entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Brasil recebe Mundial de Kart de olho em promessas da F1

Mundial de Kart será disputado no Brasil pela 1ª vez em 2020 e competição tem histórico de revelar talentos para F1

08/10/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

O Speedpark, kartódromo localizado em Birigui (SP), será palco do Mundial de Kart em 2020. A principal competição da modalidade virá ao Brasil pela primeira vez na história e o certame tem a tradição de revelar grandes talentos para a F1, como aconteceu recentemente com Max Verstappen, Charles Leclerc e Lewis Hamilton.

Presidente da Comissão Internacional de Kart CIK-FIA, Felipe Massa foi um dos principais responsáveis pela vinda da competição para o Brasil. A última vez em que o Mundial de Kart foi disputado na América do Sul foi em Córdoba, na Argentina, em 1994.

“Estou super feliz porque é um momento histórico para o kart brasileiro. Eu fico emocionado em fazer parte disso, em poder ajudar a criar esse momento tão importante para o automobilismo brasileiro. É o primeiro Mundial de Kart que acontece no Brasil, então sem dúvida será um campeonato importantíssimo.

Agradeço a todos que fizeram parte desse projeto e que vão fazer parte desse campeonato” disse Massa, em vídeo reproduzido nas redes sociais.

Formato da competição

O Mundial de Kart que virá ao Brasil é dividido em duas categorias: OK Júnior e OK. A primeira é para pilotos entre 12 e 14 anos e a segunda para participantes acima de 15 anos.

Em 2019, a competição foi disputada em Alaharma, na Finlândia, e o Brasil conquistou o vice-campeonato mundial com Rafael Câmara na categoria OK Júnior.

O campeonato será disputado entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. Assim como aconteceu em 2019, são esperados mais de 200 competidores.

Sobre o circuito

Localizado no km 524 da Rodovia Marechal Rondon, o Speedpark é um complexo de lazer e esporte com uma pista oficial de 1280 metros de extensão para competições nacionais e internacionais.

O kartódromo foi inaugurado oficialmente em 21 de março de 2018, data em que foi comemorado 58 anos do nascimento de Ayrton Senna, principal ídolo do automobilismo brasileiro.

Proprietário do Speedpark, Ricardo Gracia comemorou o anúncio oficial da chegada do Mundial de Kart no Brasil.

“Estamos muito felizes em receber o Mundial de Kart de 2020. É um momento marcante para o kartismo e para o automobilismo brasileiro em geral. Nós estamos nos preparando para sediar essa competição desde que inauguramos a pista, portanto agradeço o apoio de todos que viabilizaram essa verdadeira conquista para o esporte brasileiro. Nós temos uma estrutura capaz de realizar um grande Mundial e tenho certeza que a cidade de Birigui e todos da região abraçarão os participantes da melhor maneira possível”, diz Ricardo.

Acreditamos que você gostaria de ler:
Hamilton pode bater 4 recordes de Senna e 8 de Schumacher
Como um GP da França em Champanhe mudou a história da F1
Jaguar I-PACE eTROPHY: novidades para próxima temporada
Brasil é vice-campeão no Mundial de Kart com Rafael Câmara

Rivalidade no kart chegou na F1

Dos últimos jovens talentos da F1, Verstappen e Leclerc são os que mais despontam na atual temporada. Piloto da Red Bull, o holandês já venceu sete corridas na F1 (duas em 2019) e é o quarto colocado no atual campeonato. O monegasco é a grande sensação de 2019 com duas vitórias e seis pole positions pilotando pela Ferrari. Leclerc é o atual terceiro colocado na tabela, superando o companheiro Sebastian Vettel.

Separados em data de nascimento por apenas 25 dias, Verstappen e Leclerc cresceram juntos no kartismo europeu. A rivalidade já apareceu, inclusive, em vídeos nas redes sociais com um piloto acusando o outro na disputa por espaço na pista.

Como iCarros já lembrou neste ano antes do Mundial de Kart 2019, Verstappen foi campeão do mundo no kart em 2013 na categoria KZ 125 cc, que são karts com marchas. Leclerc foi campeão do mundo em 2011 na categoria KF3, categoria Júnior da época.

Caminhos diferentes para chegar na F1 vindo do kart

Na F1, Verstappen chegou primeiro ao estrear na Toro Rosso com apenas 17 anos em 2015. Até dois anos antes, o holandês corria de kart, portanto foi um caso à parte de ascensão meteórica, incentivando a própria F1 a criar a superlicença, para que os pilotos acumulassem pontos e experiência em outras categorias antes de iniciarem na F1.

Leclerc teve um caminho mais longo para chegar na F1, migrando do kart em 2014 para correr na Fórmula Renault, depois vencendo a GP3 em 2016 (atual F3) e sendo campeão da F2 em 2017, antes de fazer sua estreia na F1 pela Sauber em 2018. Sua primeira temporada em um time grande viria somente em 2019, enquanto Verstappen está na Red Bull desde 2016.

Outro garoto prodígio com histórico no Mundial de Kart é Lando Norris, que faz seu ano de estreia na McLaren. O piloto britânico foi campeão mundial com 14 anos na categoria KF e apenas cinco anos depois já fez sua estreia na F1. Logo em sua segunda corrida na F1, Norris conseguiu um sexto lugar no GP do Bahrein.

Lando começou nos fórmulas sendo campeão da Fórmula MSA (F4 Inglesa) em 2015, além de ter corrido também na F4 Italiana e Alemã. Em 2016, Norris foi campeão na Fórmula Renault, além de ter garantido o título de 2017 da F3 Europeia, ano em que estreou como piloto de testes na McLaren. Em 2018, Lando foi vice-campeão da F2 antes de se tornar piloto titular na F1 no ano seguinte.

Grandes nomes do automobilismo mundial também já participaram do Mundial de Kart, como Ayrton Senna e Michael Schumacher.

Futuros pilotos da F1

Acompanhando o histórico desses pilotos vindo do kart, não é um exagero imaginar que pelo menos dois competidores que disputarem o próximo Mundial de Kart deverão chegar na F1 entre 2025 e 2026.

Vale a pena conferir de perto em Birigui e fazer um exercício de futurologia para tentar descobrir quais serão os próximos jovens talentos que chegarão na F1. O segredo poder ser tirar uma foto com os cinco melhores do Mundial de Kart, já que um deles pode ser um piloto da F1.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.