Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em 2022 foram emplacados no Brasil 1.957.699 carros e comerciais leves. Destes, 8.458 eram BEVs, ou veículos movidos apenas por baterias. Destacamos aqui, entre eles, os 10 mais vendidos no ano.
Tendência de alta
Antes da lista, porém, vamos a algumas informações interessantes, especialmente para você que, depois de ler o parágrafo acima, notou que os elétricos não correspondem sequer a 0,5% do total de veículos comercializados e que pode estar achando que eles não merecem tanta atenção assim.
Pois enquanto o mercado de veículos em geral no Brasil, em 2022, caiu 0,8% em comparação a 2021, os BEVs subiram 196%. E essa é uma tendência que vem desenhando uma curva ascendente radical – em 2020, haviam sido emplacados apenas 801 unidades desse tipo.
Justificativa posta, vamos então aos 10 mais de 2022 – que, para ficar mais emocionante, listamos do último para o primeiro. Os dados, assim como o ranking a seguir são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE):
Em 10º lugar, com 244 unidades, o furgão Citroën ë-Jumpy, o primeiro modelo elétrico da marca do duplo chevron lançado no Brasil. Além do trema no E, traz itens como ar-condicionado, piloto automático e sensor de chuva. Custa hoje R$ 334.990 e roda até 330 km com uma carga na bateria.
Em 9º, o mundialmente conhecido Nissan Leaf, com 347 emplacamentos. É capaz de rodar até 273 km em ciclo urbano com uma carga em sua bateria de 40 kWh. Traz uma série de sistemas de assistência de condução avançados, visão 360º por câmeras etc. Custa hoje, em promoção, R$ 235.800.
O 8º lugar é do pequeno clássico eletrificado britânico Mini Cooper SE, que custa hoje a partir de R$ 252.990, com 384 unidades. Ele consegue rodar até 234 km em ciclo urbano com uma carga em sua bateria de 32,6 kWh de capacidade e oferece 184 cv de potência nas rodas dianteiras.
Um pequeno utilitário ocupa a 7ª posição: o Renault Kangoo Z.E.MAXI, com seus até 270 km de autonomia. Um dos destaques do carro é a versatilidade, podendo ter 2 ou 5 assentos, privilegiando a carga ou, também, os passageiros. Vendeu 400 unidades em 2022 e custa R$ 209.000.
Com 424 unidades vendidas, o luxuoso e potente Audi e-Tron chega em 6º. Além de um altíssimo padrão de acabamento e de recursos de conforto e desempenho – são 300kW, equivalentes a 408 cv de potência –, o SUV pode rodar até 436 km com uma carga na bateria. Custa a partir de R$ 615.290.
Na 5ª posição está o crossover Volvo C40 Recharge, modelo que emplacou 584 unidades. A montadora informa que ele pode rodar até 247 km com uma carga, que pode ter reabastecida até 80% de sua capacidade em breves 28 minutos. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos e custa R$ 429.950.
Em 4º lugar, com 594 pares de placas instaladas nos para-choques, está o Renault Kwid E-Tech. É capaz de rodar até 298 km em ciclo urbano. Por R$ 146.990,00, briga pelo posto de modelo mais barato de nosso mercado e pode ter 80% da carga de sua bateria reposta em até 40 minutos.
Com a medalha de bronze, no 3º espaço do pódio, chega o JAC e-JS1 com suas 609 unidades vendidas. Custa R$ 145.900 e pode rodar até 302 km com uma carga em sua bateria de 30 kWh. Levinho – são apenas 1.180 kg – é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos.
A vice-liderança ficou com o pequeníssimo Caoa Chery iCar, que vendeu 782 unidades. Com 61cv de potência e parrudinhos 15,3 kgfm de torque, é ágil no trânsito, mas não passa dos 100 km/h. Pode rodar até 282 km e custa R$ 149.990.
