02/07/2019 - Rodrigo França / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros
A F1 está salva e devemos agradecer a Max Verstappen. Este foi o sentimento de milhões de fãs do automobilismo após a disputa do GP da Áustria no veloz circuito Red Bull Ring.
Leia mais:
Como o pit stop mudou a F1 para sempre
As histórias das 60 edições do GP da França de F1
O espelho retrovisor inventado para vencer corridas
Além de quebrar o domínio da Mercedes, que havia vencido todas as corridas até aqui na temporada 2019, o holandês de 21 anos conseguiu o primeiro lugar fazendo uma das melhores provas de sua carreira.
Largando na primeira fila, o piloto da Red Bull teve uma largada ruim e caiu para a sétima colocação. O que na F1 atual poderia parecer o fim do sonho da vitória na verdade serviu para dar mais ânimo à prova.
Um a um, Verstappen superou seus rivais, especialmente nas voltas finais. Ao ultrapassar a Ferrari de Sebastian Vettel, o holandês garantiu um lugar no pódio – algo que já seria uma boa prova de recuperação.
Mas ele quis mais: superou com facilidade a Mercedes de Valtteri Bottas e iniciou imediatamente a caça ao líder, o também jovem piloto Charles Leclerc. Com pneus melhores, Vertappen descontou rapidamente a diferença e tentou duas vezes a manobra. E no mesmo ponto: a curva 3, quase em forma de cotovelo depois de uma longa reta.
Os dois tocaram rodas, mas Max levou a melhor. A FIA anunciou depois da corrida que faria uma investigação. Suspense digno de Hollywood em Spielberg – com o perdão do trocadilho.
Mas três horas depois, os comissários deram seu veredito: acidente de corrida. Ainda bem: estava garantida a redenção da F1 depois de duas corridas problemáticas. Primeiro, por conta da polêmica punição a Vettel na manobra contra Lewis Hamilton no Canadá. Depois, com o entediante GP da França em Paul Ricard, praticamente sem ultrapassagens e disputas diretas pela liderança.
Simule aqui as parcelas do seu próximo carro
Verstappen salvou a F1 – mas a alta temperatura no final de semana (35 graus Celsius) e as características únicas do traçado do Red Bull Ring (na linha old school, com curvas velozes e brita) talvez sejam a exceção do ano.
Um cenário melhor será visto em Silverstone no dia 14 de julho. Mas, até lá, até os fãs mais descréditos da F1 ajudarão a formar o exercito laranja que tomou conta da Áustria.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro