entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Tudo sobre a Corrida do Milhão da Stock Car

Conheça as histórias da principal prova do automobilismo brasileiro: a Corrida do Milhão, da Stock Car

21/08/2019 - Rodrigo França e Luiz Felipe Chaguri / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

A 11ª edição da Corrida do Milhão da Stock Car acontece em 25 de agosto no Autódromo de Interlagos. A prova mais importante do automobilismo brasileiro premia o vencedor com um cheque especial no valor de R$ 1.000.000.

A Corrida do Milhão de 2019 também será especial por conta do aniversário de 40 anos da Stock Car. Pensando nisso, o iCarros preparou um guia completo sobre essa prova que já consagrou sete pilotos em dez edições diferentes.

Vencedores do Milhão

A primeira edição da Corrida do Milhão foi realizada em 2008, também com o maior prêmio da história. Na época, a premiação foi em dólares e a corrida foi vencida por Valdeno Brito.

Depois disso, 2009 foi a única temporada em que não acontecer a disputa. O recordista de conquistas é Thiago Camilo, com três triunfos e três anéis do Milhão, um dos prêmios que é entregue no pódio, além é claro do cheque do vencedor.

Confira todos os vencedores:

2008 – Valdeno Brito

2010 – Ricardo Maurício

2011 – Thiago Camilo

2012 – Thiago Camilo

2013 – Ricardo Zonta

2014 – Rubens Barrichello

2015 – Thiago Camilo

2016 – Felipe Fraga

2017 – Daniel Serra

2018 – Rubens Barrichello

Pistas do Milhão

Das 10 edições já disputadas da Corrida do Milhão, cinco delas foram disputadas em Interlagos, o principal palco do automobilismo brasileiro.

A primeira edição da prova, em 2008, aconteceu no extinto Autódromo de Jacarepaguá. Entre 2010 e 2013, o circuito que sediou a prova foi Interlagos, passando por Goiânia em 2014, 2015 e 2018. A última corrida, inclusive, foi realizada no anel externo da pista goiana, semelhante com um circuito oval.

Assim como o Rio de Janeiro, Curitiba também já foi sede da prova milionária apenas uma vez, em 2017.

Rei de Interlagos bateu na trave!

Cacá Bueno é o piloto do grid atual da Stock Car com mais corridas e esteve presente em todas as edições do Milhão. O pentacampeão da categoria, inclusive, esteve muito perto de conquistar a vitória na Corrida do Milhão em 2012, quando era líder da prova na última volta, mas viu seu carro ficar sem combustível nos metros finais.

Ainda assim, Cacá terminou aquela prova em Interlagos subindo no pódio com um terceiro lugar e sangrando-se campeão da temporada. Atualmente na equipe Cimed Racing, Cacá tem apoio de iCarros e é o recordista do grid em vitórias na pista de Interlagos na Stock: são sete triunfos no total.

Curiosidades sobre o Maior Vencedor do Milhão

Thiago Camilo venceu a Corrida do Milhão três vezes, sendo duas delas em Interlagos e uma em Goiânia.

Em 2012, o piloto assumiu a liderança apenas nos 300 metros finais da corrida e comemorou com um soco no retrovisor. Outra comemoração curiosa aconteceu em 2015, quando o piloto tinha fraturado o pé. Ele venceu a prova depois de largar da 12ª colocação.

Em 2019, além de buscar o Tetra no Milhão, Camilo ainda luta pelo seu primeiro título na história da Stock Car. Atualmente é o quinto colocado no campeonato com 166 pontos, com quatro vitórias e cinco pole positions.

O mais jovem milionário e o mais jovem estreante

Vencedor em 2016 na Corrida do Milhão, Felipe Fraga estabeleceu o recorde de piloto mais jovem a vencer a prova com apenas 21 anos. O piloto da Cimed Racing detém diversos recordes na Stock Car sendo o mais jovem piloto: é o mais jovem campeão (21 anos) e também o mais jovem vencedor de uma corrida na Stock Car com apenas 18 anos.

O primeiro triunfo de Fraga na Stock Car, inclusive, foi em Interlagos na sua estreia na categoria na Corrida de Duplas em 2014. O tocantinense foi o único a conseguir vencer na estreia após a criação da Stock Car em 1979.

