11/02/2015 - Texto e fotos: Anamaria Rinaldi / Fonte: iCarros
O Hyundai ix35 fechou o ano de 2014 como o quarto SUV mais vendido no País, vencendo alguns concorrentes como Mitsubishi ASX, Toyota RAV4, Kia Sportage, Honda CR-V, Volkswagen Tiguan e Chevrolet Captiva. Não bastasse o sucesso de vendas, o modelo sul-coreano é o utilitário esportivo mais econômico do Brasil de 2015 segundo os dados de consumo do Inmetro.
Depois de tamanha apresentação, vamos aos atributos do ix35. O SUV é vendido em versão única por R$ 99.900. Ele possui motor flex 2.0 16V com duplo comando de válvulas variável de 178 cv de potência e 21,8 kgfm de torque a 4.800 rpm com etanol. Com gasolina, oferece 169 cv e 20,4 kgfm, respectivamente.
Não está nada mal. É claro que há perda de potência em relação ao antigo motor 2.4 a gasolina, mas basta planejar um pouco mais as ultrapassagens que o SUV não desagrada. Ele trabalha bem em giros baixos, arrancando com agilidade para um carro tão grande, alto e pesado. Mas é preciso lembrar-se disso em subidas ou retomadas. Ele leva um tempo para reagir. Em geral, esse motor 2.0 atua na faixa entre 2.500 rpm e 2.800 rpm, o que garante também silêncio a bordo.
Líder em consumo entre os SUVs, o Hyundai faz 6,8 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com etanol, contra 10,1 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina, de acordo com os dados divulgados pelo Inmetro.
O câmbio automático de seis marchas ajuda bastante a dar agilidade à condução. As trocas são suaves, mesmo nas reduções. E quando preciso, é possível fazer mudanças de marcha na alavanca, bastando puxá-la para a esquerda. Não há trocas por borboletas atrás do volante, mas isso não deve fazer tanta falta assim para o público do ix35.
A tração é dianteira, o que significa que o SUV é mais urbano que fora de estrada – vale lembrar que há rivais com versões 4x4. Mas sua suspensão oferece um acerto confortável para as ruas brasileiras, sem incomodar em valetas ou pisos irregulares. Pena que a carroceria oscile um pouco demais em curvas.
O ix35 mede 4,41 m de comprimento, 1,82 m de largura, 1,65 m de altura e 2,64 m de entre-eixos. Ele possui espaço para cinco pessoas, sendo que todas viajam com muito conforto. O banco traseiro, aliás, parece até uma sala de estar, com o assoalho todo plano e bom espaço para as pernas. E o porta-malas de 591 litros permite levar a bagagem de toda a família.
Equipamentos ficam devendo
Chamado de SUV premium, o ix35 vem bem equipado de fábrica. Ele conta com partida por botão, direção elétrica, retrovisores com rebatimento elétrico, rodas de liga leve aro 18, volante com regulagens de altura e profundidade e comandos de áudio, alarme, faróis de neblina, acendimento automático dos faróis, controlador de velocidade, bancos parcialmente revestidos de couro, sensor de estacionamento traseiro, rack de teto e sistema multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas com GPS e câmera de ré integrados.
Deixam a desejar o ar-condicionado analógico - enquanto há rivais que oferecem ar digital com duas zonas de temperatura - e o computador de bordo que não traz informações de consumo. O ix35 também vem apenas com os dois airbags frontais obrigatórios, contra os até oito airbags oferecidos em alguns concorrentes. Outro aspecto que pode incomodar é o freio de estacionamento por pedal.
Veredito de Anamaria Rinaldi – O Hyundai ix35 é um bom carro para famílias, com bastante espaço interno, amplo porta-malas e altura elevada do solo, o que ajuda a driblar buracos e valetas. Porém, seu custo é elevado para o que oferece. Com menos equipamentos que muitos rivais, ele pelo menos também custa menos.
Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:
Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)
Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.
cotar seguro