F1: Pietro Fittipaldi garante vaga de piloto reserva da Haas

Com a Super Licença da F1 em mãos, piloto poderá participar de atividades oficiais da F1 caso seja chamado pela equipe

26/03/2020 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Piloto de testes da Haas na F1 desde novembro de 2018, Pietro Fittipaldi foi confirmado como piloto reserva para a temporada 2020. Em sua nova função, Fittipaldi seguirá trabalhando com o time no simulador, mas agora também fica à disposição da equipe ao longo dos Grandes Prêmios.

O anúncio de sua vaga como piloto reserva estava prevista para acontecer há duas semanas, antes do GP da Austrália, mas a temporada atual teve seu início atrasado em função da pandemia global do Covid-19.

Mais da F1:
+ F1 adia mais um GP e pilotos disputam corridas online
+ Os 7 pilotos brasileiros ligados com equipes de F1
+ F1: Sette Câmara é o novo piloto reserva da Red Bull

Pietro teve sua superlicença emitida para participar de atividades oficiais da F1 neste mês. O documento é uma espécie de carteira especial que habilita o piloto após ele somar no mínimo 40 pontos acumulados por bons resultados em outras categorias. Uma espécie de CNH exclusiva dos pilotos de F1.

“Mal posso esperar para seguir desenvolvendo minhas funções na Haas F1 Team, que comecei no final de 2018. Agradeço muito ao Gene Haas e ao Guenther Steiner pela continuação dessa oportunidade e acreditarem em meu trabalho como piloto”, diz Pietro, que é neto de Emerson Fittipaldi.

Bastante quilometragem acumulada

Nas pistas, Fittipaldi vem de um ano com bastante trabalho pela Haas na F1. O brasileiro testou o carro em Abu Dhabi no último mês de dezembro e completou 135 voltas na pista de Yas Marina, percorrendo aproximadamente 750 quilômetros, ou seja, duas corridas e meia.

Com os testes na pista onde a F1 encerrou o ano de 2019, Pietro acumulou 2.185 quilômetros percorridos com o F1 da Haas, totalizando 422 voltas em três circuitos diferentes: Abu Dhabi, Barcelona e Bahrein.

“Você nunca para de aprender na F1, seja em horas no simulador, seja fisicamente atrás do volante no carro na pista, algo que fiz muito com a Haas, acumulando mais de 2.000 quilômetros em testes. É gratificante poder ter essas duas experiências e estar associado a um time que conquistou tanto no esporte em tão pouco tempo", diz Fittipaldi.

Além dos treinos da F1, Pietro disputou nos últimos anos algumas das maiores categorias do mundo, como DTM (fazendo a temporada completa 2019), Indy e WEC. Em 2017, Pietro foi o campeão da World Series, considerada uma das principais divisões de acesso da F1.

Fittipaldi também vai acelerar nas corridas virtuais

Outra função do jovem brasileiro será representar a Haas F1 Team nos eventos da Formula 1 eSports – o próximo Virtual Grand Prix será no domingo, dia 5 de abril, na data que seria equivalente ao GP do Vietnã.

Chefe de equipe da Haas, Guenther Steiner comentou sobre a sequência de trabalho com o piloto brasileiro.

“Pietro (Fittipaldi) já provou seu talento ao longo de sua carreira e obviamente nós tivemos a oportunidade de trabalhar de forma bem próxima dele nos últimos 12 meses. Estamos muito contentes em continuar essa relação e confirmá-lo como nosso piloto de testes oficial e reserva para a Haas F1 Team em 2020. O trabalho dele na pista nos testes e no simulador foi sem dúvida de muito valor, ainda mais levando em conta o ano de desafios que tivemos na última temporada”, diz Guenther.

Guenther também falou sobre o bom entrosamento que Fittipaldi já possui com o restante da equipe, incluindo os titulares Romain Grosjean e Kevin Magnussen, e o também piloto de testes, Louis Delétraz.

“Estamos felizes em continuar a oferecer a ele mais oportunidades de expandir essa relação com o time em 2020 assim que todos pudermos retomar os trabalhos. Pietro vai continuar nos dando opiniões significantes para o nosso programa de corrida apoiando Romain (Grosjean) e Kevin (Magnussen) e todo time de engenharia com o Haas VF-20”, completa Guenther.

A F1 ainda não possui uma data oficial para o retorno de suas corridas em 2020.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

publicidade

  • Seguro automóvel

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro