Você certamente já recebeu aqueles vídeos de motoristas desavisados que descumpriram a lei e, dirigindo na praia, viram seus carros atolados serem engolidos pelo mar.
Leia mais:
+ O Mercedes elétrico sem volante com 700 km de autonomia
+ Kia vai criar 4x4 militar sobre a base do SUV Mojave
Mas nos Estados Unidos a arte de dirigir na dura areia de locais como Daytona Beach renderam até uma categoria, a Nascar, sigla para National Association for Stock Car Auto Racing.
Foi nesta parte da Flórida que se regulamentou o formato de corridas que deram origem à Nascar, a Stock Car norte-americana, tão popular quanto basquete e beisebol. No início, os carros corriam parte da pista na própria areia da praia de Daytona, que, até hoje, é uma das poucas praias que aceita o tráfego de carros.
Em 1948, Bill France fundou a categoria que hoje movimenta bilhões de dólares.
Mas no começo os boxes eram na própria areia da praia – os carros faziam uma espécie de circuito oval, ligando a estrada 101, litorânea (asfaltada) e entrando na reta “principal” em plena faixa de areia dura de Daytona Beach – similar a de praias maiores como a do litoral da Baixada Santista, por exemplo.
E aí você se pergunta. Mas os carros não podiam atolar na areia mais “fofa”, na curva chegando ao asfalto? Sim, e isso já trazia ainda mais emoções para as corridas, já que os carros eram bem próximos aos carros de rua (daí o nome “Stock Car”, carro de estoque).
Ostentação e acelerando em Daytona
Mas agora os carros passam dos 320 km/h e correm em super-ovais, como o de Daytona, onde você inclusive pode realizar o sonho de ser piloto por um dia em um programa (drivepetty.com) licenciado pela lenda Richard Petty (o maior campeão de todos os tempos da Nascar).
Oito voltas no circuito custam a partir de USD 450, com você ao volante, claro! Mesmo sem experiência prévia em corrida, os amadores costumam superar os 260 km/h!
No caminho para Daytona, tente fazer uma pausa em Palm Beach. Já que você teve a vida de um piloto da Nascar (ainda que por apenas 8 voltas), vale a pena conhecer esta cidade que é o destino de férias de inverno de boa parte das celebridades americanas.
Isso porque o inverno da Flórida é o mais ameno dos EUA, o que torna a alta estação aqui mais coincidente com os meses de dezembro a março - como o verão aqui do Brasil.
A ostentação faz parte do cenário, sobretudo na Worth Avenue, que rivaliza com a Rodeo Drive, do outro lado dos EUA, na Califórnia, como os endereços mais exclusivos dos EUA.
Um verdadeiro salão do automóvel a céu aberto de espera -Ferrari, Porsche, Lamborghini... Uma Mônaco ao melhor estilo norte-americano. E pensar que tudo começou 70 anos atrás correndo nas areias da praia de Daytona Beach…
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Automobilismo
-
- Últimas
-
- Conheça o grid completo da Fórmula 1 2022: As 10 equipes da F1 já confirmaram suas duplas de pilotos para o ano que vem
- Dirigir na praia? Nos EUA, esta arte criou a Nascar: Além de visitar a praia onde a Stock Car dos EUA nasceu, você pode acelerar um dos carros da categoria
- Chico Serra: Senna seria rápido em qualquer era da F1: Tricampeão da Stock Car e com experiência em carros de várias épocas, Chico Serra esteve no programa Velocidade iCarros
- Como domar um carro a 360 km/h nas 24 Horas de Le Mans: Raul Boesel foi o 2º colocado em Le Mans no ano de 1991 e recordou histórias curiosas da prova no Velocidade iCarros
- Fittipaldi na F3 e Piquet na F2: nova geração sonha com F1: Enzo Fittipaldi foi confirmado na FIA F3 pela equipe alemã HWA e Pedro Piquet estará no grid da F2 pela Charouz
- F1 registra público total de 4 milhões na temporada: Com um aumento de 1,75% em relação ao ano passado, cerca de 4 milhões de pessoas foram a pelo menos um dos 21 GPs
- F1 Brasil: conheça detalhes de 3 carros lendários de Senna: Homenagem da F1 promove estreias de carros históricos de Senna em SP durante evento no Ibirapuera neste sábado
- Cingapura responderá se ascensão da Ferrari é real na F1: Equipe italiana busca terceira vitória seguida com Charles Leclerc, que venceu na Bélgica e na Itália
- F1 vive melhor momento dos últimos anos com GPs emocionantes: Após quatro corridas seguidas com emoção até volta final, categoria supera monotonia do domínio da Mercedes
- Vitórias brasileiras marcam ano da F4 nos EUA: Categoria norte-americana vira porta de entrada para brasileiros que buscam afirmação nas competições de monopostos
- As histórias das 60 edições do GP da França de F1: GP da França foi palco de 6 vitórias de Alain Prost; Schumacher e Ferrari dominam estatísticas na história da corrida
- O conflito de gerações na Stock Car: Pilotos experientes e jovens dividem as pistas e trazem emoção para a principal categoria do automobilismo brasileiro
- 24 Horas de Le Mans 2019: tudo sobre a corrida: iCarros preparou um guia especial com os principais detalhes da maior corrida de endurance do mundo
- O Brasil em busca da vitória inédita nas 24 Horas de Le Mans: 24 Horas de Le Mans 2019 acontece neste final de semana na França onde o Brasil nunca venceu na categoria principal
- Mais uma rivalidade das pistas vira filme: Ford vs Ferrari: Lançamento do filme nos EUA foi na Indy-500. Entrevistamos Matt Damon e Christian Bale, os atores principais da película
- Apertou,passou: como é o botão de ultrapassagem na Stock Car: Pista técnica e com poucos pontos de ultrapassagem, Londrina tem como ponto-chave a gestão dos botões de ultrapassagem
- Há 35 anos, o primeiro show de Ayrton Senna na F1: Com a modesta equipe Toleman, o então piloto brasileiro de 24 anos brigou pela vitória e conquistou seu primeiro pódio
- Jaguar I-Pace eTrophy: rodada final com Brasil na frente: Final será em julho em Nova York e a liderança é de Sergio Jimenez, com Cacá Bueno também com chances de ser campeão
- Fim do tabu de 99 anos: vitória da França na Indy-500: Simon Pagenaud quebrou tabu centenário – desde 1920, com Gaston Chevrolet, os franceses não venciam a famosa corrida
- Jaguar Brazil Racing encara etapa decisiva em Berlim: Sérgio Jimenez é vice-líder e está a apenas um ponto do 1º colocado do campeonato