entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Hamilton na busca pelos recordes da F1 de Senna e Schumacher

Após conquistar sua vitória de número 80 no último GP da Inglaterra, piloto da Mercedes persegue novas marcas históricas

18/07/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O emocionante GP da Inglaterra de F1 marcou a 80ª vitória de Lewis Hamilton na categoria. Com isso, ele está apenas a 11 conquistas de um recorde que parecia absoluto de Michael Schumacher, alcançado em 2006.

O triunfo também o deixou perto do sexto título, que também o faria ficar na cola do alemão – até hoje o recordista com sete campeonatos. Tendo Ayrton Senna como mestre, o britânico da equipe Mercedes já faz história e caminha a passos largos para ser o melhor do mundo pelo menos quando o assunto for estatística.

É claro que o maior número de corridas nos últimos anos (em geral, eram 16 na época de Senna e o Mundial hoje tem de 20 a 21 provas) e o domínio da Mercedes desde que a era dos motores híbridos foi implementada, em 2014, ajudam Hamilton a conseguir ampliar suas marcas. Em todo caso, é de forma impressionante que o inglês segue galgando novos recordes.

Hamilton sempre no pódio

Uma das grandes marcas impressionantes de Senna foi o seu aproveitamento em pódios na F1. Em uma época em que os carros eram bem menos confiáveis e quebravam muito mais durante as corridas, Ayrton conquistou 80 pódios em 161 Grandes Prêmios. Praticamente um pódio a cada duas corridas: 49,6%.

A porcentagem de Schumacher em pódios também é semelhante: 50,4%, sendo o alemão de uma geração seguinte a de Senna: foram 155 pódios em 307 GPs.

Hamilton está muito próximo de bater o recorde de Schumacher em pódios. O britânico tem 143 em 239 GPs disputados. Faltam apenas 12 para igualar a marca e, como restam 11 corridas para o final da temporada, essa marca pode ser batida já no começo do próximo ano.

Em porcentagem de pódios, Hamilton tem um aproveitamento superior ao dos outros dois grandes ícones do esporte: 59,8%. Entre os campeões mundiais, apenas o primeiro campeão da história da F1, Giuseppe Farina (60% - 33 corridas disputadas), e o pentacampeão Juan Manuel Fangio (68% - 51 corridas disputadas), estão à frente.

Novos recordes

Mesmo sendo o maior destruidor de recordes da F1 atual, Hamilton ainda tem algumas importantes marcas a serem alcançadas na principal categoria do automobilismo mundial. Algumas delas, inclusive, pertencem justamente a Schumacher e a Senna.

Confira a lista que o iCarros preparou com os principais recordes que Hamilton ainda busca na F1:

Vitórias na mesma temporada:

Schumacher conquistou 13 em 18 corridas em 2004, enquanto Hamilton conquistou 11 em 2014. Ainda é possível bater esta marca neste ano (ele tem 7 vitórias), mas é improvável.

Vitórias de ponta a ponta:

Senna conquistou 19 na carreira e Hamilton tem 17 – ou seja, o inglês pode alcançar a marca ainda neste ano – em 2019, ele venceu assim em Mônaco e Paul Ricard.

Vitórias em um mesmo GP:

Schumacher tem 8 na França, enquanto Hamilton venceu 7 vezes no Canadá.

Vitórias com a mesma equipe:

Schumacher tem 72 com a Ferrari e Hamilton 59 com a Mercedes.

Vitórias em Mônaco:

Senna conquistou 6, enquanto Hamilton ainda tem 3.

Poles consecutivas:

Senna fez 8, enquanto Schumacher e Hamilton conseguiram no máximo 7 seguidas.

Pódios consecutivos:

Schumacher conquistou 19 e Hamilton teve 16 em sua melhor sequência.

Pódios no mesmo ano:

Schumacher conquistou 17 em 17 corridas em 2002. Hamilton igualou a marca de 17 em 2015, 2016 e também em 2018, mas pode superá-la em 2019.

Voltas mais rápidas:

Schumacher tem 77, enquanto Hamilton tem “apenas” 43 – talvez a marca mais difícil de ser alcançada.

Primeiras filas consecutivas:

Senna tem 24 largadas consecutivas na primeira fila, enquanto Hamilton conseguiu 20 entre 2014 e 2015.

Temporadas consecutivas com vitória:

Schumacher tem 15 (1992 -2006) e Hamilton tem 13 (2007-2019).

Voltas na liderança:

Schumacher tem 5.111 voltas em primeiro lugar, enquanto Hamilton tem 4.285.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.