entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Ford admite falhas no câmbio Powershift

Fabricante oferece reparo gratuito e mais dois anos de garantia para New Fiesta e Eco 2013 e 2014 e Focus 2014

26/01/2016 - Redação / Foto: iCarros / Fonte: iCarros

Após diversos clientes reclamarem do câmbio automatizado Powershift - há desde reclamações de barulhos, trepidações até a troca precoce de peças -, o Procon-SP enviou em novembro do ano passado uma notificação à Ford relativa a problemas registrados nos modelos New Fiesta, Focus, Focus Fastback e EcoSport. Diante dos fatos, a fabricante protocolou sua resposta reconhecendo um possível defeito na transmissão e se comprometendo não só a reparar os veículos afetados como a estender a garantia destes por mais dois anos - subindo então de três para cinco anos.

Leia mais:
Veja o opinião de donos do EcoSport 
Veja a opinião de donos do New Fiesta 
Veja a opinião de donos do Focus 
Veja a opinião de donos do Focus Fastback 
Ford aumenta preços em até R$ 4.690 neste mês

De acordo com o Procon-SP, o câmbio automatizado PowerShift de dupla embreagem e seis marchas equipa 36,3% dos Fiesta, 37,2% dos EcoSport e 83,4% dos Focus (incluindo hatch e sedã). O órgão relatou queixas de consumidores quanto a trepidações, ruídos e super aquecimento no sistema, levando a "trocas prematuras de kit embreagem e, em casos mais severos, problemas entre a passagem das marchas ou demora para o sistema responder". Há ainda reclamações de perda de força e até de pane, com "o travamento completo e a impossibilidade de engatar as marchas". 

Em sua resposta, a Ford afirma que foi detectada a "contaminação de uma das embreagens por fluido de transmissão". Isso pode causar a trepidação sentida pelos consumidores de forma antecipada, antes do fim da vida útil do sistema, já que a fabricante informa que há trepição gerada pelo desgaste natural da embreagem após esse prazo. Segundo a nota, isso não causa perda de força motriz. "O que há é um comportamento que não atende de forma plena à expectativa do consumidor.

Para solucionar o problema, a fabricante diz que adotará um novo vedador da transmissão nos modelos zero-quilômetro, além de efetuar a troca da embreagem nos modelos já comercializados, sem custo para os consumidores. A empresa garante ter peças em estoque para atender a essa demanda. Além disso, a garantia inicial de três anos ganhará mais dois anos extras, chegando então a cinco anos ou 160 mil quilômetros, o que ocorrer primeiro.

Essas medidas de aplicam "exclusivamente para a cobertura das situações de contaminação da embreagem pelo fluido da transmissão para os veículos Ford New Fiesta e EcoSport modelos 2013 e 2014 e Ford Focus modelo 2014, que sejam equipados com transmissão sequencial Powershit de seis velocidades". No caso dos veículos que já tenham ultrapassado os 160 mil quilômetros, mas ainda estejam no período de garantia de três anos, serão atendidos independente da quilometragem e estão inclusos na extensão da garantia.

Os clientes atingidos estão sendo comunicados via carta comum ou mala direta. O Procon-SP alerta que essa carta deve ser guardada junto com o manual do proprietário. Caso não a tenha recebido, o consumidor deve solicitá-la à Ford.

Clique aqui para ler a resposta da Ford na íntegra.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.