entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Chevrolet adere ao programa de consumo do Inmetro

Programa com oito anos de existência recebe adesão recorde, devendo chegar a 926 veículos avaliados até o final do ano

29/04/2016 - Redação / Foto: Divulgação / Fonte: iCarros

Com participação voluntária, o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) realizado pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) chega ao seu oitavo ano contando pela primeira vez com a presença de carros da Chevrolet. A empresa participa com quase toda a sua linha de produtos, incluindo os modelos ClassicOnixPrismaSpinCruzeCruze Sport6MontanaS10 e Camaro cupê e conversível (veja as notas no final do texto). Ficaram de fora Cobalt, Tracker, Captiva e Trailblazer. 

Leia mais:
SUVs compactos: veja quais são os mais econômicos

Segundo o instituto, esta edição teve participação recorde desde a sua criação, em 2008, com adesão de todas as montadoras e importadoras. Dessa forma, 90% dos carros comercializados no País terão a partir de agora a informação de eficiência de consumo e emissão de gases. Inicialmente já fazem parte do programa 795 modelos e versões, mas outros 131 serão incluídos ao longo do primeiro semestre deste ano. O objetivo é encerrar 2016 com um total de 926 veículos enquadrados no programa.

Outra novidade é a classificação da emissão de gases poluentes agora por meio de letras, como já era feito com relação ao consumo e à eficiência em quilômetro por litro de combustível. Na visão do Inmetro, essa nova forma de apresentação dos resultados facilita o entendimento do consumidor.

Novas categorias

A lista referente a 2016 traz também a inclusão de veículos leves a diesel, como picapes, SUVs e outros modelos fora de estrada. Eles estarão etiquetados a partir do dia 1º de maio. As novidades incluem ainda a criação de duas novas categorias: picapes e microcompactos - são os veículos com até seis metros de comprimento, como Chery QQ, Fiat Mobi e 500, Kia Picanto e smart fortwo.

Com isso, passam a existir agora um total de 14 categorias: microcompacto, subcompacto, compacto, médio, grande, esportivo, utilitário esportivo compacto, utilitário esportivo grande, extragrande, comercial leve, minivan, fora de estrada grande, picape e carga derivado de veículo de passageiro. A tabela completa do PBEV está disponível na página do Inmetro ou do Conpet

Quando surgiu em 2008, o PBEV contava apenas com cinco montadoras e 54 modelos inscritos, lembrando que a participação já era voluntária. Em 2012, a adesão passou a ser obrigatória para conseguir habilitação no Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto). E até 2017, de acordo com o Inovar-Auto, 100% dos veículos declarados deverão ter a etiqueta em seus vidros.

Os carros avaliados recebem etiqueta com faixas coloridas indo de "A" (mais eficiente) a "E" (menos eficiente). A partir de 2016, os automóveis também terão informações de emissões de CO2 (gás de efeito estufa) de origem fóssil não renovável e de gases poluentes (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio) do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) do Ibama.

Veja abaixo os resultados da Chevrolet:

Classic: C na categoria e B na classificação geral
Onix 1.0: B na categoria e na classificação geral
Onix 1.4: D na categoria e C na classificação geral com câmbio automático / A na categoria e B na classificação geral com o manual
Prisma 1.0: B na categoria e na classificação geral
Prisma 1.4: E na categoria e C na classificação geral com câmbio automático / A na categoria e B na classificação geral com o manual
Spin: E na categoria e C na classificação geral
Spin 7 lugares: A na categoria e C na classificação geral
Cruze: D na categoria e C na classificação geral
Cruze Sport6: D na categoria e C na classificação geral
Montana: B na categoria e C na classificação geral
S10 2.4 flex: D na categoria e E na classificação geral
S10 2.5 diesel: C na categoria e E na classificação geral
Camaro: D na categoria e E na classificação geral

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.