O Chevrolet Onix Plus foi eleito o carro a combustão mais econômico do Brasil pelo quarto ano consecutivo, levando em consideração as maiores médias de cada veículo. As informações de consumo dos modelos 2023 foram oficializadas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o PBEV, e os dados revelados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Ao todo foram analisados carros de 35 marcas diferentes que atuam no Brasil, sendo 747 versões de veículos. Somente 49 deles são híbridos plug-in e 68 totalmente elétricos.
Levando em consideração apenas os movidos a combustão, o Onix Plus conseguiu a média de 17,5 km/l na estrada com gasolina, número este que muitas vezes não vemos nem em carros híbridos.
O sedã da Chevrolet ainda percorre 12,4 km/l de etanol na estrada em ciclo de condução padrão. Entre os modelos turbo, o Onix Plus apresenta a melhor eficiência energética ao percorrer 16,9 km/l (g) e 11,8 km/l (e), respectivamente.
“A combinação entre motor de baixo consumo, pneus e rolamentos de atrito reduzido, carroceria aerodinâmica, direção com assistência elétrica, sistema de gerenciamento de cargas elétricas, além de uma calibração otimizada do sistema de propulsão bem como a aplicação de materiais de alta resistência para redução de massa são o que garantem um funcionamento muito mais eficiente do conjunto”, explica Ricardo Fanucchi, diretor-geral da Engenharia de Produtos da GM América do Sul.
Os dados de consumo e eficiência energética são os mesmos que constam nas etiquetas dos automóveis no showroom das concessionárias.
Confira a lista abaixo dos 5 carros mais econômicos do Brasil:
*Ordem levando em consideração a maior média de cada veículo
1- Chevrolet Onix Plus
Consumo com etanol: 9,5 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada
Consumo com gasolina: 13,6 km/l na cidade e 17,5 km/l na estrada
Consumo energético: 1,40 mJ/km
2- Chevrolet Onix 1.0 LT Manual
Consumo com etanol: 9,4 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada
Consumo com gasolina: 13,3 km/l na cidade e 16,6 km/l na estrada
Consumo energético: 1,45 mJ/km
3- Polo TSI Manual
Consumo com etanol: 9,6 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada
Consumo com gasolina: 14 km/l na cidade e 16,4 km/l na estrada
Consumo energético: 1,42 mJ/km
4- Peugeot 208 Like 1.0
Consumo etanol: 10,4 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada
Consumo gasolina: 14,7 km/l na cidade e 16,3 km/l na estrada
Consumo energético: 1,37 mJ/km
5- Fiat Cronos 1.0 Drive Manual
Consumo com etanol: 9,9 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada
Consumo com gasolina: 14 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada
Consumo energético: 1,42 mJ/km
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Top 10
-
- Últimas
-
- Dez carros brasileiros que duraram apenas uma geração: Com ajuda nos nossos leitores, listamos mais dez carros que não passaram de uma geração no Brasil
- 8 carros usados automáticos por menos de R$ 35 mil: Conheça alguns modelos de carros usados que você pode comprar por até R$ 35.000
- Dez carros usados gastando menos do que R$ 30 mil: É possível encontrar diversas opções bem equipadas gastando menos do que você pagaria no 0km mais barato
- Dez carros usados que você pode comprar com até R$ 10.000: Se o orçamento está apertado, conheça alguns modelos de carros usados que você pode comprar com menos de cinco dígitos
- As matérias que mais bombaram no iCarros em 2019: Uma seleção das notícias, avaliações e matérias especiais que vocês leitores mais acessaram em 2019
- Jeep foi a que mais dependeu de venda direta em outubro: Mais de 70% das vendas de Renegade e Compass em outubro no Brasil foram na modalidade direta
- Ford volta para as quatro grandes em outubro: Enquanto Ford volta ao posto clássico, Renault despenca e é ultrapassada até pela Toyota
- VW T-Cross passa Honda HR-V em outubro e Hyundai Creta cai: Dois meses atrás, Creta foi líder, agora o SUV compacto da Hyundai luta para conquistar seu espaço
- SUVs são que mais dependeram de vendas diretas em setembro: Entre os líderes da categoria, como o Jeep Renegade, mais de 60% das suas vendas foram provida pela modalidade direta
- Mais vendidos de 2019: Corolla lidera, Civic é apenas 4º: Ranking de vendas global mostra sedã Toyota na liderança para o primeiro semestre de 2019. RAV4 é terceiro
- Com Peugeot, Corsa está entre os mais vendidos da Alemanha: Renovado após a aquisição da Opel pela PSA e utilizando plataforma de Peugeot 208, novo Corsa sobe no ranking alemão
- Toyota Hilux é apenas a 4ª caminhonete mais vendida do mundo: Picape média vendeu bem no primeiro semestre de 2019, mas ficou atrás do trio norte-americano de Ford, Chevrolet e RAM
- Chevrolet Onix mantém liderança antes da nova geração: Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostram sucesso do modelo. Prisma é terceiro
- Etios vende mais que Onix, Ka e Gol na Argentina em agosto: Fora do ranking dos carros mais vendidos do Brasil, Toyota Etios é o queridinho na Argentina
- VW T-Cross passa Honda HR-V em agosto e Hyundai Creta lidera: Ranking de SUVs mais vendidos do Brasil em agosto surpreendeu com a liderança do Creta e a virada do T-Cross
- CAOA Chery na frente da Peugeot em julho, Jeep perto da Ford: Sem a soma dos comerciais leves, a Chery começa a ameaçar a Citroën, enquanto Jeep e Ford ficam mais próximas que nunca
- Mesmo morto, Peugeot 408 ainda é um dos sedãs mais vendidos: Faz alguns meses que o Peugeot 408 saiu de linha, mas ele ainda conseguiu um lugar no top 10 de julho
- Reestilização faz Logan despencar, Versa acelera em julho: Mudanças visuais no Renault Logan no meio do mês atrapalharam suas vendas e quem se deu bem foi o Nissan Versa
- 19 marcas que chamam seus SUVs do mesmo jeito: Se entre os modelos de passeio não há muito padrão de nomenclatura, com os SUVs as marcas costumam manter tradições
- Julho: Compass passa Corolla. CAOA Chery Tiggo 5X surpreende: SUV médio da Jeep supera grandes nomes e se mantém como o SUV mais vendido do mês. Onix continua com ampla liderança