O novo regulamento técnico da Fórmula 1, que entrou em vigor na última temporada, mostrou corridas das melhores, em que pese Max Verstappen ter dominado o campeonato ao lado da Red Bull. Para 2023, a maioria das regras seguem as mesmas deste ano, mas há pequenas mudanças que prometem equilibrar ainda mais as disputas, bem como aumentar a segurança dos pilotos, e aumentar o show para os fãs da categoria.
A primeira delas diz respeito ao porpoising, efeito que fez os carros “quicarem” na pista. Para evitar que este efeito apareça novamente, quatro medidas foram tomadas: as bordas do assoalho do carro foram aumentadas em 15 mm; a altura da “garganta” do difusor e a rigidez da borda do mesmo foram aumentadas; e um sensor foi acrescentado para monitorar o efeito.
Os aros de rolagem também sofreram alterações, que são feitas após o acidente com o chinês GuanYu Zhou em Silverstone, em 2022. Agora o regulamento exige a obrigatoriedade de topo arredondado no arco de rolagem, o que reduzirá a chance de ele se enterrar no solo em caso de acidente, além de garantir uma altura mínima para o ponto de aplicação do teste de homologação.
Mais uma alteração se dá nos retrovisores, que passa a ter 200 mm de área reflexiva, 50 mm a mais em relação ao ano passado. O peso do carro, que perderia dois quilos em relação aos 798 quilos usados no ano passado, não ocorrerá mais. Ao menos, também não haverá alteração com relação ao peso mínimo.
Em termos esportivos, algumas mudanças são sabidas do grande público, como o aumento do número de corridas sprint, que passam a ser seis, e não mais três. Azerbaijão, Áustria, Bélgica, Catar, Estados Unidos (no Circuito das Américas) e São Paulo sediarão essas provas. Em duas provas a serem definidas, o formato da classificação vai mudar, com a obrigatoriedade de pneus duros no Q1, pneus médios no Q2, e macios no Q3.
O regulamento também prevê alterações com relação a caixa de câmbio. “Pilotos classificados que acumularam mais de 15 penalidades de posições no grid, ou que foram penalizados por largar no final do grid, largarão atrás de qualquer outro piloto classificado. A sua posição relativa será determinada de acordo com a sua classificação de qualificação”.
Tudo isso deve melhorar as corridas para pilotos, equipes e para os fãs da mais importante categoria do automobilismo mundial.
Confira o calendário da F1 2023:
05/03/2023 – GP do Bahrein – Sakhir
19/03/2023 – GP da Arábia Saudita – Jeddah
02/04/2023 – GP da Austrália – Melbourne
30/04/2023 – GP do Azerbaijão – Baku
07/05/2023 – GP de Miami – Miami
21/05/2023 – GP da Emília-Romana – Ímola
28/05/2023 – GP de Mônaco – Monte Carlo
04/06/2023 – GP da Espanha – Barcelona
18/06/2023 – GP do Canadá – Montreal
02/07/2023 – GP da Áustria – Red Bull Ring / Spielberg
09/07/2023 – GP da Inglaterra – Silverstone
23/07/2023 – GP da Hungria – Hungaroring / Budapeste
30/07/2023 – GP da Bélgica – Spa-Francorcamps
27/08/2023 – GP da Holanda – Zandvoort
03/09/2023 – GP da Itália – Monza
17/09/2023 – GP de Singapura – Marina Bay
24/09/2023 – GP do Japão – Suzuka
08/10/2023 – GP do Qatar – Losail
22/10/2023 – GP dos EUA – COTA / Austin
29/10/2023 – GP do México – Cidade do México
05/11/2023 – GP de São Paulo – Interlagos / Brasil
18/11/2023 – GP de Las Vegas – Las Vegas
26/11/2023 – GP de Abu Dabi – Yas Marina
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Automobilismo
-
- Últimas
-
- Conheça o grid completo da Fórmula 1 2022: As 10 equipes da F1 já confirmaram suas duplas de pilotos para o ano que vem
- Dirigir na praia? Nos EUA, esta arte criou a Nascar: Além de visitar a praia onde a Stock Car dos EUA nasceu, você pode acelerar um dos carros da categoria
- Chico Serra: Senna seria rápido em qualquer era da F1: Tricampeão da Stock Car e com experiência em carros de várias épocas, Chico Serra esteve no programa Velocidade iCarros
- Como domar um carro a 360 km/h nas 24 Horas de Le Mans: Raul Boesel foi o 2º colocado em Le Mans no ano de 1991 e recordou histórias curiosas da prova no Velocidade iCarros
- Fittipaldi na F3 e Piquet na F2: nova geração sonha com F1: Enzo Fittipaldi foi confirmado na FIA F3 pela equipe alemã HWA e Pedro Piquet estará no grid da F2 pela Charouz
- F1 registra público total de 4 milhões na temporada: Com um aumento de 1,75% em relação ao ano passado, cerca de 4 milhões de pessoas foram a pelo menos um dos 21 GPs
- F1 Brasil: conheça detalhes de 3 carros lendários de Senna: Homenagem da F1 promove estreias de carros históricos de Senna em SP durante evento no Ibirapuera neste sábado
- Cingapura responderá se ascensão da Ferrari é real na F1: Equipe italiana busca terceira vitória seguida com Charles Leclerc, que venceu na Bélgica e na Itália
- F1 vive melhor momento dos últimos anos com GPs emocionantes: Após quatro corridas seguidas com emoção até volta final, categoria supera monotonia do domínio da Mercedes
- Vitórias brasileiras marcam ano da F4 nos EUA: Categoria norte-americana vira porta de entrada para brasileiros que buscam afirmação nas competições de monopostos
- As histórias das 60 edições do GP da França de F1: GP da França foi palco de 6 vitórias de Alain Prost; Schumacher e Ferrari dominam estatísticas na história da corrida
- O conflito de gerações na Stock Car: Pilotos experientes e jovens dividem as pistas e trazem emoção para a principal categoria do automobilismo brasileiro
- 24 Horas de Le Mans 2019: tudo sobre a corrida: iCarros preparou um guia especial com os principais detalhes da maior corrida de endurance do mundo
- O Brasil em busca da vitória inédita nas 24 Horas de Le Mans: 24 Horas de Le Mans 2019 acontece neste final de semana na França onde o Brasil nunca venceu na categoria principal
- Mais uma rivalidade das pistas vira filme: Ford vs Ferrari: Lançamento do filme nos EUA foi na Indy-500. Entrevistamos Matt Damon e Christian Bale, os atores principais da película
- Apertou,passou: como é o botão de ultrapassagem na Stock Car: Pista técnica e com poucos pontos de ultrapassagem, Londrina tem como ponto-chave a gestão dos botões de ultrapassagem
- Há 35 anos, o primeiro show de Ayrton Senna na F1: Com a modesta equipe Toleman, o então piloto brasileiro de 24 anos brigou pela vitória e conquistou seu primeiro pódio
- Jaguar I-Pace eTrophy: rodada final com Brasil na frente: Final será em julho em Nova York e a liderança é de Sergio Jimenez, com Cacá Bueno também com chances de ser campeão
- Fim do tabu de 99 anos: vitória da França na Indy-500: Simon Pagenaud quebrou tabu centenário – desde 1920, com Gaston Chevrolet, os franceses não venciam a famosa corrida
- Jaguar Brazil Racing encara etapa decisiva em Berlim: Sérgio Jimenez é vice-líder e está a apenas um ponto do 1º colocado do campeonato