Não é nada incomum que as fabricantes automotivas mantenham padrões de nomes em seus carros, em especial nas marcas de luxo. Sejam siglas como usam BMW, Mercedes-Benz e Audi ou nomes de vento como a Volkswagen faz em seus sedãs: há um padrão. No entanto, esse comportamento é ainda mais comum entre os SUVs, como provam essas 18 marcas.
Leia mais:
Hyundai Creta 2020 começa a ser vendido. Veja o preço
Ford anuncia mudanças para o EcoSport Freestyle 2020
Mercedes-Benz GLB chega como SUV médio de 7 lugares
Conheça agora os padrões que cada uma das 19 fabricantes usa para batizar seus SUVs. Algumas marcas não têm atuação oficial no Brasil, mas foram inclusas na lista por suas curiosas tradições.
Ford
Já reparou que todo SUV da Ford começa com a letra E? EcoSport, Escape, Edge, Explorer, Expedition e por aí vai. Há algumas raras exceções, como Kuga, que é o nome do Escape na Europa, além do inédito Puma.
Volkswagen
Como regra, todo SUV da Volkswagen começa com a letra T. É por isso que T-Cross e T-Roc possuem esse hífen no nome. Vale lembrar que o T se pronuncia em inglês, algo como “Tee” neses dois carros. Outros SUVs da VW com T são Tiguan, Touareg, Teramont, Tharu, Tayron e Tarek. O Atlas não segue essa regra apenas nos EUA, porque em outros lugares ele se chama Teramont.
Hyundai
O padrão da Hyundai não é tão fácil assim de identificar. Todos os SUVs da marca utilizam nomes de cidades, em sua maioria americanas: Santa Fé, Vera Cruz, Tucson, Kona e Palisade. O Creta também usa nome de cidade, mas não americana já que não é oferecido nos EUA. A única exceção ficou por conta do novato Venue.
Audi
Assim como os modelos de passeio da Audi usam a sigla A, os esportivos de meio termo são S e os modelos mais insanos vão para a sigla RS, os SUVs também tem seu padrão. A letra Q é usada em Q2, Q3, Q5, Q7 e Q8 da Audi em referência à tração integral quattro, que nem sempre está presente, mas tudo bem.
Peugeot
Padronizada em todos os seus carros desde os primórdios, a Peugeot sempre usou um número constituído por três elementos: o primeiro identifica o tamanho do carro, o segundo é sempre zero e o terceiro indicava a geração até que parou em 8. Nos SUVs a lógica é a mesma, mas são usados dois zeros no meio, formando assim 2008, 3008 e 5008.
Volvo
Na Volvo, S é para sedã, V para peruas (e para um hatch), C para esportivos e XC para os SUVs. A sigla XC vem de Cross Country, que é o nome das variantes aventureiras das peruas da marca. O número seguinte representa a família do modelo: assim, o XC60 está ligado ao S60 e a V60, tal qual XC90 tem como irmãos o S90 e a V90. XC40 segue solo.
Mazda
A Mazda ama usar números em seus carros. Os modelos de passeio não possuem nome próprio, adotando apenas um número. Entre os SUVs, a sigla CX seguida pelo hífen determina que é um SUV. CX-3, CX-4, CX-5, CX-7 e CX-9 seguem a regra, o único que foge um pouco é o CX-30 que adiciona um zero onde nunca houve.
Honda
Na Honda, o padrão de nome de SUVs não é seguido à risca. Existem alguns modelos que são exceção como Pilot e Passport, mas a maioria usa a sigla R-V. Geralmente o V significa Vehicle e o R muda para cada carro. É assim com: BR-V, CR-V, HR-V, UR-V, WR-V e XR-V.
BMW
Com linha dominada por modelos tratados como Série tal, a BMW deu um padrão diferente para os SUVs. Aqui, a sigla usada é X, em alusão ao sistema de tração integral Xdrive – do mesmo jeito que a Audi usa Q para remeter à tração quattro. A linha é extensa e vai de X1 até X7 sem pular um número sequer.
Chery
Nascido como um modelo solo, o nome Tiggo agora é usado por toda uma família de SUVs. Para diferenciar cada SUV da Chery, eles adotam uma numeração em seguida. Alguns casos, como o Tiggo 5X e o Tiggo 3X, há inclusão do X para diferenciar do modelo antigo que continua em produção. Na linha ainda há Tiggo 2, Tiggo 3, Tiggo 5, Tiggo 7 e Tiggo 8.
Buick
Viva até hoje por ser uma marca com presença muito forte na China, a Buick tem uma tradição na hora de chamar seus SUVs. Todo utilitário esportivo da marca começa com En: Encore, Enclave e Envision. Há boatos de um novo SUV que deve se chamar Enspire e que manterá o padrão.
JAC
Aqui o padrão muda de acordo com o país. No Brasil, todo SUV da JAC é batizado com a letra T seguida por dois números: T40, T50, T60 e T80. Já houve um período com apenas um número, quando eram vendidos T5 e T6. Já na China, o nome é Refine seguido por S e um número: Refine S2, Refine S3, Refine S4, Refine S5 e Refine S7.
Jaguar
A Jaguar possui uma antiga tradição de batismo em seus modelos, mas hoje as coisas estão mais organizadas. Todo sedã é X seguido por uma letra que determina sua categoria. Os esportivos são Type e os SUVs são Pace, até ono caso dos elétricos como é com o I-Pace. Assim a linha tem E-Pace ligado ao sedã XE, F-Pace ligado ao XF e o futuro J-Pace atrelado ao XJ.
