entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

O futuro da F1: novos carros estreiam em 2021

Regulamento técnico da F1 será bastante modificado para 2021 e efeito-solo dos novos carros promete mais ultrapassagens

23/07/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A temporada 2021 da F1 está prometendo uma revolução histórica na principal categoria do automobilismo. Com várias mudanças no regulamento técnico, o que mais tem sido falado no paddock é do efeito-solo nos carros, ou seja, com os carros mais grudados no chão eles tendem a perder menos em aerodinâmica quando se aproximam do carro à frente.

Esse pacote aerodinâmico promete deixar a categoria mais equilibrada, com muitas disputas e mais ultrapassagens. O efeito solo foi utilizado na F1 e abandonado nos anos 1980 após alguns acidentes graves.

Novo visual dos carros

A mudança de conceitos dos carros também será vista na prática pelos fãs. Os carros serão mais simples, com menos artifícios tecnológicos e mais downforce, o que tem objetivo de agradar o público mais saudosista. Os bicos dos carros serão mais baixos, semelhante com os do início dos anos 90.

A asa dianteira, por exemplo, deverá ser simplificada, os pneus serão reduzidos de tamanho, agora com 18 polegadas e com índice bem menor de degradação. As rodas poderão levar tampas para ajudar no fluxo de ar e até a volta do reabastecimento não está descartada.

São projeções e esboços, afinal, o regulamento ainda está sendo discutido entre as equipes, Liberty Media e serão definidas no Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo. A expectativa é de que isso seja fechado em outubro deste ano.

Uma F1 mais barata

A padronização de vários itens do regulamento é a principal forma da F1 tentar reduzir os custos das equipes do grid. Em 2021, um dos grandes objetivos é deixar a categoria mais equilibrada e um teto orçamentário não está descartado.

Para se ter uma ideia, até a redução de telemetria e do número de funcionários nos finais de semana de corridas estão sendo estudados.

Talvez você se interesse por:
Jimenez é campeão do Jaguar I-PACE eTROPHY após vencer em NY
Conheça a Mônaco da DTM, o histórico circuito de Norisring

Confira outras mudanças técnicas no regulamento de 2021:

- Sistema de freio, porcas, cubos e aros serão padronizados;
- Simplificação dos radiadores e do sistema de combustível;
- Proibição dos cobertores de pneus;
- Proibição da suspensão hidráulica;
- Congelamento do desenvolvimento do sistema de câmbio por 5 anos;
- Diminuição em até 40% do tempo de testes dos túneis de vento para as equipes.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.