Companheiro de Fraga na equipe Cimed Racing, Marcel Coletta fará sua estreia na Corrida do Milhão com apenas 17 anos e 9 meses. O piloto paulista será o primeiro piloto abaixo dos 18 anos a disputar a principal prova do automobilismo nacional.

Estratégias para ganhar o Milhão

A pontuação em um final de semana da Corrida do Milhão é menor do que em finais de semana de rodadas duplas. O vencedor leva 30 pontos, sendo que em uma etapa com duas corridas é possível conquistar até 54 pontos, somando uma vitória na corrida 1 (30 pontos) com um triunfo na segunda prova (24 pontos).

Por conta dessa menor pontuação, as equipes trabalham muito mais pensando na vitória para essa prova do que em somar o máximo de pontos. Por mais que seja uma corrida com menos estratégias de pit-stops, é comum ver equipes tentando situações ‘kamikazes’, colocando pouco combustível e esperando uma bandeira amarela para terminar a prova.

Entre 2008 e 2018, apenas em três vezes o vencedor da Corrida do Milhão foi o mesmo ganhador do título no final da temporada. Isso aconteceu com Rubens Barrichello em 2014, Felipe Fraga em 2016 e com Daniel Serra em 2017.

Classificação do campeonato

Confira a classificação da temporada 2019 antes do Milhão (top-10):

1- Daniel Serra - 190 pontos

2- Ricardo Maurício - 175

3- Júlio Campos - 169

4- Rubens Barrichello - 168

5- Thiago Camilo - 166

6- Felipe Fraga - 128

7- Max Wilson - 122

8- Cacá Bueno - 110

9- Marcos Gomes - 102

10- Gabriel Casagrande - 99

Pneus especiais

Fornecedora de pneus para todas as equipes da Stock Car, a Pirelli está desenvolvendo um composto especial para 2020 em conjunto com a VICAR, organizadora Stock Car.

A categoria testou pela primeira vez esses pneus na abertura da temporada, no Velopark (RS), e pela segunda vez no ano os pilotos vão andar com esses pneus especiais. Como na etapa de estreia da temporada houve muita chuva, os pilotos não puderam extrair o máximo desse novo composto.

Para ser identificado mais facilmente, esses pneus possuem uma faixa vermelha. Chamados de P Zero DM, eles são mais macios e apresentam uma performance melhor do que os atuais da Stock Car.

A Pirelli ainda orientou as equipes que, na troca obrigatória de pneus, pelo menos que seja trocado o traseiro direito. Seria este o pneu que mais sofre com o apoio do carro nas curvas de Interlagos.

A relação de Interlagos com o Milhão

Conhecido por ser o melhor autódromo do País, Interlagos possui um circuito de 4.309 metros de extensão e 15 curvas, sendo dez para a esquerda e cinco para a direita. A pista possui um traçado anti-horário e sedia anualmente o Grande Prêmio do Brasil de F1.

Das cinco vezes em que Interlagos sediou a Corrida do Milhão, Thiago Camilo foi o único que venceu duas vezes (2011 e 2012). Ricardo Maurício venceu em 2010, Ricardo Zonta em 2013 e Felipe Fraga em 2016.

Transmissão

O treino classificatório definirá o grid ao meio-dia no sábado (24) e terá transmissão ao vivo pelo Globoesporte.com. A TV Globo exibirá a Corrida do Milhão, também ao vivo no domingo (25), com largada às 11h30.

Programação completa

Sexta-feira, 23 de agosto

08h às 8h15 - Shakedown - Treino de aquecimento

09h15 às 10h25 - Treino Livre 1

13h55 às 15h05 - Treino Livre 2

Sábado, 24 de agosto

09h25 às 10h30 - Treino Livre 3 (Transmissão ao vivo no YouTube da Stock Car)

12h às 13h - Classificação (Transmissão ao vivo no GloboEsporte.com)

Domingo, 25 de agosto

09h30 às 10h30 - Visitação aos boxes

11h30 - Corrida (40 minutos + 1 volta) - (Transmissão ao vivo da TV Globo)

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.