Existe carro feio na F1? Temos 5 candidatos…

Esses cinco modelos se destacaram mais pelos layouts curiosos do que pelos bons resultados na F1

20/05/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Wikimedia Commons / Fonte: iCarros

A F1 completou 70 anos de existência em 2020 e a categoria já exibiu carros muito bonitos ao longo de décadas, sendo vários deles também icônicos como a Ferrari F2002 de Michael Schumacher e a Lotus 98T preta, que foi usada por Ayrton Senna na temporada de 1986. Isso sem falar nas belas McLaren usadas pelo tricampeão mundial de F1.

Mas será que há modelos que também causam espanto em seu visual, mesmo para aqueles mais fanáticos por tecnologia? Fizemos uma lista com cinco modelos que nao eram assim tao conhecidos por sua beleza na época em que correram na F1.

1 - Ensign N179

O grande favorito ao troféu de carro mais feio de todos os tempos é o N179, da equipe Ensign. Essa máquina, com um aspecto tão incomum quanto um ralador de queijo, tinha uma espécie de escada de radiadores. O carro foi usado na temporada 1979 e tinha motor V8 Ford-Cosworth.   

2 - Tyrrell P34

Este não é um caso de feiúra em si, mas sim de estranheza. O Tyrrell P34 ficou na história da F1 por ter sido um carro com seis rodas, sendo quatro delas na parte frontal e duas delas na parte traseira. O carro chegou a ser utilizado em parte da temporada 1976 e concluiu sua participação fazendo a temporada completa de 1977. A máquina foi pilotada por grandes pilotos da época, como Jody Scheckter, Ronnie Peterson e Patrick Depailler.

3 - BAR 01

Apesar de ter Jacques Villeneuve e Ricardo Zonta, ambos campeões mundiais em competições da FIA (Vileneuve na F1 e Zonta no Mundial de GT), a máquina nunca chegou na zona de pontuação da F1. Na época, em 1999, apenas os seis melhores pontuavam em cada corrida e o visual do carro teve esse layout curioso pela equipe ter patrocínio de duas empresas diferentes de tabaco. A FIA não permitia que os carros de uma mesma equipe tivessem layouts completamente diferentes.

4 - Sauber C31

A Sauber está aqui, mas poderia ser qualquer carro da F1 na temporada 2012. Durante esse ano específico, os designers abusaram um pouco do público, com a grande maioria das equipes produzindo carros com um nariz extremamente torto, pontudo e com um ‘degrau’ no meio do bico.

Leia também:
+ 5 carros imbatíveis que reinaram absolutos nas pistas da F1
+ Jaguar I-PACE eTROPHY encerra atividades no fim da temporada
+ Porque Senna é considerado o melhor de todos os tempos
+ Você sabia? 4 tecnologias que saíram da pista para seu carro

5 - Tyrrell-Ford 025

Aqui está a Tyrrell novamente. O fato de ter um carro com predomínio da cor branca e dezenas de patrocínios pequenos certamente não ajudou a deixar o modelo Tyrrell-Ford 025 muito bonito, mas sua feiura veio mesmo dos aerofólios altos e baixos na parte frontal do monoposto. A ideia começou a ser seguida por outras equipes menores em 1997 e quando a Ferrari decidiu copiar essa ideia, foi então que a FIA proibiu que todas as equipes seguissem com essa ideia bizarra nos carros.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro