entre ou cadastre-se

mais serviços

mais serviços

Qual carro interage melhor com seu celular?

Analisamos as centrais multimídia dos carros mais vendidos para avaliar qual explora o melhor do seu celular

01/12/2014 - Gabriel Aguiar / Fotos: Divulgação / Fonte: iCarros

Das diversas opções no mercado, o iCarros elaborou um guia com os sistemas de conectividade oferecidos nos modelos mais vendidos. Telas sensíveis ao toque, streaming de áudio por Bluetooth e GPS integrado já não bastam. A disputa agora é para saber quem consegue a melhor interação entre carro e celular.

MyLink, Blue&Me, MediaNav, BlueNav, Maps & More e SYNC. As centrais multimídia têm se popularizado no painel dos carros com rapidez semelhante à popularização dos smartphones. Isso significa que a exigência dos consumidores tem aumentado na mesma proporção. Será que as montadoras têm acompanhado a velocidade dessas mudanças? Confira!

MyLink (Chevrolet)

O MyLink é oferecido em diversos modelos da linha Chevrolet, sendo que a opção avaliada - aquela utilizada por Cobalt, Onix, Prisma, Spin, S10 LT e Tracker - é a versão mais simples do sistema multimídia. Ele é opcional nas versões de entrada, mas vem de série nas topo de linha. O equipamento possui tela de sete polegadas sensível ao toque e se destaca pela conectividade com smartphones, que permite ao usuário acessar os aplicativos instalados no aparelho móvel, como GPS e rádios on-line. Também está disponível com comandos de áudio no volante.

Vantagens: O acesso à internet por meio do celular permite que o usuário disponha de informação em tempo real. O sistema permite acessar pelo rádio os aplicativos BringGo (GPS), Stitcher (de podcasts), TuneIn (de rádios on-line) e Siri, da Apple. Também é possível visualizar na tela fotos e vídeos por meio das conexões auxiliar e USB. Além disso, o MyLink oferece reprodução de músicas por streaming - permite ouvir os arquivos de áudio do celular - via Bluetooth e acesso aos comandos de aparelhos Android e da Apple, como iPhone e iPod.

Desvantagens: Para ter acesso às vantagens, é necessário que o celular esteja conectado e com acesso à internet móvel. Além disso, caso o smartphone utilizado seja um iPhone, é necessário conectá-lo via Bluetooth e via USB para a utilização dos aplicativos. Além disso, o sistema não é compatível com o Waze, um dos aplicativos de navegações mais utilizados.

Blue&Me (Fiat)

O Blue&Me estreou no mercado brasileiro em 2007, equipando opcionalmente o Fiat Punto - de série, só na topo de linha T-Jet. Hoje, pode ser instalado também no Linea. Esse sistema trouxe recursos inéditos nos segmentos mais populares, como comandos por voz. O aparelho oferece conexão por Bluetooth, que permite ligações e consulta à agenda telefônica, mas não dispõe de função streaming de áudio. Os comandos no volante permitem controlar, não apenas o som, como também as ligações.

Vantagens: A central dispõe do Social Drive, sistema que narra para o usuário as notícias das redes sociais. Entretanto, o sistema é, na verdade, um serviço que armazena as atividades de amigos selecionados e é acessado apenas por meio de ligação, como uma caixa postal. Os comandos de voz controlam, além das chamadas, o reprodutor de áudio.

Desvantagem: Não há acesso aos aplicativos do celular, além da interface do smartphone não ser replicada no Blue&Me. Os comandos físicos são feitos apenas por meio de botões, sem espelhar as funções do smartphone conectado através de uma tela sensível ao toque. Falta também a função de streaming de áudio por Bluetooth.

Media Nav (Renault)

O Media Nav 1.2 é o sistema multimídia oferecido pela Renault na nova geração dos modelos Logan e Sandero - opcional em quase todas as versões. O equipamento, já em versão atualizada, possui tela sensível ao toque de sete polegadas, GPS integrado, conexão Bluetooth com streaming de áudio, além de entrada auxiliar e USB.

Vantagens: O Media Nav1.2 permite ao usuário deixar registrados números de telefones para chamadas via Bluetooth e oferece interface compatível com os comandos dos aparelhos da Apple, como iPhone e iPod. O GPS integrado também merece destaque.

Desvantagens: Diferente das outras fabricantes, a Renault adota os controles de áudio na coluna de direção, o que dificulta o manuseio. O sistema não oferece compatibilidade com os aplicativos instalados no smartphone conectado, além de não replicar na tela a interface do celular.

BlueNav (Hyundai)

O sistema BlueNav, oferecido pela Hyundai na linha HB20 - opcional nas configurações de entrada e de série nas topo de linha -, possui tela de sete polegadas sensível ao toque com capacidade para controlar a biblioteca de áudio do celular. Além disso, os comandos de áudio e de chamadas podem ser feitos por meio das teclas no volante. Porém, por não possuir compatibilidade com os aplicativos do celular, o sistema multimídia tem interação limitada com smartphones.

Vantagens: O sistema possui funções como streaming de áudio por Bluetooth, assim como comandos no volante que controlam o som e as chamadas telefônicas. Também estão presentes entradas auxiliar e USB, que ficam dentro de um compartimento protegido com tampa retrátil.

Desvantagens: O BlueNav não tem acesso aos aplicativos de smartphones e não reproduz na tela a interface do aparelho. Além disso, não compartilha a internet móvel dos smartphones conectados.

Maps & More (Volkswagen)

A central Maps & More, oferecida pela Volkswagen como opcional no up! possui tela de cinco polegadas sensível ao toque e funciona como uma extensão do aparelho de rádio e do computador de bordo. Entretanto, no quesito interação com o celular, o aparelho fica devendo para o consumidor. A única opção de interação entre o sistema e o smartphone é nas ligações por Bluetooth.

Vantagens: O aparelho deixa a desejar, dispondo apenas de conexão Bluetooth para chamadas e streaming de áudio. O destaque é que o Maps & More permite o pareamento simultâneo com dois celulares.

Desvantagens: A central possui uma tela pequena e não traz comandos no volante. Além disso, o Maps & More não dá acesso aos aplicativos do smartphone conectado. Também não há entrada USB, o que limita a conexão dos celulares à entrada auxiliar ou ao Bluetooth.

SYNC (Ford)

O sistema, de série nas versões topo de linha do Ford Ka, é o primeiro no mercado nacional a oferecer o assistente de emergência. O equipamento também realiza chamadas por comando de voz, além de possuir o recurso de mensagens de texto sonoras - que são “lidas” pelo SYNC e reproduzidas no sistema de som. Outro destaque é o AppLink, que acessa os aplicativos instalados no celular.

Vantagens: O sistema SYNC do Ford Ka possui comandos de voz para ligações, além de “ler” mensagens de texto recebidas no celular. Há comandos do som no volante e streaming de áudio por Bluetooth. Um diferencial do equipamento é o assistente de emergência, que liga automaticamente para o número 192 do SAMU em caso de acidente e envia a localização do carro por meio das coordenadas do GPS. Porém, é necessário ter um celular pareado. Outro ponto de destaque é o sistema AppLink, que dá acesso aos aplicativos instalados no smartphone. Ele possui compatibilidade com os aplicativos Glymse (GPS), Let's (que encontra vagas de estacionamento), Spotify (reprodutor de músicas on-line), além dos aplicativos da 89 FM Rádio Rock, da Rádio Alpha FM e do Guia UOL.

Desvantagens: Não é possível reproduzir fotos ou vídeos presentes no celular por não possuir uma tela que replique a interface do aparelho, ausência que também dificulta a navegação entre as funções disponíveis. Além disso, o SYNC é incapaz de reconhecer o aplicativo de navegação Waze.

 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

  • Compartilhe esta matéria:
 

Faça seu comentário

  • Seguro Auto

    Veja o resultado na hora e compare os preços e benefícios sem sair de casa.

    cotar seguro
Ícone de Atenção
Para proteger e melhorar a sua experiência no site, nós utilizamos cookies e dados pessoais de acordo com nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Ao navegar pela nossa plataforma, você declara estar ciente dessas condições.