E o primeiro lugar, disparado, é do SUV Volvo XC40 Recharge, com 1.770 unidades vendidas – número bom até para um importado de luxo a combustão. Custando hoje a partir de R$ 329.950, segundo a Volvo, ele oferece 305 km de autonomia elétrica, 408 cv de potência e 0-100 km/h em 4,9 segundos.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Top 10
-
- Últimas
-
- Dez carros brasileiros que duraram apenas uma geração: Com ajuda nos nossos leitores, listamos mais dez carros que não passaram de uma geração no Brasil
- 8 carros usados automáticos por menos de R$ 35 mil: Conheça alguns modelos de carros usados que você pode comprar por até R$ 35.000
- Dez carros usados gastando menos do que R$ 30 mil: É possível encontrar diversas opções bem equipadas gastando menos do que você pagaria no 0km mais barato
- Dez carros usados que você pode comprar com até R$ 10.000: Se o orçamento está apertado, conheça alguns modelos de carros usados que você pode comprar com menos de cinco dígitos
- As matérias que mais bombaram no iCarros em 2019: Uma seleção das notícias, avaliações e matérias especiais que vocês leitores mais acessaram em 2019
- Jeep foi a que mais dependeu de venda direta em outubro: Mais de 70% das vendas de Renegade e Compass em outubro no Brasil foram na modalidade direta
- Ford volta para as quatro grandes em outubro: Enquanto Ford volta ao posto clássico, Renault despenca e é ultrapassada até pela Toyota
- VW T-Cross passa Honda HR-V em outubro e Hyundai Creta cai: Dois meses atrás, Creta foi líder, agora o SUV compacto da Hyundai luta para conquistar seu espaço
- SUVs são que mais dependeram de vendas diretas em setembro: Entre os líderes da categoria, como o Jeep Renegade, mais de 60% das suas vendas foram provida pela modalidade direta
- Mais vendidos de 2019: Corolla lidera, Civic é apenas 4º: Ranking de vendas global mostra sedã Toyota na liderança para o primeiro semestre de 2019. RAV4 é terceiro
- Com Peugeot, Corsa está entre os mais vendidos da Alemanha: Renovado após a aquisição da Opel pela PSA e utilizando plataforma de Peugeot 208, novo Corsa sobe no ranking alemão
- Toyota Hilux é apenas a 4ª caminhonete mais vendida do mundo: Picape média vendeu bem no primeiro semestre de 2019, mas ficou atrás do trio norte-americano de Ford, Chevrolet e RAM
- Chevrolet Onix mantém liderança antes da nova geração: Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostram sucesso do modelo. Prisma é terceiro
- Etios vende mais que Onix, Ka e Gol na Argentina em agosto: Fora do ranking dos carros mais vendidos do Brasil, Toyota Etios é o queridinho na Argentina
- VW T-Cross passa Honda HR-V em agosto e Hyundai Creta lidera: Ranking de SUVs mais vendidos do Brasil em agosto surpreendeu com a liderança do Creta e a virada do T-Cross
- CAOA Chery na frente da Peugeot em julho, Jeep perto da Ford: Sem a soma dos comerciais leves, a Chery começa a ameaçar a Citroën, enquanto Jeep e Ford ficam mais próximas que nunca
- Mesmo morto, Peugeot 408 ainda é um dos sedãs mais vendidos: Faz alguns meses que o Peugeot 408 saiu de linha, mas ele ainda conseguiu um lugar no top 10 de julho
- Reestilização faz Logan despencar, Versa acelera em julho: Mudanças visuais no Renault Logan no meio do mês atrapalharam suas vendas e quem se deu bem foi o Nissan Versa
- 19 marcas que chamam seus SUVs do mesmo jeito: Se entre os modelos de passeio não há muito padrão de nomenclatura, com os SUVs as marcas costumam manter tradições
- Julho: Compass passa Corolla. CAOA Chery Tiggo 5X surpreende: SUV médio da Jeep supera grandes nomes e se mantém como o SUV mais vendido do mês. Onix continua com ampla liderança