Nova Jetta Variant: Para pais e filhos

24/03/2010 - Rodrigo Ribeiro, de Indaiatuba (SP) - Fotos: Lafstudio - Divulgação VW

Fonte: iCarros

A Volkswagen emplacou 1.083 unidades da Jetta Variant em 2009, perua mais cara e com porta-malas menor que a versão sedã. Com design agressivo e potência suficiente para animar os mais apressados, a station wagon, cuja re-estilização foi mostrada no Brasil nesta terça (23), espera elevar suas vendas neste ano entre 7% a 8%, segundo a Volkswagen.

A apresentação do carro foi na Fazenda Capuava (SP), onde o falecido empresário Alcides Diniz construiu um autódromo para uso particular. Apesar de não ser o ambiente ideal para a Jetta Variant, a oportunidade de acelerar sem infringir nenhuma lei de trânsito contagiou até pais de família mais recatados.

Novo visual
- Antes do passeio, uma análise do que mudou na nova Jetta Variant, cujo preço foi reduzido em R$ 1.200 e agora parte de R$ 83.990. Por fora, a principal mudança está na nova frente, revelada no Salão de Frankfurt de 2009.

A Jetta Variant recebeu as mesmas alterações do Golf europeu, chamado de "Geração VI" pela VW. Grade do radiador e faróis trazem a nova identidade da marca - opcionalmente podem ser adicionadas luzes de xenônio, por R$ 4.190.

Porém, ao contrário daquilo que a fábrica divulgou no lançamento, não se trata de uma nova geração da perua, e sim, uma re-estilização, como a traseira e as laterais inalteradas denunciam - de diferente, apenas as lanternas levemente escurecidas. O porta-malas permanece com os mesmos 505 litros.

Por dentro, o painel recebeu novos instrumentos, rádio com tela sensível ao toque e novos comandos do ar-condicionado, já encontrados no Tiguan e no Passat CC - o sedã também forneceu o volante, oferecido em toda linha VW, exceto em Gol G4, Parati e Kombi.

A esportividade apregoada pela marca na propaganda do modelo anterior (perua disfarçada de esportivo) é encontrada pelo otimista velocímetro com escala até 240 km/h - a velocidade máxima é de 205 km/h.

Contudo, o motor cinco cilindros de 2,5 litros e 170 cv não deixa a desejar no quesito desempenho, auxiliado pelo antigo, mas ainda eficiente câmbio automático de seis marchas. Pena que o volante multifunção não acompanha borboletas para trocas de marcha, ao contrário do Gol i-Motion.


Links relacionados
Lançamentos
Últimas
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.