Com Senna na pole, Interlagos voltou a receber F1 há 30 anos

Os 30 anos da reinauguração do Autódromo de Interlagos

25/03/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Principal autódromo do Brasil, Interlagos tem recebido a F1 em todas as temporadas nos últimos 30 anos. Batizado com nome oficial de Autódromo José Carlos Pace, em homenagem ao piloto brasileiro que venceu o GP do Brasil de 1975, o circuito foi inaugurado em 1940 e teve sua primeira prova oficial de F1 em 1973.

Entre 1981 e 1989, o GP do Brasil de F1 foi disputado no Rio de Janeiro, no extinto Autódromo de Jacarepaguá, que depois daria lugar ao Parque Olímpico. Portanto, em 25 de março de 1990, Interlagos voltaria a ter uma prova de F1 após 10 anos.

Mais de F1:
+ 60 anos de Ayrton Senna: relembre sua carreira
+ Os 7 pilotos brasileiros ligados com equipes de F1
+ Guia da F1: tudo sobre a temporada 2020

A festa em 1990 era toda para Ayrton Senna, que fez a pole position com a McLaren no sábado. O piloto brasileiro, que inclusive era paulistano, participou até das obras em Interlagos e acompanhou de perto as modificações no traçado.

Dentre as principais mudanças, uma das sugestões de Senna resultou na criação do famoso “S do Senna”, logo após a reta dos boxes, emendando este trecho com a Curva do Sol. Atendendo às normas daquela época, as obras diminuíram de 7.960 metros para 4.325 metros o traçado. Além disso, foram construídos novos boxes e uma nova torre de controle.

As obras acabaram em cima da hora, esse era apenas o segundo GP da temporada 1990, e o que se viu foi um asfalto ainda ondulado e com poucas áreas de escape, além de muita brita entrando na pista.

O domingo de corrida acabou não sendo um dia tão feliz assim para os brasileiros. Senna largou na ponta e liderava com boa margem a corrida, até que em um descuido acabou tocando sua asa dianteira com o retardatário Satoru Nakajima, seu ex-companheiro de equipe na Lotus em 1987.

Ayrton precisou ir aos boxes, conseguiu retornar para a pista após bastante tempo perdido e terminou a corrida em terceiro lugar. Um pódio melancólico para quem queria a vitória, ainda mais com o triunfo de Alain Prost com a Ferrari, mas a tão aguardada primeira vitória de Senna no GP do Brasil ficaria para o ano seguinte.

O complexo de Interlagos atual

Aquele Autódromo de Interlagos de 1990 mudou bastante com o passar desses 30 anos. A estrutura melhorou bastante para o público e para os próprios organizadores, muito também por conta das regras rígidas e pedidos da organização da F1 para manter o circuito em um padrão FIA de qualidade e de segurança.

A última reforma em Interlagos aconteceu ainda no início de 2019, quando os boxes foram totalmente demolidos novamente para serem ampliados, assim como a grande estrutura de paddock, que ganhou uma cobertura bem mais ampla e eficaz.

Além da F1, o Autódromo de Interlagos também recebe a Stock Car, Porsche Cup, Stock Light, Sprint Race e outras das principais categorias do esporte a motor brasileiro. Em paralelo, o complexo ainda realiza festivais e eventos especiais, como acontece anualmente com o Lolapalooza, além de diversos show e corridas a pé.

Maiores vencedores em Interlagos na F1

O GP do Brasil teve 37 de suas edições sendo realizadas em Interlagos. O maior vencedor neste circuito na F1 foi Michael Schumacher, com quatro triunfos. Foram dois deles com a Ferrari e dois pela Benetton. 

Entre os brasileiros, Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi e Felipe Massa venceram duas vezes cada em Interlagos. Entre as equipes, a Ferrari é o time que mais vezes chegou no degrau mais alto do pódio com nove vitórias. A McLaren vem logo atrás nessa estatística com oito conquistas.

Resta agora aguardar para saber se esses números vão mudar na edição de 2020 da prova, que está programada para 15 de novembro.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro