Se é uma verdade que o esporte a motor brasileiro não está, atualmente, no nível que teve décadas atrás, também não podemos afirmar que estamos longe como tivemos nos últimos anos. Ainda falta um piloto titular na Fórmula 1, mas com cada vez mais brasileiros nas categorias de base e com Felipe Drugovich e Pietro Fittipaldi na reserva de times da categoria máxima, o futuro se mostra promissor.
Último brasileiro a disputar um GP de F1, Pietro partirá para seu quinto ano como reserva da Haas, cargo que revezará com suas agendas no WEC e na IMSA, campeonatos de endurance. Já Drugovich será reserva da Aston Martin depois de uma campanha memorável na Fórmula 2 no ano passado, quando saiu com o título defendendo a equipe MP Motorsport, e mira a titularidade no futuro.
Na Fórmula 2, as atenções brasileiras se voltam inteiramente a Enzo Fittipaldi, irmão de Pietro que também brilhou na categoria de acesso em 2022, quando terminou entre os dez melhores defendendo a equipe Charouz. Tal desempenho o levou para a Academia de Pilotos da Red Bull e a Carlin, time inglês que defenderá neste ano na condição de candidato a título.
Se na F2 há apenas Fittipaldi para torcer, na Fórmula 3 as esperanças do país são triplicadas. Fora da academia da Alpine, Caio Collet parte para seu terceiro ano na categoria para defender a Van Amersfoort. Já Gabriel Bortoleto estreia no campeonato pela Trident, depois de se destacar na FRECA. Por fim, Roberto Faria faz seu primeiro ano na F3 com a pequena PHM.
Quando deixamos as categorias que correm junto da F1, há mais brasileiros. Rafael Câmara fará sua estreia na FRECA, seguindo com a Prema, time que defendeu na F4 Italiana. Nesta Fórmula 4, aliás, estarão Matheus Ferreira, piloto da academia da Alpine que correrá pela Van Amersfoort, e Aurelia Nobels, vencedora do FIA Girls on Track que estará com a Prema.
Haverá brasileiros também na F4 Espanhola, com nomes vindos da F4 Brasil. O principal dos pilotos do País nesta classe é Pedro Clerot, campeão brasileiro de F4 e que correrá pela MP Motorsport. Fernando Barrichello, o Fefo, e Ricardo Gracia serão companheiros de equipe na Monlau. Para Gracia, será o segundo ano na categoria. Já Lucas Staico correrá na GB3 inglesa.
Outros nomes poderão pintar em breve nas categorias de base da Fórmula 1 até o fechamento desta edição, mas ainda que este número seja mantido, é inegável que um brasileiro na categoria máxima deve pintar em breve, dada a grande quantidade de pilotos do País na base.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Automobilismo
-
- Últimas
-
- Conheça o grid completo da Fórmula 1 2022: As 10 equipes da F1 já confirmaram suas duplas de pilotos para o ano que vem
- Dirigir na praia? Nos EUA, esta arte criou a Nascar: Além de visitar a praia onde a Stock Car dos EUA nasceu, você pode acelerar um dos carros da categoria
- Chico Serra: Senna seria rápido em qualquer era da F1: Tricampeão da Stock Car e com experiência em carros de várias épocas, Chico Serra esteve no programa Velocidade iCarros
- Como domar um carro a 360 km/h nas 24 Horas de Le Mans: Raul Boesel foi o 2º colocado em Le Mans no ano de 1991 e recordou histórias curiosas da prova no Velocidade iCarros
- Fittipaldi na F3 e Piquet na F2: nova geração sonha com F1: Enzo Fittipaldi foi confirmado na FIA F3 pela equipe alemã HWA e Pedro Piquet estará no grid da F2 pela Charouz
- F1 registra público total de 4 milhões na temporada: Com um aumento de 1,75% em relação ao ano passado, cerca de 4 milhões de pessoas foram a pelo menos um dos 21 GPs
- F1 Brasil: conheça detalhes de 3 carros lendários de Senna: Homenagem da F1 promove estreias de carros históricos de Senna em SP durante evento no Ibirapuera neste sábado
- Cingapura responderá se ascensão da Ferrari é real na F1: Equipe italiana busca terceira vitória seguida com Charles Leclerc, que venceu na Bélgica e na Itália
- F1 vive melhor momento dos últimos anos com GPs emocionantes: Após quatro corridas seguidas com emoção até volta final, categoria supera monotonia do domínio da Mercedes
- Vitórias brasileiras marcam ano da F4 nos EUA: Categoria norte-americana vira porta de entrada para brasileiros que buscam afirmação nas competições de monopostos
- As histórias das 60 edições do GP da França de F1: GP da França foi palco de 6 vitórias de Alain Prost; Schumacher e Ferrari dominam estatísticas na história da corrida
- O conflito de gerações na Stock Car: Pilotos experientes e jovens dividem as pistas e trazem emoção para a principal categoria do automobilismo brasileiro
- 24 Horas de Le Mans 2019: tudo sobre a corrida: iCarros preparou um guia especial com os principais detalhes da maior corrida de endurance do mundo
- O Brasil em busca da vitória inédita nas 24 Horas de Le Mans: 24 Horas de Le Mans 2019 acontece neste final de semana na França onde o Brasil nunca venceu na categoria principal
- Mais uma rivalidade das pistas vira filme: Ford vs Ferrari: Lançamento do filme nos EUA foi na Indy-500. Entrevistamos Matt Damon e Christian Bale, os atores principais da película
- Apertou,passou: como é o botão de ultrapassagem na Stock Car: Pista técnica e com poucos pontos de ultrapassagem, Londrina tem como ponto-chave a gestão dos botões de ultrapassagem
- Há 35 anos, o primeiro show de Ayrton Senna na F1: Com a modesta equipe Toleman, o então piloto brasileiro de 24 anos brigou pela vitória e conquistou seu primeiro pódio
- Jaguar I-Pace eTrophy: rodada final com Brasil na frente: Final será em julho em Nova York e a liderança é de Sergio Jimenez, com Cacá Bueno também com chances de ser campeão
- Fim do tabu de 99 anos: vitória da França na Indy-500: Simon Pagenaud quebrou tabu centenário – desde 1920, com Gaston Chevrolet, os franceses não venciam a famosa corrida
- Jaguar Brazil Racing encara etapa decisiva em Berlim: Sérgio Jimenez é vice-líder e está a apenas um ponto do 1º colocado do campeonato