Desde que a CAOA assumiu as operações da Chery no Brasil, a marca chinesa passou por uma verdadeira virada. Investindo pesado na
família de SUVs Tiggo, a CAOA Chery ficou novamente à frente da Peugeot em julho e agora começa a ameaçar a Citroën. Nos andares mais altos, a Jeep fica cada vez mais próxima da Ford.
Leia mais:
Julho: Compass passa Corolla. CAOA Chery Tiggo 5X surpreende
Como a Chery transformou o Tiggo em uma família de SUVs
19 marcas que chamam seus SUVs do mesmo jeito
Franca vs. China
A diferença entre a Citroën e a CAOA Chery se estreitou em julho. A Peugeot já havia ficado para trás alguns meses antes e agora a chinesa começa a avançar. Tanto Citroën quanto CAOA Chery tem em um SUV compacto seu principal produto: C4 Cactus e Tiggo 5X. A Peugeot aposta na renovação do 2008 para tentar voltar a crescer.
Ford desce, Jeep sobe
Nunca Jeep e Ford ficaram tão perto. Apesar de a diferença nas vendas ter aumentado, dando vantagem para a marca do oval azul, a fabricante de SUVs está apenas uma posição atrás. Ford vem sofrendo com a diminuição da gama e o forte avanço de Hyundai, Renault e Toyota. Se somados os comerciais leves, as posições de Jeep e Ford não mudam, mas a vantagem aumenta.
A diferença que faz um comercial leve
O ranking abaixo sem a soma de modelos comerciais e picapes revela quanto algumas marcas dependem desse tipo de segmento. A Fiat, por exemplo, fica atrás da Hyundai quando removidas as vendas de Toro, Strada, Fiorino, Doblò e Ducato. Por conta da Hilux, a Toyota salta da sexta posição no ranking para a quarta quando considerados todos os modelos.
Simule aqui as parcelas do seu próximo carro
Já o jogo entre CAOA Chery, Peugeot e Citroën é vencido de longe pelas francesas quando sua linha comercial entra em jogo. Assim, a Chery é jogada para o 14º lugar, enquanto a Citroën e Peugeot mantém as posições de antes. Quem assume a 12ª colocação é a Mitsubishi graças ao esforço da L200 Triton.
Confira a lista das fabricantes mais vendidas de julho de 2019 (apenas automóveis):
1. Chevrolet: 36.356 unidades
2. Volkswagen: 30.545 unidades
3. Hyundai: 18.733 unidades
4. Fiat: 16.803 unidades
5. Renault: 16.767 unidades
6. Toyota: 16.752 unidades
7. Ford: 16.660 unidades
8. Jeep: 12.006 unidades
9. Honda: 10.975 unidades
10. Nissan: 8.285 unidades
11. Citroën: 2.104 unidades
12. CAOA Chery: 1.799 unidades
13. Peugeot: 1.632 unidades
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Top 10
-
- Últimas
-
- Dez carros brasileiros que duraram apenas uma geração: Com ajuda nos nossos leitores, listamos mais dez carros que não passaram de uma geração no Brasil
- 8 carros usados automáticos por menos de R$ 35 mil: Conheça alguns modelos de carros usados que você pode comprar por até R$ 35.000
- Dez carros usados gastando menos do que R$ 30 mil: É possível encontrar diversas opções bem equipadas gastando menos do que você pagaria no 0km mais barato
- Dez carros usados que você pode comprar com até R$ 10.000: Se o orçamento está apertado, conheça alguns modelos de carros usados que você pode comprar com menos de cinco dígitos
- As matérias que mais bombaram no iCarros em 2019: Uma seleção das notícias, avaliações e matérias especiais que vocês leitores mais acessaram em 2019
- Jeep foi a que mais dependeu de venda direta em outubro: Mais de 70% das vendas de Renegade e Compass em outubro no Brasil foram na modalidade direta
- Ford volta para as quatro grandes em outubro: Enquanto Ford volta ao posto clássico, Renault despenca e é ultrapassada até pela Toyota
- VW T-Cross passa Honda HR-V em outubro e Hyundai Creta cai: Dois meses atrás, Creta foi líder, agora o SUV compacto da Hyundai luta para conquistar seu espaço
- SUVs são que mais dependeram de vendas diretas em setembro: Entre os líderes da categoria, como o Jeep Renegade, mais de 60% das suas vendas foram provida pela modalidade direta
- Mais vendidos de 2019: Corolla lidera, Civic é apenas 4º: Ranking de vendas global mostra sedã Toyota na liderança para o primeiro semestre de 2019. RAV4 é terceiro
- Com Peugeot, Corsa está entre os mais vendidos da Alemanha: Renovado após a aquisição da Opel pela PSA e utilizando plataforma de Peugeot 208, novo Corsa sobe no ranking alemão
- Toyota Hilux é apenas a 4ª caminhonete mais vendida do mundo: Picape média vendeu bem no primeiro semestre de 2019, mas ficou atrás do trio norte-americano de Ford, Chevrolet e RAM
- Chevrolet Onix mantém liderança antes da nova geração: Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostram sucesso do modelo. Prisma é terceiro
- Etios vende mais que Onix, Ka e Gol na Argentina em agosto: Fora do ranking dos carros mais vendidos do Brasil, Toyota Etios é o queridinho na Argentina
- VW T-Cross passa Honda HR-V em agosto e Hyundai Creta lidera: Ranking de SUVs mais vendidos do Brasil em agosto surpreendeu com a liderança do Creta e a virada do T-Cross
- CAOA Chery na frente da Peugeot em julho, Jeep perto da Ford: Sem a soma dos comerciais leves, a Chery começa a ameaçar a Citroën, enquanto Jeep e Ford ficam mais próximas que nunca
- Mesmo morto, Peugeot 408 ainda é um dos sedãs mais vendidos: Faz alguns meses que o Peugeot 408 saiu de linha, mas ele ainda conseguiu um lugar no top 10 de julho
- Reestilização faz Logan despencar, Versa acelera em julho: Mudanças visuais no Renault Logan no meio do mês atrapalharam suas vendas e quem se deu bem foi o Nissan Versa
- 19 marcas que chamam seus SUVs do mesmo jeito: Se entre os modelos de passeio não há muito padrão de nomenclatura, com os SUVs as marcas costumam manter tradições
- Julho: Compass passa Corolla. CAOA Chery Tiggo 5X surpreende: SUV médio da Jeep supera grandes nomes e se mantém como o SUV mais vendido do mês. Onix continua com ampla liderança