entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Guia de compra: Hatches até R$ 40 mil

O iCarros lista algumas opções para quem busca um carro 0km de até R$ 40 mil e não precisa de muito espaço

23/03/2015 - Anamaria Rinaldi / Fotos: iCarros e Divulgação / Fonte: iCarros

Em 2014, o segmento de hatches compactos foi recheado com lançamentos como o Volkswagen up!, o Geely GC2 e a nova geração do Ford Ka. Com tantas opções no mercado, o iCarros lista os modelos disponíveis nessa categoria com preço até R$ 40 mil. Agora é só escolher qual se enquadra melhor nas suas necessidades.

- Chery

QQ: Chery QQ, um dos modelos mais baratos à venda no Brasil, custa de R$ 25.990 a R$ 27.990. De fábrica, a versão básica vem com rack de teto, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico (nos quatro vidros), computador de bordo, faróis de neblina e rádio com entrada USB. A topo de linha acrescenta rodas de liga leve e sensor de estacionamento traseiro. O QQ possui motor 1.0 de três cilindros movido apenas a gasolina que desenvolve 69 cv de potência, com câmbio manual de cinco velocidades. Diminuto, o compacto leva apenas 190 litros no porta-malas.

Ponto forte: Preço
Ponto fraco: Espaço interno

Celer: a versão hatch do Celer sai por R$ 36.990 e vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, alarme, travas e vidros elétricos (nas 4 portas), rodas de liga leve, faróis de neblina e rádio com entrada USB. O Celer traz motor 1.5 flex que entrega 108 cv com ambos os combustíveis e câmbio manual de cinco marchas. O porta-malas tem capacidade para 380 litros, o maior dessa lista.

Ponto forte: Custo/benefício
Ponto fraco: Dirigibilidade

- Chevrolet

Celta: projeto antigo da Chevrolet ainda à venda no País, o veterano Celta segue firme na briga com os novatos. Ele está à venda apenas com quatro portas e em versão única LT 1.0 por R$ 33.060. Os itens de série incluem ar-condicionado, direção hidráulica e vidros dianteiros e travas elétricos. Seu motor 1.0 rende 77 cv com gasolina e 78 cv com etanol, com câmbio manual de cinco marchas. O porta-malas é de 260 litros.

Ponto forte: Desempenho
Ponto fraco: Ergonomia

Onix: por um valor um pouco mais alto, é possível levar para casa o Onix LS 1.0, de R$ 38.290. Mas é preciso considerar que ele vem de fábrica apenas com direção hidráulica e ar-condicionado entre os itens mais relevantes. Tal como acontece com Uno e Palio, a vantagem do Onix em relação ao Celta é o tamanho maior, garantindo mais espaço para os ocupantes. Além disso, seu porta-malas de 280 litros leva 20 litros a mais do que o irmão menor. Mas não acaba aí: o motor 1.0 do Onix também é mais potente, desenvolvendo 78 cv com gasolina e 80 cv com etanol.

Ponto forte: Dirigibilidade/conforto
Ponto fraco: Equipamentos de série

- Fiat

Uno: com este valor, é possível comprar um Fiat Uno 1.0, tanto na versão Attractive (R$ 36.330) como na Way (R$ 37.350). A Attractive vem de série com ar-condicionado, computador de bordo, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricas e rodas aro 14 com pneus com baixa resistência ao rolamento. Já a Way se diferencia por ter maior altura em relação ao solo e por exibir um visual mais robusto, com apliques pretos na carroceria, rack de teto e faróis escurecidos. O motor é igual para ambas: 1.0 flex que rende 73 cv com gasolina e 75 cv com etanol, com câmbio manual de cinco marchas. O porta-malas leva 280 litros.

Ponto forte: Visual renovado
Ponto fraco: Motor 1.0 também merece renovação

Palio: outro modelo da Fiat que pode ser adquirido por até R$ 40 mil é o Palio Attractive 1.0, que sai por R$ 38.560. Ele usa o mesmo motor do Uno e oferece os mesmos equipamentos da versão de entrada do irmão (ar-condicionado, travas e vidros dianteiros elétricos e direção hidráulica). Sua vantagem é o fato de ser maior, oferecendo mais espaço dentro da cabine. O porta-malas, porém, é igual, com os mesmos 280 litros.

Ponto forte: Custo/benefício
Ponto fraco: Desempenho

Palio Fire: se você não liga para o visual antigo, o Palio Fire pode ser encontrado com preços entre R$ 26.990, com duas portas, e R$ 30.510, com quatro portas. Neste caso, porém, mesmo a versão mais cara vem “pelada”. O motor é o mesmo 1.0 de 75 cv com etanol. Seu porta-malas tem capacidade para 290 litros.

Ponto forte: Preço
Ponto fraco: Equipamentos de série

- Ford

Ka: totalmente renovado, o Ford Ka de entrada, o SE, sai por R$ 38.290, mas já vem com direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e travas elétricas, rádio com USB e Bluetooth e pneus com baixa resistência ao rolamento. Pena que os retrovisores elétricos não são nem opcionais. Por outro lado, essa versão do Ka se destaca pelo porta-celular no topo do painel, ideal para quem utiliza o aparelho como GPS, além de ser o primeiro modelo até aqui a incluir rádio de fábrica. Espaçoso no interior, seu porta-malas leva apenas 257 litros, sendo um dos menores dessa lista e perdendo para rivais com dimensões similares. Por outro lado, o motor 1.0, também de três cilindros, é o mais potente oferecido no País, com 80 cv com gasolina e 85 cv com etanol. O hatch é vendido apenas com câmbio manual de cinco velocidades.

Ponto forte: Desempenho
Ponto fraco: Porta-malas

- Geely

GC2: lançado no Brasil no final do ano passado, o chinês Geely GC2 chama a atenção pelo visual que lembra um urso panda. Tanto que as lanternas traseiras imitam a pata do animal. Vendido por R$ 30.990, o compacto traz ar-condicionado, rodas de liga leve, rádio com USB, volante com regulagem de altura, trio elétrico (nas 4 portas), direção hidráulica, sensor de estacionamento traseiro e sistema isofix para cadeiras infantis (com fixação no chassi). O motor 1.0 de três cilindros a gasolina entrega 68 cv, com câmbio manual de cinco marchas. Com tamanho reduzido, seu porta-malas também é pequeno, com 205 litros.

Ponto forte: Custo/benefício
Ponto fraco: Desempenho

- Hyundai

HB20: HB20 possui apenas uma versão nessa faixa de preço, a de entrada Comfort, que sai por R$ 37.795. De série, traz ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo, direção hidráulica, sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi) e rádio com Bluetooth, USB, entrada auxiliar e comandos no volante.Outro destaque são os cinco anos de garantia. Seu motor 1.0 também é mais moderno, com três cilindros, capaz de render 75 cv com gasolina e 80 cv com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas. Maior que a média nessa lista, seu porta-malas tem capacidade para 300 litros.

Ponto forte: Custo/benefício
Ponto fraco: Suspensão

- JAC

J2: a marca chinesa JAC ficou famosa no País quando chegou, em 2011, pelo bom custo/benefício, oferecendo modelos completos por preços mais atraentes que seus rivais. Hoje, a situação é um pouco diferente e o único carro da JAC abaixo dos R$ 40 mil é o compacto J2, mas ele continua bem equipado. Vendido por R$ 37.490, ele vem com rodas de liga leve, sensor de estacionamento traseiro, alarme, trio elétrico (incluindo os vidros traseiros), faróis de neblina, direção elétrica, ar-condicionado, volante com regulagem de altura e rádio com USB. Com pequenas dimensões, ele oferece porta-malas com apenas 121 litros de capacidade. Por outro lado, seu peso também menor ajuda no desempenho do motor 1.4 flex de 110 cv com gasolina e 113 cv com etanol, com câmbio manual de cinco marchas. O J2 é um dos poucos carros nessa lista que não é 1.0. Destaque também para a garantia de seis anos.

Ponto forte: Desempenho
Ponto fraco: Porta-malas

- Nissan

New March: New March possui duas versões na faixa de preço estabelecida nessa lista, a Conforto, de R$ 35.990, e a S, de R$ 37.990. Ambas possuem motor 1.0 que desenvolve 74 cv de potência tanto com gasolina quanto com etanol, com câmbio manual de cinco velocidades. A configuração de entrada já vem de série com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, computador de bordo e banco do motorista com ajuste de altura. A S acrescenta trio elétrico, inclusive nos vidros traseiros, e chave com telecomando. Seu porta-malas leva 265 litros.

Ponto forte: Custo/benefício
Ponto fraco: Porta-malas

- Renault

Clio: modelo de entrada da Renault, o Clio possui versões entre R$ 28.080 e R$ 32.200, sempre equipado com motor 1.0 que rende 77 cv com gasolina e 80 cv com etanol e câmbio manual de cinco marchas. Com duas ou quatro portas, a configuração básica do Clio vem de série “pelado”, acrescentando direção hidráulica, limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e ar quente na topo de linha Expression. Com apenas 255 litros, seu porta-malas é o menor dessa lista.

Ponto forte: Preço
Ponto fraco: Equipamentos de série

Sandero: até os R$ 40 mil, o Sandero é encontrado na versão Authentique (R$ 33.700) e Expression (R$ 38.780). A básica vem de fábrica com direção hidráulica, ar quente, volante com ajuste de altura e limpador e desembaçador do vidro traseiro. Já a Expression inclui a mais rádio com USB e Bluetooth, ar-condicionado, alarme, vidros dianteiros e travas elétricas e computador de bordo. Seu motor é o mesmo do Clio: 1.0 de 80 cv com etanol, com câmbio manual de cinco marchas. O porta-malas tem capacidade para 320 litros, sendo um dos maiores dessa lista.

Ponto forte: Espaço interno
Ponto fraco: Desempenho

- Toyota

Etios Hatch: Etios tem um visual muito criticado, mas se destaca pela reconhecida mecânica da Toyota. Até R$ 40 mil, o hatch é encontrado na opção de entrada X, por R$ 39.950. Diferentemente da maioria dos modelos nessa lista, ele traz motor 1.3 que rende 84 cv com gasolina e 90 cv com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas. Nessa versão, o Etios vem equipado com direção elétrica progressiva, ar-condicionado, ajuste de altura no banco do motorista e travas e vidros elétricos (dianteiros e traseiros). Seu porta-malas tem capacidade para 270 litros.

Ponto forte: Mecânica
Ponto fraco: Visual polêmico

- Volkswagen

up!: o compacto up! pode ser encontrado em três versões com preços até R$ 40 mil. A configuração de entrada, a Take up!, sai por R$ 29.990 com duas portas e por R$ 32.250 com quatro, oferecendo de série um lista bastante enxuta, com destaque para o sistema isofix para cadeiras infantis (fixação no chassi). Já a Move up! acrescenta computador de bordo e faróis de neblina, custando entre R$ 32.290 com câmbio manual e duas portas a R$ 36.870 com o automatizado I-Motion e quatro portas. A High up! só entra nesta lista na versão manual, de R$ 39.890, incluindo a mais direção elétrica, sensor de estacionamento traseiro e trio elétrico. Com a transmissão I-Motion, ela ultrapassa os R$ 40 mil. O up! vem com um moderno motor 1.0 de três cilindros em todas as versões, capaz de render 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol. O câmbio é sempre de cinco marchas, seja o manual ou o automatizado. Apesar de menor no comprimento, seu porta-malas de 285 litros oferece a mesma capacidade do irmão maior Gol.

Ponto forte: Motor eficiente
Ponto fraco: Visual controverso

Gol: Gol também oferece três opções nessa faixa de preço: Special (R$ 29.500), Trendline 1.0 (R$ 35.000) e Track (R$ 39.950). A Special, de duas portas, vem “pelada”, enquanto a Trendline, de quatro portas, inclui de fábrica banco do motorista com ajuste de altura e vidros dianteiros e travas elétricos. Já a Track acrescenta direção hidráulica, suspensão elevada e faróis de neblina. O motor é o mesmo em todas as configurações, um 1.0 que rende 72 cv com gasolina e 76 cv com etanol, com câmbio manual de cinco velocidades. O porta-malas leva 285 litros.

Ponto forte: Dirigibilidade
Ponto fraco: Custo/benefício

Fox: com novo visual, apresentado recentemente, o Fox Trendline é o único modelo que se encaixa nessa limitação de preço, saindo por R$ 38.510. Ele vem de série com direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas e volante com ajuste de altura e profundidade. Embora seu tamanho seja similar ao do irmão Gol, ele oferece porta-malas com 15 litros a menos de capacidade, ou seja, com 270 litros. O motor é o mesmo 1.0 de 76 cv com etanol.

Ponto forte: Dirigibilidade
Ponto fraco: Custo/benefício

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.