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Evolution: tudo o que o Fiat Uno queria ser

Com sistema Start/Stop, versão Evolution libera todo o potencial que o Fiat Uno 2015 tem, mas será o bastante?

14/05/2015 - Texto e Fotos: Thiago Moreno / Fonte: iCarros

Maior novidade da linha 2015 do Fiat Uno, apresentada em setembro passado, a configuração Evolution do hatch promete entregar toda a tecnologia e eficiência que o carro pode oferecer e um pouco mais por R$ 40.690. Nesse valor está incluso o sistema Start/Stop, que desliga e religa o motor automaticamente em paradas para economizar combustível. Direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e os obrigatórios ABS e duplo airbag frontal completam o pacote

O carro das fotos está equipado ainda com banco traseiro bipartido, apoio de braço dianteiro central, regulagem de altura para o banco do motorista, além de encosto de cabeça e cinto retrátil de três pontos para o passageiro central do banco traseiro (Kit Confort, R$ 753); rádio com conectividade via Blutooth e USB com comandos no volante e espelhos elétricos (Kit Evolution, R$ 1.551); alarme com controle remoto e vidros elétricos traseiros (Kit Control, R$ 1.147); rodas de liga leve (R$ 925); kit de personalização externa (R$ 251) e sensor de ré com câmera no espelho interno (R$ 573). Adicionando a pintura metálica (R$ 1.362), o carro que você vê aqui custa R$ 47.252.

Vale mencionar que a central multimídia não tem tela sensível ao toque como o Chevrolet Onix com o MyLink ou o Renault Sandero com o MediaNAV 1.2. Mas é fácil de operar, principalmente no pareamento de dispositivos Bluetooth.

Nas medidas, o Uno Evolution compartilha os mesmos números das demais configurações do hatch: são 1,5 m de altura, 1,6 m de largura, 3,8 m de comprimento, 2,4 m de entre-eixos e é capaz de levar até 290 litros de bagagem no porta-malas.

Onde evoluiu?

A maior estrela do Uno Evolution é o sistema Start/Stop. Parado no farol, o motor se desliga e religa assim que a embreagem é acionada. A promessa é a de redução no consumo: a Fiat declara que essa versão faz 8,7 km/l com etanol em ciclo urbano. Porém, na vida real, foi difícil chegar em 7 km/l com tráfego intenso.

O fato de o carro ficar ligando e desligando a todo o momento gera duas consequências: a vibração decorrente da partida e o maior consumo de energia da bateria. A primeira ficou bem acertada. Com exceção do ruído de motor de partida, o tranco do propulsor pegando é perceptível, mas não incomoda. Para resolver a segunda, a marca utilizou alternador e bateria de maior capacidade.

A direção hidráulica, porém, poderia ser revista se o intuito é realmente a eficiência. Rivais como o Volkswagen up! e o Ford Ka já oferecem um sistema elétrico para não roubar potência do motor.

Outro ponto positivo, mas aí para toda a linha 2015 do Uno, é o acabamento interno, que evoluiu de fato. Usa materiais de melhor qualidade e com bons encaixes. Não deixa a desejar para os rivais atuais.

O mesmo vale para o câmbio manual de cinco velocidades (única opção para o Evolution), que está quase irreconhecível. Antes muito mole e de engates imprecisos, agora está bem mais fácil encontrar as marchas e a força usada para a tarefa está melhor calibrada.

Em movimento

Você tem 88 cv de potência para brincar com o motor 1.4 do Uno Evolution se abastecê-lo com etanol. Para comparar, o Ford Ka 1.0 com três cilindros rende 85 cv com o mesmo combustível. Mas não há milagre, o bloco Fire EVO da Fiat foi trazido diretamente do antigo Uno sem alterações estruturais significativas. São os 12,5 kgfm de torque com o derivado da cana que diferenciam o hatch dos modelos 1.0, força que é mais que bem vinda nas ladeiras.

A atual configuração do Uno está com amortecedores que privilegiam o conforto: ótimo para enfrentar buracos, mas permite a oscilação da carroceria durante mudanças de direção, principalmente com o carro cheio.

Veredicto de Thiago Moreno - O trabalho ao qual a Fiat se deu para externar todos os atributos modernos do novo Uno é louvável, oferecendo um equipamento encontrado apenas em carros bem mais caros no segmento de compactos. Se você está em busca de um carro que entregue tecnologias de ponta sem cobrar demais por isso, o Evolution é uma mostra de tudo o que o Uno queria ser.


 

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