Lexus
Desde que a Lexus surgiu no mercado, há um padrão para seus modelos. Todos os carros tem nome constituído por duas letras (exceto o LFA), sendo a primeira correspondente ao segmento que o modelo pertence e a segunda à categoria: S para sedã e X para SUVs. Na ordem de tamanho temos UX, NX, RX, GX e LX.
Mercedes-Benz
Houve uma época em que a nomenclatura dos SUVs da Mercedes-Benz era uma verdadeira bagunça. No entanto, em 2014 ela anunciou a padronização dos nomes seguindo a mesma lógica das Classes. Assim, todo SUV tem nome GL seguido pela letra da Classe o qual pertence. Atualmente temos em linha GLA, GLB, GLC, GLE e GLS. O único de fora é o Classe G, um clássico da marca que inspirou a sigla dos SUVs de passeio.
Cadillac
A exceção do gigantesco Escalade, que foi o primeiro SUV da Cadillac, o restante da linha traz uma nova padronização de nomes. Todo SUV tem XT no nome seguido por um número: XT4, XT5 e XT6. É assim também com os sedãs, mas a sigla para eles é CT.
Opel
Pouco antes da compra pela Peugeot Citroën, a Opel padronizou o nome dos seus SUVs. Todos trazem a letra X ao final do nome: Mokka X, Grandland X e Crossland X. Exceto o Mokka, os outros dois trazem land no nome, que pode se tornar outro padrão para os SUVs da Opel.
Toyota
O caso Toyota de tradição nos nomes aconteceu sem querer e apenas no Brasil. Não há um padrão global para o nome dos modelos, que variam de nomes como Fortuner (como é batizado o SW4 fora do nosso país), passando por siglas como C-HR e chegando a combinação com numerais em 4Runner e RAV4. Aqui no Brasil, os dois únicos SUVs da marca tem o número 4 no nome: SW4 e RAV4.
Skoda
Tal qual a Volkswagen, a Skoda também tem tradição com letras em seus SUVs, mas a marcha tcheca vai além. Todo SUV Skoda começa com a letra K e termina com Q. A tradição começou com o Kodiaq e foi repassada aos irmãos mais novos Karoq e Kamiq.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
- Links relacionados
-
- Top 10
-
- Últimas
-
- Dez carros brasileiros que duraram apenas uma geração: Com ajuda nos nossos leitores, listamos mais dez carros que não passaram de uma geração no Brasil
- 8 carros usados automáticos por menos de R$ 35 mil: Conheça alguns modelos de carros usados que você pode comprar por até R$ 35.000
- Dez carros usados gastando menos do que R$ 30 mil: É possível encontrar diversas opções bem equipadas gastando menos do que você pagaria no 0km mais barato
- Dez carros usados que você pode comprar com até R$ 10.000: Se o orçamento está apertado, conheça alguns modelos de carros usados que você pode comprar com menos de cinco dígitos
- As matérias que mais bombaram no iCarros em 2019: Uma seleção das notícias, avaliações e matérias especiais que vocês leitores mais acessaram em 2019
- Jeep foi a que mais dependeu de venda direta em outubro: Mais de 70% das vendas de Renegade e Compass em outubro no Brasil foram na modalidade direta
- Ford volta para as quatro grandes em outubro: Enquanto Ford volta ao posto clássico, Renault despenca e é ultrapassada até pela Toyota
- VW T-Cross passa Honda HR-V em outubro e Hyundai Creta cai: Dois meses atrás, Creta foi líder, agora o SUV compacto da Hyundai luta para conquistar seu espaço
- SUVs são que mais dependeram de vendas diretas em setembro: Entre os líderes da categoria, como o Jeep Renegade, mais de 60% das suas vendas foram provida pela modalidade direta
- Mais vendidos de 2019: Corolla lidera, Civic é apenas 4º: Ranking de vendas global mostra sedã Toyota na liderança para o primeiro semestre de 2019. RAV4 é terceiro
- Com Peugeot, Corsa está entre os mais vendidos da Alemanha: Renovado após a aquisição da Opel pela PSA e utilizando plataforma de Peugeot 208, novo Corsa sobe no ranking alemão
- Toyota Hilux é apenas a 4ª caminhonete mais vendida do mundo: Picape média vendeu bem no primeiro semestre de 2019, mas ficou atrás do trio norte-americano de Ford, Chevrolet e RAM
- Chevrolet Onix mantém liderança antes da nova geração: Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores mostram sucesso do modelo. Prisma é terceiro
- Etios vende mais que Onix, Ka e Gol na Argentina em agosto: Fora do ranking dos carros mais vendidos do Brasil, Toyota Etios é o queridinho na Argentina
- VW T-Cross passa Honda HR-V em agosto e Hyundai Creta lidera: Ranking de SUVs mais vendidos do Brasil em agosto surpreendeu com a liderança do Creta e a virada do T-Cross
- CAOA Chery na frente da Peugeot em julho, Jeep perto da Ford: Sem a soma dos comerciais leves, a Chery começa a ameaçar a Citroën, enquanto Jeep e Ford ficam mais próximas que nunca
- Mesmo morto, Peugeot 408 ainda é um dos sedãs mais vendidos: Faz alguns meses que o Peugeot 408 saiu de linha, mas ele ainda conseguiu um lugar no top 10 de julho
- Reestilização faz Logan despencar, Versa acelera em julho: Mudanças visuais no Renault Logan no meio do mês atrapalharam suas vendas e quem se deu bem foi o Nissan Versa
- 19 marcas que chamam seus SUVs do mesmo jeito: Se entre os modelos de passeio não há muito padrão de nomenclatura, com os SUVs as marcas costumam manter tradições
- Julho: Compass passa Corolla. CAOA Chery Tiggo 5X surpreende: SUV médio da Jeep supera grandes nomes e se mantém como o SUV mais vendido do mês. Onix continua com ampla liderança