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up! perde portas traseiras para duelar com Uno

A nova versão do compacto da VW quer tirar o trono do Uno entre os mais vendidos do mercado

09/05/2014 - Anelisa Lopes / Fotos: iCarros / Fonte: iCarros

No fim do mês passado, a Volkswagen completou a linha do up! com a oferta das versões com câmbio automatizado i-Motion e com carroceria duas portas. A segunda opção passou a ser a mais barata do compacto e a principal arma da marca alemã para brigar com o Fiat Uno. O fato é que, com quase três meses de vida, o modelo da Volks já soma metade das vendas do pioneiro da Fiat, apresentado em 2010. 

De acordo com a Fenabrave, em abril, foram 11.286 unidades do Fiat contra 5.194 do Volks. Neste período, ainda não estava contabilizado o modelo duas portas. O iCarros, então, selecionou a novidade para comprovar se o up! duas portas vai impulsionar as vendas do compacto nesta batalha contra o fabricante italiano. 

Na ponta do lápis

Se o leitor voltar no tempo, vai se lembrar que modelos quatro portas no Brasil eram vista incomum nas ruas. Com a popularização deste tipo de carroceria, a escolha pelas duas portas acabou virando estigma de carro para lá de popular ou de serviço. Para Uno e up!, o fator design vai contra este estereótipo. E se um motorista precisa de um veículo para circular sozinho entre a casa, trabalho e faculdade, qual a necessidade de desembolsar mais de R$ 2.000 a mais pelas portas traseiras?

Sem opcionais, o take up! duas portas custa R$ 26.900. Vem de série com airbag duplo, freios ABS, sistema ISOFIX para cadeirinha, ajuste de altura do motorista, limpador/desembaçador traseiro e rodas de aço de 13 polegadas. Somando aquecimento, ar-condicionado, direção elétrica e acionamento elétrico dos vidros e das travas, o valor salta para R$ 32.050. 

O velho conhecido do mercado Uno Vivace sai por R$ 25.880. Sai da fábrica com airbag duplo, freios ABS, rádio USB com MP3 e rodas de 14 polegadas. Com como ar-condicionado, direção hidráulica e vidros e travas elétricas, o comprador tira mais R$ 5.154 do bolso, totalizando R$ 31.034.

É mil, mas com três cilindros

Ambos modelos são 1.0 e equipados com câmbio manual de cinco velocidades. A principal diferença está no fato de o up! usar um bloco de três cilindros em vez de quatro. Na prática, isso se traduz em mais economia de combustível e um ruído um pouco diferenciado do usual. De acordo com o computador de bordo, o consumo na cidade, com etanol, ficou próximo aos 16 km/l. 

Com 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol, o up! se comporta com desenvoltura no trânsito, graças à faixa de 3.000 giros de força do motor. Na estrada, o número de reduções é mais constante, mesmo com as 12 válvulas do bloco, mas o uso do recorrente do câmbio não se mostra um grande problema, uma vez que as marchas são justas e encaixam com suavidade. 

O Uno rende 75 cv de potência e gera 9,9 kgf de força a 3.850 rpm. Mesmo sendo um pouco menos potente que o rival, embala com facilidade. O desempenho do câmbio, no entanto, é inferior. Mostra menos harmonia no trabalho conjunto com o motor, além de ter folga entre as mudanças de posição da alavanca. Com 8 válvulas, o Uno se esforça mais para ganhar velocidade. 

Os dois modelos possuem um indicador de condução econômica. O do up! é digital e como mostra a foto na galeria acima, mostra que é hora de avançar por meio de uma flecha ao lado da próxima marcha. O do Uno funciona por meio de ponteiro e um gráfico de cor, que varia entre verde e vermelho. Falando em conforto, o up! tem suspensão mais rígida e causa mais sofrimento nas valetas em razão das rodas de 13 polegadas. O Uno se mostra mais cômodo pelo conjunto mais macio e que absorve melhor a buraqueira da via. 

Escolha de Anelisa Lopes - não há dúvidas de que a falta das portas traseiras interfere na facilidade de acesso ao carro por parte dos caronas. Quem leva vantagem, no entanto, é o motorista que passa de 1,80 m de altura, que não se preocupa em empurrar todo seu banco para trás e contar com um generoso espaço para pernas, mesmo se tratando de veículos pequenos. Vale lembra que as portas são maiores, portanto, se for abri-las em uma ladeira, faz-se um esforço considerável. 

O objetivo neste comparativo, no entanto, está justamente no fato de esquecer o carona e ser a opção mais barata para quem busca custo-benefício no transporte diário. Com exceção dos itens obrigatórios de segurança (bolsas infláveis e freios ABS), Uno e up! duas portas vêm praticamente pelados. Por isso, neste embate, a experiência ao dirigir foi o fator mais levado em consideração. Neste caso, o up! levou a melhor por dar mais prazer ao condutor. Agora é aguardar a mudança do Uno, programada para este ano. 

 

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