entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Silvastone: a história de Senna no palco mais antigo da F1

Tradicional circuito inglês que recebeu o primeiro GP da F1 em 1950 já foi apelidado em homenagem ao piloto brasileiro

11/07/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O GP da Inglaterra é um dos mais tradicionais da história da Fórmula 1 e foi disputado em todas as temporadas desde a criação da principal categoria do automobilismo mundial em 1950.

Mesmo tendo sido disputado em algumas temporadas nos circuitos de Brands Hatch (12 vezes) e em Aintree (5 vezes), foi em Silverstone que o GP ficou imortalizado na história com 52 edições.

Berço do automobilismo inglês, Silverstone também ficou marcado na carreira de Ayrton Senna. Essa história, inclusive, começou bem antes dele chegar na F1. Para ser mais preciso, começou justamente em 1982, quando Senna venceu as três corridas que disputou no traçado inglês na Fórmula Ford 2000.

Mais vitórias na F3

Em 1983, a marca de vitórias foi ainda maior de Senna em Silverstone: seis triunfos em oito corridas disputadas na Fórmula 3 Inglesa. Foi então que o apelido pegou de vez nos jornais britânicos: Silvastone. Era uma referência ao sobrenome Da Silva, que era usado por Ayrton Senna da Silva em seus primeiros carros na Europa.

Para explicar melhor ao público inglês, os jornais ainda diziam que Da Silva no Brasil era semelhante com Smith na Inglaterra, um sobrenome bastante popular e familiar.

Com os títulos da Fórmula Ford 1600 em 1981, Fórmula Ford 2000 em 1982 e o da F3 Inglesa em 1983, Senna conquistou uma vaga na Toleman para estrear na F1 em 1984. Naquele ano, porém, a categoria fez o GP da Inglaterra em Brands Hatch, portanto a estreia de Senna em Silverstone na F1 aconteceria em 1985, com a Lotus.

Nesse GP, Senna pulou na ponta em uma de suas melhores largadas após sair da quarta posição e liderou 58 voltas das 65 voltas da corrida, perdendo o primeiro lugar somente por causa de um problema no consumo de combustível do motor Renault.

A 10ª vitória de Senna em Silverstone

A primeira e única vitória de Senna em Silverstone na F1 viria em 1988, quando o brasileiro fez uma de suas melhores corridas da carreira. Com muita chuva, Senna fez uma ultrapassagem brilhante sobre a Ferrari de Gerhard Berger, quando disputava a liderança da corrida.

Leia mais:
Análise: Verstappen salva F1 com corrida de campeão
Como o pit stop mudou a F1 para sempre
Fórmula 2: o caminho mais rápido para Fórmula 1

O brasileiro retardou a freada ao máximo que era possível na 13ª volta e segurou o carro em cima de Prost, quase colidindo com o rival, que precisou praticamente estacionar para Ayrton passar. O brasileiro completava uma volta de vantagem sobre o francês, que logo depois abandonaria a corrida alegando falta de condições para pilotar.

Essa foi a 10ª vitória de Senna em Silverstone em sua carreira, sendo este o circuito em que Ayrton mais ganhou corridas no automobilismo.

Vai trocar de carro? Veja aqui ofertas perto de você

Confira os números de Senna em Silverstone:

Fórmula Ford 1600 - 1 pódio em 1 corrida

Fórmula Ford 2000 - 3 vitórias e 3 pódios em 3 corridas

F3 Inglesa - 6 vitórias e 7 pódios em 8 corridas

F1 - 1 vitória e 3 pódios em 8 corridas

Total: 10 vitórias e 14 pódios em 20 corridas

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.