pernambucano Rafael Câmara conseguiu o vice-campeonato, repetindo os resultados conseguidos por Ayrton Senna em 1979 e em 1980.

A competição deste ano foi realizada na Finlândia em Alaharma. O Brasil contou com sete representantes na competição e obteve bons resultados nas duas categorias: a OK Júnior, para pilotos entre 12 e 14 anos, e a OK, para pilotos nascidos em 2004 ou em anos anteriores.

Melhor resultado do Brasil nos últimos 20 anos

O Brasil teve apenas três campeões mundiais de kart em sua história: Augusto Ribas em 1986, Gastão Fráguas em 1995 e Ruben Carrapatoso em 1998. Desde então, nenhum piloto do país havia conseguido terminar a competição entre os dois primeiros colocados.

Em 2015, Caio Collet subiu no pódio com o terceiro lugar na Itália e Gabriel Bortoleto repetiu a façanha em 2018 na Suécia. Com isso, o resultado de Câmara no Mundial de Kart 2019 é o melhor do Brasil nos últimos 20 anos.

Campanha com vitórias e poles

Para chegar na final, Câmara precisou competir em outras seis baterias antes. Por conta do segundo lugar na tomada de tempos entre 104 pilotos, o piloto largou na pole position em cinco das seis corridas classificatórias. O pernambucano de 14 anos venceu duas corridas e chegou em todas no top-5.

Campeão brasileiro em 2018, Câmara chegou na final com a quinta colocação no grid e precisou de poucas voltar para conseguir ultrapassagens e assumir a segunda colocação. O piloto chegou bem próximo do holandês Thomas Brinke, que segurou a ponta e ficou com o título na OK Júnior.

Talvez você se interesse por:
Fórmula 2: o caminho mais rápido para F1
Ferrari vence clássico em Monza e afasta crise na F1
Fórmula 1 2019: Classificação e Calendário

“Foi o resultado mais importante da minha carreira e fiquei muito feliz de repetir a história de um ídolo como o Ayrton Senna. Agradeço todos da equipe Forza Racing pelo trabalho que fizemos juntos nos últimos meses. A preparação para o Mundial de Kart foi excelente e vamos seguir buscando conquistas no kart antes de fazer a transição para os monopostos. Continuarei sonhando em chegar na F1”, disse Câmara.

Bons resultados e regularidade dos brasileiros

Outros brasileiros também conseguiram bons resultados na Finlândia. Piloto da Tony Kart, uma das principais equipes do kartismo internacional, Matheus Morgatto garantiu a 9ª colocação na Final da categoria OK, além de terminar quatro provas entre os cinco primeiros colocados nas classificatórias. Foi a primeira vez em que Morgatto disputou o Mundial de Kart, assim como Ricardo Gracia, que também correu na categoria OK.

Companheiros de equipe na equipe CRG, Gabriel Bortoleto e Olin Galli também se destacaram na categoria OK. Largando da quinta colocação na maioria das baterias classificatórias, Galli venceu duas provas ao longo do final de semana. Bortoleto também manteve a regularidade e foi à final largando na 4a posição, mas abandonou a corrida decisiva do final de semana logo no início.

Primeira mulher brasileira no Mundial de Kart

A jovem piloto Júlia Ayoub também fez história ao disputar o Mundial de Kart deste ano e garantir o posto de primeira mulher brasileira a correr na competição. Correndo na categoria OK Júnior, Ayoub fez uma boa tomada de tempos e largou na sétima colocação nas baterias, conquistando dois top-10 na competição.

Brasil deverá ser a sede do Mundial de Kart em 2020

O Mundial de Kart do ano que vem deve acontecer no Speedpark, kartódromo localizado em Birigui, no interior de São Paulo. Em um vídeo no Instagram, o governador João Doria confirmou que a competição acontecerá no Brasil em 2020. No entanto, a FIA ainda deve oficializar a sede nos próximos meses.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.