entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Conheça a Mônaco da DTM, o histórico circuito de Norisring

O circuito de rua recebe a DTM neste final de semana, com Pietro Fittipaldi (BRA) competindo em seu Audi da equipe WRT

04/07/2019 - Rodrigo França / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O circuito de rua mais famoso da F1 praticamente todo fã de corrida conhece: Mônaco, nas charmosas ruas de Monte Carlo, na travada pista localizada à beira do Mar Mediterrâneo.

Mas há um circuito que para os pilotos da DTM, a principal categoria de carros de turismo do mundo, representa tanta tradição quanto o GP no Principado. Trata-se de Norisring, a única etapa em traçado urbano em toda temporada.

A pista tem um traçado bem peculiar: assim como Mônaco, é a mais curta do calendário. Mas ao contrário do Principado encravado no Sul da França, de baixa velocidade, a pista alemã é digna das famosas autobahns do país. O circuito é de alta velocidade, com os carros ultrapassando os 250 km/h.

“Esta é uma pista histórica, como se fosse a etapa de Mônaco da DTM, sendo um circuito de rua com poucas curvas em um traçado curto (2.300 metros) com retas longas. Tenho certeza que será uma um final de semana especial e disputado, já que os tempos de prova serão bem próximos”, diz Pietro, piloto de testes da Haas na F1.

Discursos nazistas e tragédia

Com sua história ligada inclusive aos desfiles do partido nazista e de discursos de Hitler no local onde hoje fica a arquibancada principal (com capacidade para 40 mil pessoas), e a reta de largada, Norisring se transformou num importante palco do automobilismo depois da Segunda Guerra Mundial.

Como parte das pistas antigas da Europa, também foi marcada por alguns acidentes trágicos, como o que vitimou o mexicano Pedro Rodriguez em 1971. Ele é um dos irmãos Rodriguez, que dá nome ao circuito que recebe o GP do México de F1.

Outra curiosidade é que o circuito fica na cidade de Nuremberg – mas o nome Nurembergring foi descartado pela possível confusão com Nurburgring – também escrita às vezes como Nuerburgring.

Desta forma, a cidade do sul da Alemanha (a cerca de 150 km de Munique) optou pelo seu nome em latim, Noris, para batizar a pista.

Além da DTM, a pista recebe outras provas importantes, como da F3 – entre seus vencedores recentes, estão dois pilotos do atual grid da F1: o britânico Lando Norris (da McLaren) e o canadense Lance Stroll (Racing Point).

Fittipaldi em busca do pódio

Após fazer uma boa etapa pela Audi Rosberg Team Sport na Itália, conquistando um top-5, Pietro Fittipaldi voltará a guiar pela equipe WRT Team Audi Sport, time em que iniciou no campeonato.

"Depois do top-5 na etapa passada, agora o novo objetivo é tentar meu primeiro pódio, quem sabe até a minha primeira vitória. É única pista de rua que temos no calendário e é a prova mais importante do ano, então vamos fazer tudo para buscar um bom resultado", diz Pietro, neto de Emerson Fittipaldi, bicampeão mundial da F1 e das 500 Milhas de Indianápolis.

A DTM disputa duas provas no circuito de rua de Norisring: uma no sábado e outra no domingo, sempre com largada às 8h (horário de Brasília).

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.