A vitória foi de Lewis Hamilton e da equipe Mercedes no GP da Hungria. Colocando desta forma, o resultado final parece confirmar a máxima de que a “F1 está chata e previsível” e que “bom mesmo era na
época do Nelson Piquet e do Ayrton Senna”.
Mas o torcedor que acompanhou as últimas quatro provas da temporada sabe que, na verdade, a F1 vive seu melhor momento nos últimos anos. Os GPs na Inglaterra, Áustria, Alemanha e Hungria foram marcados por emoção até a volta final, com disputa direta pela liderança e com alguns dos melhores pilotos de todos os tempos brigando diretamente pelo pódio.
No último domingo, em Budapeste, Hamilton só conseguiu superar o pole position Max Verstappen porque sua equipe ousou com uma arriscada estratégia de uma parada extra. Com pneus mais novos no final, o inglês conseguiu tirar a diferença de quase 20 segundos contra o piloto da Red Bull e executou com perfeição a manobra na curva 1, mesmo com Max defendendo o lado de dentro.
Houve quem, inclusive, se lembrasse de outro piloto que fez uma manobra parecida há 33 anos: Piquet sobre Senna em 1986, naquela ultrapassagem que é considerada a melhor de todos os tempos (a diferença, claro, é que o brasileiro teve que segurar o carro em uma espécie de drift, dada a dificuldade natural dos carros com motor turbo na F1 dos anos 1980).
Enquanto Valtteri Bottas sofre para acompanhar seu companheiro de equipe na Mercedes, o campeonato mundial deve agradecer a Verstappen. Além de provocar uma reação eufórica da torcida holandesa, que vem lotando todos os autódromos europeus de laranja, Max mostrou que o problema na F1 não é o domínio de uma única equipe – e sim de um único piloto.
Se já houver um duelo direto pela vitória, a emoção está de volta – e a melhora da Red Bull e do motor Honda nas últimas etapas mostra isso.
Tanto que Verstappen acumulou mais pontos que o líder do campeonato nestes últimos 4 GPs. É precoce dizer que vai disputar o título, mas vale lembrar que a F1 entra em férias agora e só volta às pistas em setembro para mais nove corridas – ou seja, ainda há muito chão na temporada 2019.
Talvez você se interesse por:
Confira a classificação atualizada da Fórmula 1 em 2019
O futuro da F1: novos carros estreiam em 2021
24 Horas de Le Mans 2019: tudo sobre a corrida
As próximas etapas serão em Spa-Francorchamps e Monza, duas pistas clássicas e de alta velocidade, onde se espera a melhora da Ferrari. Depois de dominar a pré-temporada e decepcionar nos primeiros GPs do ano, espera-se que Sebastian Vettel e Charles Leclerc também comecem a protagonizar alguns dos momentos emocionantes que a F1 vive em 2019.
Já os coadjuvantes Bottas e Pierre Gasly estão mais ameaçados do que nunca. O finlandês tem o piloto de testes Esteban Ocon pronto para assumir o cockpit em 2020. Algumas especulações foram até mais longe e já se falou até em Max Verstappen ao lado de Hamilton. Em entrevistas separadas, os dois admitiram que poderiam encarar o desafio.
Com tantas mudanças à frente na F1, especialmente em 2021, quando os carros sofrerão uma nova revolução de regulamento, não é de se duvidar de um duelo cada vez mais intenso entre os dois. De um lado, Hamilton, que caminha para ser o melhor de todos os tempos – nem que seja em termos estatísticos. Do outro, Verstappen, cujo talento precoce, ousadia nas ultrapassagens e talento na chuva já renderam comparações com o ídolo de Hamilton, Ayrton Senna.
Seja na mesma equipe ou liderando times rivais, Hamilton e Verstappen mostram que o caminho da F1 para dias melhores passa por uma única receita: valorizar o talento.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Automobilismo
-
- Últimas
-
- Conheça o grid completo da Fórmula 1 2022: As 10 equipes da F1 já confirmaram suas duplas de pilotos para o ano que vem
- Dirigir na praia? Nos EUA, esta arte criou a Nascar: Além de visitar a praia onde a Stock Car dos EUA nasceu, você pode acelerar um dos carros da categoria
- Chico Serra: Senna seria rápido em qualquer era da F1: Tricampeão da Stock Car e com experiência em carros de várias épocas, Chico Serra esteve no programa Velocidade iCarros
- Como domar um carro a 360 km/h nas 24 Horas de Le Mans: Raul Boesel foi o 2º colocado em Le Mans no ano de 1991 e recordou histórias curiosas da prova no Velocidade iCarros
- Fittipaldi na F3 e Piquet na F2: nova geração sonha com F1: Enzo Fittipaldi foi confirmado na FIA F3 pela equipe alemã HWA e Pedro Piquet estará no grid da F2 pela Charouz
- F1 registra público total de 4 milhões na temporada: Com um aumento de 1,75% em relação ao ano passado, cerca de 4 milhões de pessoas foram a pelo menos um dos 21 GPs
- F1 Brasil: conheça detalhes de 3 carros lendários de Senna: Homenagem da F1 promove estreias de carros históricos de Senna em SP durante evento no Ibirapuera neste sábado
- Cingapura responderá se ascensão da Ferrari é real na F1: Equipe italiana busca terceira vitória seguida com Charles Leclerc, que venceu na Bélgica e na Itália
- F1 vive melhor momento dos últimos anos com GPs emocionantes: Após quatro corridas seguidas com emoção até volta final, categoria supera monotonia do domínio da Mercedes
- Vitórias brasileiras marcam ano da F4 nos EUA: Categoria norte-americana vira porta de entrada para brasileiros que buscam afirmação nas competições de monopostos
- As histórias das 60 edições do GP da França de F1: GP da França foi palco de 6 vitórias de Alain Prost; Schumacher e Ferrari dominam estatísticas na história da corrida
- O conflito de gerações na Stock Car: Pilotos experientes e jovens dividem as pistas e trazem emoção para a principal categoria do automobilismo brasileiro
- 24 Horas de Le Mans 2019: tudo sobre a corrida: iCarros preparou um guia especial com os principais detalhes da maior corrida de endurance do mundo
- O Brasil em busca da vitória inédita nas 24 Horas de Le Mans: 24 Horas de Le Mans 2019 acontece neste final de semana na França onde o Brasil nunca venceu na categoria principal
- Mais uma rivalidade das pistas vira filme: Ford vs Ferrari: Lançamento do filme nos EUA foi na Indy-500. Entrevistamos Matt Damon e Christian Bale, os atores principais da película
- Apertou,passou: como é o botão de ultrapassagem na Stock Car: Pista técnica e com poucos pontos de ultrapassagem, Londrina tem como ponto-chave a gestão dos botões de ultrapassagem
- Há 35 anos, o primeiro show de Ayrton Senna na F1: Com a modesta equipe Toleman, o então piloto brasileiro de 24 anos brigou pela vitória e conquistou seu primeiro pódio
- Jaguar I-Pace eTrophy: rodada final com Brasil na frente: Final será em julho em Nova York e a liderança é de Sergio Jimenez, com Cacá Bueno também com chances de ser campeão
- Fim do tabu de 99 anos: vitória da França na Indy-500: Simon Pagenaud quebrou tabu centenário – desde 1920, com Gaston Chevrolet, os franceses não venciam a famosa corrida
- Jaguar Brazil Racing encara etapa decisiva em Berlim: Sérgio Jimenez é vice-líder e está a apenas um ponto do 1º colocado do campeonato