entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Vitórias brasileiras marcam ano da F4 nos EUA

Categoria norte-americana vira porta de entrada para brasileiros que buscam afirmação nas competições de monopostos

25/06/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

O tradicional caminho europeu para os pilotos brasileiros deixou de ser a única opção para os competidores que buscam a profissionalização nos carros de fórmula. Uma boa opção e que exige um investimento um pouco menor é pelos Estados Unidos, país que tem uma Fórmula 4 forte e com grid bastante competitivo.

Há 35 anos, o primeiro show de Ayrton Senna na F1 

Na segunda etapa do campeonato de 2019, Arthur Leist e Kiko Porto fizeram história. Pela primeira vez dois brasileiros venceram no mesmo final de semana na categoria. Leist ganhou a primeira prova em Pittsburgh e Kiko triunfou na corrida 2.

 24 Horas de Le Mans 2019: tudo sobre a corrida

"Estou sem palavras para agradecer todo mundo que me ajudou a chegar até aqui: minha família, amigos, patrocinadores e todos da equipe Kiwi Motorsport. O carro estava um 'foguete' e com certeza saiu um grande peso das minhas costas depois dessa minha primeira vitória", disse Arthur, que é o quarto colocado no campeonato.

 O espelho retrovisor foi inventado para vencer corridas

Segunda vitória de Kiko

 Kiko já havia conquistado sua primeira vitória na etapa de abertura da temporada em Road Atlanta. Novamente o piloto pernambucano comemorou bastante o primeiro lugar.

 Vai trocar de carro? Veja aqui ofertas perto de você

"Fiquei muito feliz com esse resultado. Foi uma corrida muito difícil, nós não tínhamos um carro bom no começo, mas eu e a equipe fizemos ótimas mudanças nos pneus e nas asas, daí ele ficou perfeito", diz Kiko, que é o vice-líder do campeonato.

 História brasileira na F4 Americana

 A Fórmula 4 Americana foi criada em 2016 e não teve brasileiros competindo nas duas primeiras temporadas. Em 2018, a competição ganhou três pilotos do Brasil no grid: Arthur Leist, Dudu Barrichello e Kiko Porto.

 Simule aqui o quanto gastar nas parcelas de seu próximo carro

Ainda em 2018, Arthur Leist conseguiu uma pole position e subiu no pódio duas vezes. O piloto gaúcho foi eleito o piloto com a melhor evolução da temporada, fechando o ano no top-10 da classificação geral entre 50 pilotos. 

Em 2019, Arthur e Kiko seguiram no campeonato e já conquistaram juntos seis pódios para o Brasil, sendo dois do piloto gaúcho e quatro do pernambucano. Além deles, Guilherme Peixoto também representa o País no grid. 

Outros brasileiros nos EUA 

Além dos pilotos da F4 Americana, o Brasil também é representado em várias outras categorias nos EUA. Na USF2000, primeiro degrau para chegar na Indy, Dudu Barrichello e Bruna Tomaselli são os pilotos nacionais.

No penúltimo degrau está Lucas Kohl, que compete na Indy Lights. O piloto gaúcho faz sua temporada de estreia na categoria após conquistar pódios e bons resultados na USF 2000.

 Na principal categoria de monopostos dos EUA, a Indy, Matheus Leist e Tony Kanaan são companheiros de equipe na AJ Foyt. Enquanto Leist é uma das jovens revelações com apenas 20 anos, Tony é um dos mais experientes do grid com 44 anos.
 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.